Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de longo prazo


Posts recomendados

Configuração

Processador: Intel Core 2 Duo E4500

Placa-mãe: Gibabyte 945GCM-S2C

Memória: 4GB DDR2

HD: WDC WD3200AAKS-00B3A0 ATA Device

Fonte: Seventeam ST-600PFL (600W)

Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX570

Monitor: ACER P166HQL (1366x768)

 

Vou listar as perguntas, assim ficará mais fácil para visualização e para responder. Não há valor a ser gasto, pois irei comprar as peças individualmente, independentemente dos valores.

 

  1. Diablo 3: eu consigo jogar com a resolução atual do monitor, e com alguns filtros ativados, uns em nível médio e alguns poucos em nível alto. Quando estou jogando sozinho, o desempenho é razoável, mas quando tem 4 players (total da sala), fica impossível jogar. Muitas luzes e tudo começa a travar. Minha placa de vídeo é proporcionalmente melhor que o processador, assim, minha pergunta é: essas quedas de desempenho, assim como a impossibilidade de jogar jogos atuais, é mais por conta da placa de vídeo ou por conta do processador? Eu sei que ambos são importantes, mas qual seria o "maior" responsável nesse caso, levando em consideração minha configuração?
  2. Aqui vem a questão do longo prazo que citei no título tópico: como não tenho dinheiro para comprar tudo de uma vez um processador i7, uma placa-mãe boa para tal processador e as peças remanescentes, queria saber qual modelo de placa-mãe seria mais adequado comprar, LGA 1150 ou 1151? Pergunto isso porque estou com a intenção de comprar um Pentium G, e esse processador tem tanto LGA 1150 quanto 1151. Assim, se eu comprar uma placa-mãe agora, dependendo do que será melhor futuramente, eu compro mais tarde um i5 ou i7 com aquele modelo melhor equivalente.
  3. Agora placa de vídeo. Melhorando as demais peças, a minha é boa para rodar jogos atuais em desempenho intermediário? Se não, qual vocês recomendam num valor de até R$600,00? Existe uma boa mais barata que R$600,00?
  4. Como podem ver através da última pergunta, sou péssimo em hardware. Assim, se minha configuração no futuro ser de um processador i7 e uma placa de vídeo melhor que essa que estou usando atualmente, vou precisar trocar a fonte para uma melhor? Até onde eu sei, a minha é de 600W.
  5. Estudo C++. Entendo bem dos termos técnicos relacionados a programação, mas sou péssimo com hardware. Por acaso aqui tem, ou alguém saiba de um livro, que seja básico-intermediário no assunto? Sei que tem um livro de um cara bem conhecido no Brasil em hardware, mas aquele livro tem mais de 1000 páginas! Aquilo é para quem deseja estudar hardware a fundo. Esse não é meu foco, só preciso de algo suplementar para programação.

 

Agradeço antecipadamente à equipe e à comunidade. Desculpem-me pelo tópico ser um pouquinho grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@fernandokracheski Sobre a primeira pergunta, no caso seu processador é muito fraco, e a placa de vídeo não ajuda nem um pouco...

 

Eu iria direto pra plataforma Skylake DDR4, I5 6500 + H110M e mais pra frente pode pegar uma RX 460 que esta na faixa de R$600 reais.

 

Essa sua fonte não é uma das melhores, mas eu trocaria ela o quanto antes...

 

Lembrando que você teria que mudar suas memórias para DDR4

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fernandokracheski

 

1 - Sim, o processador está limitando a placa de vídeo, e muito.

2 - Não vai dar pra você aproveitar as memórias, pois são de duas gerações passadas, limitaria muito o upgrade atual e futuro. Melhor você já partir para DDR 4 nesse caso.

3 - R$600,00 tem a RX 460 e a GTX 1050

4 - A fonte não é lá grandes coisas. E a questão não é potência e sim a qualidade da fonte.

5 - O livro que você citou é do dono do fórum que você está acessando, e é ESPETACULAR, fantástico a qualidade dele. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Jasiel disse:

Eu iria direto pra plataforma Skylake DDR4, I5 6500 + H110M

 

@Jasiel Pelo que percebi, todos os modelos com esse Skylake são LGA 1151, certo? Dessa forma, se eu comprar essa placa-mãe e algum tempinho depois eu ir atrás de tal processador, é bem provável que tenha no mercado ainda, né (ou talvez algum mais novo)? Minha insegurança é se um modelo acabe saindo de linha ou se talvez não valha a pena investir nele. Além disso, os modelos que são LGA 1151 parecem ser melhores.

