Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu problema é mesmo com refrigeração?


Posts recomendados

Problema - A jogar alguns jogos pesados, meu computador após uns 5 minutos in game desliga, hora com tela azul (IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL), hora apenas travando e reiniciando.

 

Histórico - Comecei a trocar as peças de meu pc, fui comprando aos poucos, como GPU, Fonte. Me encontrei em um dilema de jogar BF1, já que meu i3 2ª geração não suportava mais. Decidi trocar para nova geração, pegando assim o i5 6600k, como não tinha grana pra pegar uma placa-mãe de qualidade (placa-mãe ASUS Z170-A que é DDR4),optei por H110M-C, que eu poderia aproveitar a memoria ram antiga DDR3. Gabinete é um fo*%$, estou para trocar e adquirir um Corsair Spec-02, junto com PC cooler Hyper 212x.

 

MAS, enquanto eu não faço essas mudanças, o pc vem dando esse problema, quando jogo o BF1 e da tela azul, o pc está com o gabinete fechado, porém quando abro e coloco um ventilador a uns 3 metros, o jogo rende no Ultra a 60 fps e não trava ou da tela azul (IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL).

 

Então realmente é um problema de superaquecimento?

 

Dados de temperatura (CPUID HWMonitor):

Desktop - CPU 35ºC; GPU 36ºC

EM GAME - CPU 80ºC; GPU 60ºC* ANTES DE TRAVAR

EM GAME - CPU 71ºC; GPU 60ºC* COM VENTILADOR

 

Especificação:

Sistema Operacional - Windows 10 Pro 64-bit

placa-mãe - H110M-C D3/BR

Processador - i5 6600k

GPU - GTX 970 EXOC

Ram - 2x Kingston 4 GB 1333 DDR3

Fonte - EVGA 600w Plus b

Gabinete - Leadership 4488

PC Cooler - IntelBox

HD - Seagate ST3500413AS  500 GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Pedro Castiglioni pode ser temperatura, sim. Está muito alto, especialmente porque esse i5 tem Tcase de 64ºC. Como os núcleos são mais quentes, até 70-75º é "aceitável", mas não acima de 80ºC.

 

É cooler box?

Está usando Implastec?

 

O gabinete também não ajuda. A fonte é em cima?

 

Pode ser superaquecimento de outras peças do hardware também, memória, VRM, etc. o que pode causar instabilidade do sistema. Sobre a memória DDR, o indicado é até 1.35v, que são as DDR3L. Memória de 1.5v está bem acima da especificação. Ou é de 1.65v? Corre o risco, mas já foi feito a zebra, agora toca o barco. 

 

Dá para tirar uma foto do gabinete aberto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Contiusa disse:

@João Pedro Castiglioni pode ser temperatura, sim. Está muito alto, especialmente porque esse i5 tem Tcase de 64ºC. Como os núcleos são mais quentes, até 70-75º é "aceitável", mas não acima de 80ºC.

 

É cooler box?

Está usando Implastec?

 

O gabinete também não ajuda. A fonte é em cima?

 

Pode ser superaquecimento de outras peças do hardware também, memória, VRM, etc. o que pode causar instabilidade do sistema. Sobre a memória DDR, o indicado é até 1.35v, que são as DDR3L. Memória de 1.5v está bem acima da especificação. Ou é de 1.65v? Corre o risco, mas já foi feito a zebra, agora toca o barco. 

 

Dá para tirar uma foto do gabinete aberto?

Acho que não devemos considerar estas temperaturas altas, se esta a baixo das especificações do fabricante, esta Ok. Claro que quando a temperatura de um componente fica a cima dos 90º devemos dar atenção mas em 80º, não é motivo de preocupação.Você esta certo sobre a temperatura de outros componentes, deve sim ser verificada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Focus942 disse:

Acho que não devemos considerar estas temperaturas altas, se esta a baixo das especificações do fabricante, esta Ok. Claro que quando a temperatura de um componente fica a cima dos 90º devemos dar atenção mas em 80º, não é motivo de preocupação.Você esta certo sobre a temperatura de outros componentes, deve sim ser verificada.

 

O Tcase é 64ºC. Onde você está vendo "abaixo das especificações do fabricante"? Pesquise direito para não colocar a CPU do usuário em risco.

 

Acima dos 90ºC já é próximo da temperatura de segurança de throttle / desligamento (100ºC). ????!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, João Pedro Castiglioni disse:

Decidi trocar para nova geração, pegando assim o i5 6600k, como não tinha grana pra pegar uma placa-mãe de qualidade (placa-mãe ASUS Z170-A que é DDR4),optei por H110M-C

Jogou dinheiro fora... poderia ter pegado um 6600 (sem o K) e economizado uma grana.

