Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
SinCross

Cabo molex para fan

Recommended Posts

Queria tirar uma duvida em relação a esse cabo molex

http://www.oficinadosbits.com.br/produto13906/Akasa_Cabo_Molex_para_AK-CBFA03-45.html?id=18&gclid=COyw2PXL-88CFQUHkQod-9UEqA

tenho duas fans 

Cooler FAN CoolerMaster Sickleflow 12cm Preto R4-SXNP-20FK-R1

elas são de três pinos gostaria de saber se com o cabo esses fans vão trabalhar com mesma rotação do cooler da cpu

e queria adquirir mais uma fan qual melhor opção 3 ou 4 pinos? e por que, e qual opções sugerem?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@SinCross não, não vão trabalhar com a mesma rotação do fan da CPU porque os fans de 3 pinos não vão receber o sinal do PWM. Dependendo da placa-mãe você pode controlar o CPU-Fan por tensão, aí daria para controlar fans de 3 pinos, mas, e eu não entendo isso a fundo, o que eu leio é que o controle de tensão não é muito recomendado. As trocas de rpm são mais bruscas e alguns fans podem até desligar se a tensão for baixa. Ou seja, pode até ser o que o fan do CPU cooler (ou os outros coolers) não gire em algumas situações, o que seria perigoso.

Mas é o que eu disse, não sou expert nisso até porque todo mundo usa o PWM. São poucos CPU coolers sem controle de PWM.

Sobre fans de 3 ou 4 pinos, depende. Se o problema é barulho, obviamente o fan de 4 pinos é mais recomendado. Mas você precisa ou comprar esse adaptador que você viu ou ter conectores 4 pinos na placa-mãe. Como você já tem alguns fans de 3 pinos, acaba saindo uma brincadeira cara trocar tudo.

Qual é a sua placa-mãe / CPU cooler? (ah, já vi no seu PC).

Editado por Contiusa

Compartilhar este post

Link para o post

Então faz um mês que comprei essas fans, que burada faz um barulho danado

tirei um print da bios sera que o chassis fan tem como diminuir a tensão? dai poderia conectar nele a fan não tenho coragem de mexer na tensão do cpu fan

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/20161106_195941-jpg

preciso de mais uma fan vou comprar de 4 pinos e o cabo molex então, agora e só dar jeito de reduzir speed desas duas de 3 pinos que tenho sem gastar. 

Compartilhar este post

Link para o post

@SinCross eu dei uma olhada no seu manual e parece que não tem controle de tensão. Só vi opção para mexer no PWM. Veja no BIOS se o ASUS Q-Fan tem alguma opção de voltage control.

Fora isso, só com controlador de fan ou redutor de velocidade (alguns fans vem). Mas é, fans de 3 pinos com 2000rpm são umas turbinas. O meu Akasa Shark 140mm de 1500rpm já é barulhento. Mesmo os Corsair AF Quiet edition de 140mm fazem barulho (1200rpm) se rodar no talo.

Boa opção e barata de fan de 4 pinos é o Boreas de 1600rpm. Tem vermelho também. Mas ele é sleeve, então para trabalhar na horizontal pode gastar mais rápido ou fazer ruído. Se deixar no PWM, vai ficar bem silencioso.

Já um cooler de mais qualidade é o Akasa Piranha. Muito macio e forte (1900rpm). Mas precisa do PWM, senão ele vai fazer barulho de qualquer jeito. Em geral é mais pelo fluxo do ar do que pela qualidade do fan. Esse Akasa fica bem como cooler exaustor, na parte de trás. Se tiver uma saída de 120mm, é claro.

Compartilhar este post

Link para o post

@SinCross Já tentou usar o SpeedFan? Veja se você não consegue controlar as rotações pelo SpeedFan antes de você adquirir esse cabo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa acho que vou deixar essas fans na frente do gabinete que veda o som um pouco por causa da tampa e do filtro

e compro um molex e uma fan pra minha placa de vídeo que ta perto dos 70 graus, futuramente quero pegar placa-mãe nova dai talvez ela tenha controle pra essas duas fans de 3 pinos.

@GugaB2 tentei usar mais sem sucesso, não sei se eu não consegui configurar ou não da certo mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, SinCross disse:

@GugaB2 tentei usar mais sem sucesso, não sei se eu não consegui configurar ou não da certo mesmo.

Talvez seja porque a placa-mãe não tem controle de tensão. Eu não encontrei no manual. Mas eu não conheço o SpeedFan, então posso estar falando besteira.

Mas se for trocar a placa-mãe, só se for trocar de processador também. Senão é melhor continuar assim mesmo. Vem os AMD Zen aí também.

Compartilhar este post

Link para o post

@SinCross Cara acho que você não soube configurar ele, pois eu usava uma Intel DG41TY Lga775 toda capada e funcionava perfeitamente.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa vou esperar lançar os novos AMD se for bom beleza se não os sky devem bachar o preço dai ja pego o kit novo pra completar o pc.

@GugaB2 consegui mexer no speed fan mais so controla o cpu cooler o chassis não ;/

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais