Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Felipe Ferreiraa

Menor valor em uma árvore desordenada

Recommended Posts

Boa tarde,

Estou estudando árvores, e tenho uma questão que tenho achar o menor valor em uma árvore DESORDENADA. Segue o código que inicializei, porém estou com dúvida na questão de achar o menor valor e além do que métodos de árvore são recursivos.

public int menorValor(Nodo raiz){

int menor = 0;

if(raiz != null){

if(raiz.data < menor){ //Essa parte, é um pouco sem nexo, porque se a árvore é desordenada, não é verificado desta forma

return menorValor(raiz.linke); // raiz a esquerda

}else{

return menorValor(raiz.linkd); //raiz a direita

}

}

}

Editado por DiF
Botão CODE <>

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem ... vamos de inicio ... Se a árvore está desordenada, o melhor a se fazer é começar a comparação pelos itens que são folhas (ou seja, os itens mais internos da sua árvore) ...

public int menorValor(Nodo nodo){
	//Verifica se é um nó folha
	if (nodo.linkd == null && nodo.linke == null) {
		return nodo.data;
	}
	//Recupera o menor valor do nó da direita de forma recursiva
	int valorNodo = menorValor(nodo.linkd);

//Verifica se o valor do nó da direita é menor que o valor do nó atual
	int menor = valorNodo < nodo.data ? valorNodo : nodo.data;

//Recupera o menor valor do nó da esquerda de forma recursiva
	valorNodo = menorValor(nodo.linke);

//Verifica se o valor do nó da direita é menor valor apurado anteriormente
	menor = valorNodo < menor ? valorNodo : menor;

//retorna o menor valor
	return menor;
}

Com isso, ele vai executar Todas as recursivas do lado direito da raiz e encontrar o menor valor do lado direito ... depois ele executa todas as recursivas do lado esquerdo e verifica qual o menor valor ...