15 minutos atrás, João Pedro Castiglioni disse:

que eu poderia aproveitar a memoria ram antiga DDR3

Fez burrice. Skylake + DDR3 = péssima ideia. Para começo de conversa, tem alguns problemas associados às tensões; se sua placa-mãe não fizer um bom trabalho, vai danificar o processador ao longo do tempo. E independente disso, há uma perda de desempenho, chegando ao ponto dos SKylakes ficarem praticamente no mesmo nível de um Haswell.

 

Próxima vez, você pergunta para nós antes de comprar qualquer coisa relacionada a PCs. Nem que seja para a gente só dizer "é isso ai, pode comprar", é melhor que arriscar uma compra ruim como essa.

 

Mas enfim, o tópico. Se fosse para eu chutar, diria que sua RAM está na beira da instabilidade (qualquer razão que seja), apenas atingindo esta quando há resfriamento ativo. Mas isso é só um chute. Qual o modelo exato da sua RAM? "2x4 1333mhz" é meio genérico, se puder fornecer mais informação, seria bastante útil.

 

10 minutos atrás, Contiusa disse:

pode ser temperatura, sim. Está muito alto, especialmente porque esse i5 tem Tcase de 64ºC. Como os núcleos são mais quentes, até 70-75º é "aceitável", mas não acima de 80ºC.

Tcase é a temperatura entre o IHS e o cooler, não a temperatura do core em si. As duas não são nada comparáveis. Para o core de um Skylake, até +/- 85C ainda é okay. Claro, o ideal é menos que isso, mas não dá BSOD só por chegar em, digamos, 90C ou mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Focus942 disse:

Não o problema não é com refrigeração, porém consegui identificar duas possíveis soluções:

1-Formate e limpe o PC

2-Troque imediatamente a RAM, a plataforma Skylake não é compatível com DDR3 somente DDR4.

Para trocar a ram teria que trocar a placa-mãe, por hora não teria condições, mas como disse no texto, é o que farei.

 

11 minutos atrás, Contiusa disse:

@João Pedro Castiglioni pode ser temperatura, sim. Está muito alto, especialmente porque esse i5 tem Tcase de 64ºC. Como os núcleos são mais quentes, até 70-75º é "aceitável", mas não acima de 80ºC.

 

É cooler box?

Está usando Implastec?

 

O gabinete também não ajuda. A fonte é em cima?

 

Pode ser superaquecimento de outras peças do hardware também, memória, VRM, etc. o que pode causar instabilidade do sistema. Sobre a memória DDR, o indicado é até 1.35v, que são as DDR3L. Memória de 1.5v está bem acima da especificação. Ou é de 1.65v? Corre o risco, mas já foi feito a zebra, agora toca o barco. 

 

Dá para tirar uma foto do gabinete aberto?

É cooler box sim, estou usando a Implastec branca. Pretendo trocar, estou me organizando, citei no texto minhas pretenções de aircooler e gabinete.

A fonte é a citada. 

Penso que sejá problema de aquecimento pois consigo jogar com o ventilador dito.

 

Segue a foto.
14958044_1181833685228796_1398139069_o.j

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Leia o tópico 'corretamente' que você vai entender.

 

22 minutos atrás, Contiusa disse:

@João Pedro Castiglioni pode ser temperatura, sim. Está muito alto, especialmente porque esse i5 tem Tcase de 64ºC. Como os núcleos são mais quentes, até 70-75º é "aceitável", mas não acima de 80ºC.

 
 
 
 
adicionado 7 minutos depois
7 minutos atrás, João Pedro Castiglioni disse:

estou usando a Implastec branca.

 

@João Pedro Castiglioni É, cara, boa parte do seu problema está aí. Pelas condições do seu sistema, você pode estar ganhando de 5 a 10ºC com essa Implastec. Você nao conhece um amigo que tenha uma pasta térmica boa para emprestar? Uma aplicação só não vai gastar nada do tubo.

 

Outro quesito é a fonte em cima, mas se você colocar um CPU cooler melhor a fonte não vai atrapalhar tanto. Então eu trocaria o gabinete por último.

 

Enquanto você não troca a pasta, use o computador com a tampa aberta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, João Pedro Castiglioni disse:

É cooler box sim, estou usando a Implastec branca. Pretendo trocar, estou me organizando, citei no texto minhas pretenções de aircooler e gabinete.