 

1 hora atrás, Jasiel disse:

Essa sua fonte não é uma das melhores, mas eu trocaria ela o quanto antes...

 

Que fonte você recomendaria caso eu seguisse essa sua configuração?

 

1 hora atrás, Jasiel disse:

Lembrando que você teria que mudar suas memórias para DDR4

 

Sim, já imaginava que precisaria de memórias DDR4, mas não tem problema, já tinha em mente que precisaria trocar também. A propósito, 4GB de DDR4 tá bom (uso Windows 7, até onde eu sei tem uma certa limitação de memória)?

 

1 hora atrás, Jasiel disse:

...e mais pra frente pode pegar uma RX 460 que esta na faixa de R$600 reais.

 

A minha placa de vídeo atual é PCI-Express 2.0 x 16 (eu acho). Ela encaixa na placa-mãe que você recomendou (pretendo usá-la enquanto não comprar outra)? Com essa RX 460 ou até mesmo uma equivalente da NVIDIA, junto com aquele processador, placa-mãe e memória DDR4, os jogos vão ter um desempenho acima da média ou pelo menos estáveis?

 

1 hora atrás, Hugh Laurie disse:

5 - O livro que você citou é do dono do fórum que você está acessando, e é ESPETACULAR, fantástico a qualidade dele. 

 

@Hugh Laurie Sim. Há um bom tempo comecei a ler ele e sabia que era bem profundo e de muita qualidade, mas infelizmente hoje não consigo ler ele, tenho que estudar outras coisas. Na verdade, após fazer essa pergunta lembrei que os artigos da Wikipedia em inglês são razoavelmente completos. Lembrei que tem uns artigos lá sobre o funcionamento do PC tanto num geral quanto por peça individual.

 

Obrigado por terem me respondido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fernandokracheski Saber o valor total que você poderia gastar seria mais interessante. Mas já da pra adiantar algumas coisas.

 

1- Uma fonte de 500w de uma marca confiável é mais que o suficiente. Entenda por confiável corsair, seasonic, evga(nem todas mas a maioria é, nessa categoria de nem todas entram algumas fontes da cooler master também) e outros modelos, na dúvida pesquise se tem algum teste feito aqui pelo CH, existem vários modelos de fontes já testados aqui pelo CH.

 

2- Não vale a pena investir em um processador de uma plataforma antiga porque você fica travado para futuros upgrades. Como você vai de Intel vai de skylake e com ddr4 existem algumas mb com memoria ddr3 fuja delas.

 

3- Se você quiser jogar em 1080p(full HD) o processador influência e muito no desempenho do jogo, então recomendo que você compre um i5 e não um i3.

 

Acredito que seja isso que de pra falar sem saber certinho qual seu orçamento toal pra comprar o pc e se você já tem alguma peça ai que pretenda usar no pc novo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@megadets  Segui a configuração que o @Jasiel recomendou. Gostei dela. Mas saiu meio caro. Veja:

 

  • Placa-mãe:         ASUS H110M-C/BR (mATX)                                                            R$400,90
  • Processador:     Core i5-6500 Skylake (modelo: BX80662I56500)                            R$889,90
  • Memória             Corsair 4GB DDR4 (modelo: CMV4GX4M1A2133C15)                  R$122,90
  • Fonte                 Corsair CX-500W 80 Plus Bronze (modelo: CP-9020047-WW)      R$289,90

Total: R$1703,60

 

Preços atuais da Kabum à vista no boleto (sempre compro lá, mas se conhecerem um lugar mais barato e confiável é só falar :D). A fonte eu selecionei com base nas mais compradas/avaliadas de 500W, tem outra de 600W que é mais cara, mas já tá caro o total. Se essa de 500W atender perfeitamente, então é essa mesmo, se não for suficiente, me digam. A memória também, peguei a de 4GB DDR4 mais barata e mais avaliada lá, é a primeira da consulta em DDR4. Acho que essa é boa, se não for me digam também!

 

No entanto, ficou caro para mim. Estava pensando em talvez cair de i5-6500 para i3-6100. Cai metade do preço nos processadores e a diferença mais notável que vi entre os dois modelos foi o cache de 6MB para 3MB e o número de núcleos de 4 para 2, respectivamente. Com esse i3, fica R$1293,60 (percebam que não incluí placa de vídeo, penso nisso para depois). Esse preço estou disposto a pagar, então seria praticamente R$1300,00 o valor a ser gasto. Olha pessoal, levando em consideração minha configuração atual e que não sou ambicioso o suficiente para rodar tudo no último e ter o do melhor atualmente, acho que com o i3 dessa 6 geração vai melhorar muito mesmo. Mas, vocês acham que a diferença entre esses dois modelos específicos de i5 e i3 é tão notável ou significante assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PROCESSADOR INTEL CORE I5-6400 SKYLAKE 2.7GHZ CACHE 6MB, LGA 1151, à vista R$ 744,99 PICHAU

Mb S1151 Asrock B150m-dvs R2.0 Dvi/vga/usb3.0/som/ddr4 R$ 355,00 MERCADO LIVRE

FONTE CORSAIR CX500 V2 500W, CERTIFICADO 80 PLUS BRONZE, PFC ATIVO, à vista R$ 234,36 PICHAU

Memoria 8gb Ddr4 2400mhz Hyperx Fury Kingston Hx424c15fb/8 R$ 203,90 MERCADO LIVRE
Total: 1538,25

 

O ideal é você colocar 8gb de memória, e sim você terá um bom ganho utilizando o i5, mas pode ir de i3 também q te atenderá as suas necessidades agora.

Tudo depende do valor que você tem pra gastar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Jasiel @Hugh Laurie Oi galera. Ontem minha placa de vídeo (GTX 570) "queimou". Já faz um bom tempo que ela não funcionava muito bem e dava vários problemas. Já cansei de resolver várias vezes e vou deixar ela pra trás mesmo, independente se há salvação. Toda vez que inicia-se um "carregamento" visual, isso logo quando aparece o logo do Windows na hora de ligar o pc, já trava tudo. Enfim...

 

1. Decidi que vou fazer aquela configuração ASUS H110M-C/BR + i3-6100 (ou talvez o i5). Mas, agora vou comprar também provavelmente uma GTX 750 Ti. Minha dúvida é a seguinte: se eu comprar uma fonte Corsair 600W (CP-9020048-WW), ela vai suportar bem futuros upgrades? No site da Nvidia, a GTX 750 Ti tem 300W de requerimento mínimo de fonte de alimentação. Mas tem uma outra informação que não sei se tem influência, "Graphics Card Power" (60W). Se isso tiver influência, caso eu troque pra GTX 1080 que tem 500W de fonte de alimentação e 150W desse Graphics Card Power, então não vai suportar. Estou certo? Nesse caso, seria melhor ver uma Corsair de 700-750W? Afinal, de acordo com o que li, dizem não ser bom "trabalhar no limite" da fonte.

 

2. Mais uma coisinha, qual a opinião de vocês a respeito da GTX 750 Ti?

 

3. Última coisa, tô meio sem dinheiro e tô pensando em comprar na seguinte ordem:

 

• Fonte + placa-mãe

• Processador + Memória

• Placa de vídeo

 

Essa plataforma DDR4 é meio recente, né? Posso comprar, digamos, a placa-mãe tranquilo que ela não vai ficar ultrapassada muito rapidamente, assim como as placas de vídeo recentes vão encaixar nela? A propósito, a placa-mãe tem influência no desempenho do computador?

 

São muitas perguntas, desculpem-me! Mas de qualquer forma, muito obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O dinheiro deu certinho pra comprar tudo e um gabinete ainda, veja:

 

i5-6600 Skylake

H110M-C/BR (placa-mãe)

Memória 4GB DDR4 HyperX 2133Mhz

Fonte Corsair 500W (CP-9020047)

RX 460 ASUS 2GB DUAL-RX460-O2G

Gabinete Cougar mATX MX200

 

Desculpem mais uma pergunta. Eu não entendo muito das fabricantes de placa de vídeo, fiz umas pesquisas na internet e vários dizem que uma marca é ruim e outros dizem que a mesma é boa. Na dúvida, fui de ASUS porque sempre ouvi dizer que é boa, além de ter ouvido dizer que a GIGABYTE também é boa. Deu certinho o dinheiro com essa que escolhi. Fiz uma boa escolha?

 

Muito obrigado pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...