Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
jsilva_mvx

Criação De .bat

Recommended Posts

Galera, alguem sabe site com .bat pronto para devidos fins.

Quero aprender editar .bat para diversas funções, com o material na mão fica melhor para associar os comandos.

:-=)

:bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

huauha arquivos .bat sao legais.

Quando aprendi fiquei o dia todo fazendo para sacanea uns amigos depois, ahahahaha.

mas tipo, uam vez tentei para um para win98se para deleta cookies e os arquivos temporarios, deu tudo certinho, mas levo uns dll's junto, não sei como as pastas q eles estavam não tinham nada a ve com onde eu marquei la e ai desencanei.

mas diga, qual a finalidade do seu .bat?

valeu! :-BEER:-BEER:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

Site vai ser meio difícil achar, mas você pode ver os comandos no help do DOS 6.22, eu acho q ainda tenho aqui, se você quiser, me mande uma mensagem que eu procuro e mando ele para você.

Compartilhar este post

Link para o post

falou galera pela atenção,

Mas respondendo as perguntas, as minhas intenções são muitas..

Quero criar diversos .bat's para automação de tarefas e outras coisas mais..

falou galera

Compartilhar este post

Link para o post

Salve jsilva_mvx,

Olha só, todos os comandos internos do DOS (aqueles que são intrínssecos ao command.com) são válidos como uma instrução de arquivo de lote ex: MD, CD, Copy, DEL, Erase, REN etc...

Os comandos externos do DOS para funcionar devem estar ou na mesma pasta do arquivo de lote ou estar no PATH do Autoexec.bat (DOS, WIn3.1, WIN95/98) ou no autoexec.nt (NT, 2000, XP)

Alguns comandos eu me lembro, e a sintaxe lembrava algo aproximado ao MS-QuickBasic.

REM - Usado para comentários , ignora a linha após este comando

GOTO - Dá um pulo de linha (as) indo direto a instrução declarada

Ex: GOTO TESTE1

:TESTE1

prog1

:TESTE2

prog2

@ECHO. - Exibe um texto na linha declarada ( o arroba "@" serve para ocultar o comando ECHO)

Ex: @ECHO. Este é o exemplo de um Texto.

IF ERROR LEVEL X Instrução de execução para um pulo de linha à uma instrução declarada, este é usado em conjunto com o comando CHOICE para reagir a uma tecla digitada, (Apenas no DOS 5.0 ao 6.22) ou a resposta de valor de ERROR LEVEL de algum comando externo do DOS.

Por exemplo o comando format retorna o ERROR LEVEL 0,1 e 2 para exibir se o comando foi executado com sucesso, fracasso ou foi interrompido.

Para obter estas tabelas de ERROR LEVEL de cada comando, você vai precisar de um manual do MS DOS 5.0 ( as versões 6.0 em diante não mais traziam isso) ou um livro de DOS do Ramalho, porque é muita coisa...

NULL - Usado para ocultar a exibição do resultado de um comando na tela, que pode alertar o usuário ou seja mais conviniente oculta-lo.

Ex: Copy c:\*.bat c:\tempo >null O texto que seria exibido na tela é gravado em ASCII em um arquivo chamado null.

Cara tem mais uma meia dúzia de comandos como o SET e outros, porém, valeria a pena buscar isso em um livro, ou buscar o Help do DOS 6.0.

Boa sorte!

Jorge Barros - B)

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por jorgembarros@08 ago 2004, 01:29

Salve jsilva_mvx,

Olha só, todos os comandos internos do DOS (aqueles que são intrínssecos ao command.com) são válidos como uma instrução de arquivo de lote ex: MD, CD, Copy, DEL, Erase, REN etc...

Os comandos externos do DOS para funcionar devem estar ou na mesma pasta do arquivo de lote ou estar no PATH do Autoexec.bat (DOS, WIn3.1, WIN95/98) ou no autoexec.nt (NT, 2000, XP)

Alguns comandos eu me lembro, e a sintaxe lembrava algo aproximado ao MS-QuickBasic.

REM -  Usado para comentários , ignora a linha após este comando

GOTO - Dá um pulo de linha (as) indo direto a instrução declarada

Ex: GOTO TESTE1

:TESTE1

prog1

:TESTE2

prog2

@ECHO. - Exibe um texto na linha declarada ( o arroba "@" serve para ocultar o comando ECHO)

Ex: @ECHO. Este é o exemplo de um Texto.

IF ERROR LEVEL X Instrução de execução para um pulo de linha à uma instrução declarada, este é usado em conjunto com o comando CHOICE para reagir a uma tecla digitada, (Apenas no DOS 5.0 ao 6.22) ou a resposta de valor de ERROR LEVEL de algum comando externo do DOS.

Por exemplo o comando format retorna o ERROR LEVEL 0,1 e 2 para exibir se o comando foi executado com sucesso, fracasso ou foi interrompido.