Antes de trocar o cooler, compre uma pasta térmica de verdade. Isso ai vai ser mais importante do que colocar um Aircooler monstro.

 


@ContiusaLeia a frase corretamente que você vai entender

4 minutos atrás, Imakuni disse:

Tcase é a temperatura entre o IHS e o cooler, não a temperatura do core em si. As duas não são nada comparáveis. Para o core de um Skylake, até +/- 85C ainda é okay. Claro, o ideal é menos que isso, mas não dá BSOD só por chegar em, digamos, 90C ou mais

Sendo mais direto, estou questionando sua frase,

20 minutos atrás, Contiusa disse:

até 70-75º é "aceitável", mas não acima de 80ºC.

Esse é um limite bem conservador, processadores Skylake aguentam bem mais que isso sem problema nenhum. Não é o ideal, realmente, mas isso também não me diz "BSOD!" só por olhar uma temperatura na casa dos 80C.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa @Imakuni  Entendi os pontos, vou providenciar uma pasta térmica melhor e pretendo trocar o gabinete tb. Janeiro estarei trocando placa-mãe e memorias.

 

OBS, outro erro que ocorre com a tela azul é (PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA), não sei se isso faz alguma diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni não vou discutir porque você está falando besteira. O recomendado, mesmo para quem faz overclock, é 75ºC. Se você anda ou se informa com quem usa CPU a 85ºC, problema seu (problema mesmo), mas você está falando besteira.

 

Citação

Sustained Core temperature greater than 80C is too hot for ultimate stability, performance and longevity.

 

Guia de temperatura da Intel no Tom's Hardware. Mas não precisa ir longe - para quem estuda de verdade os processadores Intel, todo mundo sabe disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Pedro Castiglioni Off-topic

Olhe direito sobre o Hyper 212x, se não me engano ele não cabe no Corsair Carbide Spec-02, pois o Spec-02 suporta Air Coolers de até 157mm, e o 212x tem 158mm.

Ou seja, não cabe. Mas na minha opinião para um gabinete como esse, que é muito bem refrigerado (possuo o Spec-03) o Hyper T4 já é o ideal.

Mas dê uma revisada nessas escolhas ai pra não ter problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Josef Poth disse:

@João Pedro Castiglioni Off-topic

Olhe direito sobre o Hyper 212x, se não me engano ele não cabe no Corsair Carbide Spec-02, pois o Spec-02 suporta Air Coolers de até 157mm, e o 212x tem 158mm.

Ou seja, não cabe. Mas na minha opinião para um gabinete como esse, que é muito bem refrigerado (possuo o Spec-03) o Hyper T4 já é o ideal.

Mas dê uma revisada nessas escolhas ai pra não ter problemas

Obrigado, tive essa preocupação também. Mas vi alguns vídeos com pessoal que tem os dois, e cabe certinho. A "barriga" do gabinete da esse espaço, já que a distancia é pela tampa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa @Imakuni Pelo que entendi e li em outros post e no site da Asus (manual).  A instabilidade é decorrente da minha memória RAM ser 1.5V, sendo o ideal a baixo disso, como uma DDR3l. Screenshot_2016-11-02-23-38-22.jpg Pelo que eu vi no site, a placa é compatível com DDR3l, agora a dúvida é: Screenshot_2016-11-03-00-05-28.jpg Posso usar qualquer DDR3l nela? Tipo essa? http://www.kabum.com.br/produto/77441/memoria-kingston-8gb-1600mhz-ddr3l-cl11-kcp3l16nd8-8/?tag=Ddr3l

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se sua placa-mãe permitir controle manual das tensões relacionadas à RAM e processador, você não precisa trocar seus pentes. Pode continuar com os atuais sem problema, basta ir e setar as coisas manualmente.

 

Agora, o problema é: placa-mãe oferece essa opção? Vá na Bios e descubra. Se sim, maravilha, podemos fazer alguma coisa à respeito. Se não... fazer o que.

 

Para mais informações, veja esse post:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Imakuni disse:

Se sua placa-mãe permitir controle manual das tensões relacionadas à RAM e processador, você não precisa trocar seus pentes. Pode continuar com os atuais sem problema, basta ir e setar as coisas manualmente.

 

Agora, o problema é: placa-mãe oferece essa opção? Vá na Bios e descubra. Se sim, maravilha, podemos fazer alguma coisa à respeito. Se não... fazer o que.

 

 

 

Eu já tinha reparado isso no manual, mas não sabia se era o correto a se fazer. 

 

Screenshot_2016-11-03-06-38-58.jpg

 

Então é só setar isso na Bios? @Imakuni

Preciso mudar o do processador tb? Ou só da Ram?

 

P_20161103_063916.jpg

Preciso formatar o Windows novamente ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, João Pedro Castiglioni disse:

Então é só setar isso na Bios? @Imakuni

Preciso mudar o do processador tb? Ou só da Ram?

1- Já perguntei, mas acho que você não viu... qual o modelo do seu pente de RAM? Se for um modelo de 1.5v, você seta a "DRAM Voltage" em 1.5; se for um de de 1.65v, você seta para 1.65v

2- O valor que importa é a VCCSA, que está logo abaixo de DRAM Voltage. Ponha em 1.15v.

3- Isso não necessariamente vai resolver seu problema, mas pelo menos você não vai danificar seu processador ao longo do tempo e vai poder ficar com seu setup atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Imakuni disse:

1- Já perguntei, mas acho que você não viu... qual o modelo do seu pente de RAM? Se for um modelo de 1.5v, você seta a "DRAM Voltage" em 1.5; se for um de de 1.65v, você seta para 1.65v

2- O valor que importa é a VCCSA, que está logo abaixo de DRAM Voltage. Ponha em 1.15v.

3- Isso não necessariamente vai resolver seu problema, mas pelo menos você não vai danificar seu processador ao longo do tempo e vai poder ficar com seu setup atual.

1- Minha é uma 1.5V mas lá na Bios só tem 1.485V ou 1.510V. Ponho essa do 1.510V? 

2- valeu aí pela paciência e pela força 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Você está certo sim ao afirmar essas temperaturas, o maior problema seria entre as camadas do Waffles no processador que apresentariam as falhas sob altas temperaturas e falhas irreversíveis eu já tinha lido sobre isso em um artigo gringo uma vez que 15% a mais do que o recomendado pelo fabricante já é prejudicial. Ontem consegui 4,86Ghz em meu 6600k mais ficou instável e os núcleos chegaram a 95°, o PC não desligou, ficou travando um pouco mas essa temperatura é prejudicial para o CPU eu esperava mais dos Skylakes em relação as temperaturas mais se deve respeitar sim a recomendação do fabricante.

 

@João Pedro Castiglioni Cara se não vai fazer over não precisava ter pego um 6600k mais se já pegou e vai trocar a MB+memos em janeiro... essas DDR3 não são as indicadas para os Skylake, tem que ser DDR3L que justamente tem as tensões menores (1,35V) e a temperatura está alta sim, se você abre o gabinete e coloca o ventilador e não trava logo de cara você já resolveu o problema, agora é jogar com ele assim pois já que o processador com esses 10° a menos fica estável não tem porque se preocupar.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, GugaB2 disse:

 

@João Pedro Castiglioni Cara se não vai fazer over não precisava ter pego um 6600k mais se já pegou e vai trocar a MB+memos em janeiro... essas DDR3 não são as indicadas para os Skylake, tem que ser DDR3L que justamente tem as tensões menores (1,35V) e a temperatura está alta sim, se você abre o gabinete e coloca o ventilador e não trava logo de cara você já resolveu o problema, agora é jogar com ele assim pois já que o processador com esses 10° a menos fica estável não tem porque se preocupar.

 

 

Entendo, pretendo fazer over quando adquirir a ASUS Z170-A, por hora já descobri que os problemas são nas memorias mesmo, problema é achar uma DDR3L, eu tirei um dos pentes da ram e estou conseguindo usado por hora, não sei se foi conflito ou a alta tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, João Pedro Castiglioni disse:

Entendo, pretendo fazer over quando adquirir a ASUS Z170-A, por hora já descobri que os problemas são nas memorias mesmo, problema é achar uma DDR3L, eu tirei um dos pentes da ram e estou conseguindo usado por hora, não sei se foi conflito ou a alta tensão.

@João Pedro Castiglioni Eu tenho uma Z170-AR é a mesma placa porém mais barata por ter menos recurso de video on board e vou te dizer que Mobo parruda, segura meu 6600k a 4,7ghz numa boa, estou usando um H45 da corsair, a bomba tem um noisezinho mais nada que chegue a ser irritante eu estou muito satisfeito com essa mobo Asus, pode ir sem medo que a placa é muito boa!

Cuidado com seu processador pois o controlador de memória fica dentro dele e não mais na Mobo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...