Para obter estas tabelas de ERROR LEVEL de cada comando, você vai precisar de um manual do MS DOS 5.0 ( as versões 6.0 em diante não mais traziam isso) ou um livro de DOS do Ramalho, porque é muita coisa...

NULL - Usado para ocultar a exibição do resultado de um comando na tela, que pode alertar o usuário ou seja mais conviniente oculta-lo.

Ex: Copy c:\*.bat c:\tempo >null O texto que seria exibido na tela é gravado em ASCII em um arquivo chamado null.

Cara tem mais uma meia dúzia de comandos como o SET e outros, porém, valeria a pena buscar isso em um livro, ou buscar o Help do DOS 6.0.

Boa sorte!

Jorge Barros -  B)

Beleza camarada vou ver se eu pegoum livrona biblioteca para dá uma lida..

E as dicas abaixo deu uma iluminada aqui !

falou

:bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

você n precisa usar o goto para fazer um looping, pode usar o if também, e quanto ao editor, você pode usar o bloco d notas ou ate mesmo o word, open officee...... bom para abrir e normal, basta abrir o qualquer editor de testo e dentro dele abrir o arquivo, e para sanvar, e so deixar no *.* e escrever exemplo: "a.bat", o arquivo vai ser o a, mas e um ponto bat.

boa sorte...

Compartilhar este post

Link para o post

B) Cara, coloca o cd do Windows 98 SE e entra na pasta \tools\oldmsdos e executa o arquivo help.com, ali tem todos os comandos pro ms-dos 6.22

:devil: Só não sai fazendo Badcoms por ai...

Compartilhar este post

Link para o post

Salve Pessoal!

Aproveitando os tópicos de arquivos-de-lotes (que por sinal é super-interessante!) dêem um clique no tópico Backup Pelo Dos! que foi abordado como fazer um backup em ambiente DOS, usando o Pkzip e um programa criado pelo Debug para identificar o dia da semana e assim fazer o backup em dias diferentes em pastas diferentes.

Basicamente é um arquivo-de-lote com uma inteligência agregada para executar uma tarefa diferenciada. Vale a pena verificar as rotinas e daí partir para novos desafios.

Para quem gosta de arquivo de lote, tá aí um sugestão:

Vamos publicar mais arquivos aqui, e discutir rotinas e tarefas que podem ser efetuadas e automatizadas com arquivos de lote. :-BEER

Abraços.

Jorge Barros - B)

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando oportunidade peço uma ajuda aos amigos p/ Bat p/ conectar uma maquina c/ SCO UNIX via ftp e copiar uns arquivos p/ meu pc c/ windows 98se...

ja fiz até aqui:

@echo off

ftp 172.xx.xx.x

usuario

senha

cd /u1/ftp

put arquivo.txt

put arquivo1.txt

O problema é o seguinte eu consigo conectar mas o usuario e senha não esta acessando porque a tela para esperando q o usuario mesmo digite seu user e senha.

Outro problema na hora de copiar os arquivos, qual o comando q devo colocar no Bat para responder y(yes) ???

Desde ja valeu pela ajuda....

Compartilhar este post

Link para o post

Ae, não sei se vai servir pra algo, mas é que recentemente criei algo para fazer meus ftps

@echo off

### Declara variáveis

SET TMP=tmp_ftp_script

SET BASE=[base_acesso]

SET USR=[usuário]

SET PAS=[senha]

### loga na base

echo open %BASE%>%TMP%

echo %USR%>>%TMP%

echo %PAS%>>%TMP%

### Aqui pode ser ascii ou bin, de acordo com o tipo de arquivo que será enviado

echo ascii>>%TMP%

### Aqui você coloca a basta onde você quer colocar os arquivos

echo cd /pasta/qualquer/alisson>>%TMP%

### Estas linhas são opcionais, só coloquei, porque serve para o tipo de ação que eu queria tomar

### Eu vou para a pasta que eu quero ir no meu computador

cd c:\pasta\seila

### Faço um loop para pegar todos os arquivos, na pasta rais (indicada anteriormente) que atenda ao critério dir *.inp

for %%i in (dir *.inp) do echo put %%i>>%TMP%

### Sai do FTP

echo quit>>%TMP%

### Aqui começa a magia, que explicarei abaixo

ftp -s:%TMP%

### Deleta o arquivo tmp_ftp_script

del %TMP%

.....

O comando ftp -s:%TMP%, chama o arquivo %TMP%, que contem as linhas de comando que o FTP irá fazer. o -s: é o que permite que isso seja feito.

Note que todas as linhas de ação no ftp, terminam com >>%TMP%. Isso faz com que seja passado para o arquivo da variável %TMP%, o que a linha indica.

Ex: echo TESTE>>temp.txt

dentro do arquivo temp.txt está escrito teste

A linha do for, nela será criada uma lista com o resultado do DIR e o for irá correr linha-a-linha para este caso.

É simples de uso, caso necessário, entrar em contato.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais