Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Raoní Morgan

Contador 0 a 99 555 + 4518 + 4511

Recommended Posts

Galera boa noite! Estou realizando um projetinho para a faculdade. Porém, ainda sou meio leigo em eletrônica. Montei o circuito abaixo de acordo com um tutorial e esquema de um vídeo, só que ele não está contando, o display fica travado. Já revisei tudo (oscilador 555 está ok) religuei os cabos e nada! não sei mais o que fazer. Agradeço desde já!

foto.png

foto2.png

20161106_204921.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que fez com os pinos 15 e 7?

Eles devem estar ligados ao GND. Se ligar ao VCC o contador trava no zero, esse é o objetivo da chave HH no desenho.

No display está formado o nº 88, logo de cara pensei que está contando muito rápido. Mas não parece ser isso porque o 555 tem um led, esse led pisca?

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos se não me engano use a saida de uma porta NAND para o 9 do primeiro contador 4518 ,depois ligue as entradas cada uma dessa mesma porta no pino do segundo contador 6 e 3 , use essa NAND , porta do 4011 e pronto!:tw_fearful: 

KAKASHI SENSEI rsrs se eu acertei eu preciso de likes KKKKKKK:D

Editado por KAKASHI HOKAGE
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, Raoní Morgan disse:

@Mestre88 Sim ele pisca. Liguei o 7 e o 15 apenas entre sí pois não irei por a chave de reset. Devo coloca-los ao gnd? Grato !

5 horas atrás, Raoní Morgan disse:

@Mestre88 Sim ele pisca. Liguei o 7 e o 15 apenas entre sí pois não irei por a chave de reset. Devo coloca-los ao gnd? Grato !

Sim, deve. Senão não funciona . 

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite! Galera resolvi o problema do 4518 que não estava oscilando. coloquei um led com resistor na ponta de cada fio abcd e está oscilando ok. Porém, o display continua travado... ja alterei alguns fios e ele fica parcialmente aceso contando. Vou tirar algumas fotos.

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/20161107_191411-jpg

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/20161107_191418-jpg

Editado por Raoní Morgan

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Raoní Morgan disse:

Boa noite! Galera resolvi o problema do 4518 que não estava oscilando. coloquei um led com resistor na ponta de cada fio abcd e está oscilando ok. Porém, o display continua travado... ja alterei alguns fios e ele fica parcialmente aceso contando. Vou tirar algumas fotos.

E o reset ligou ao GND?

Nesses CIs CMOS nenhuma entrada pode ficar de fora.

Led com resistor consome a baixa corrente de saída do 4518, seu 4511 nunca vai contar nada no display.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Então tem algum mal contato no 4511, pois ele forma um 8 no display. Pela foto que você mandou está ligado certo.

No caso é pinos 3, 4 e 16 ao VCC, pinos 5 e 8 ao GND. Pinos 1, 2, 6 e 7 aos contadores.

adicionado 5 minutos depois

Faça uns testes aí:

Coloque os pinos 1, 2, 6 e 7 todos ao GND e veja se forma o zero. Se formar, coloque apenas o pino 7 ao VCC (os outros 3 deixe ao GND) e deverá formar o número 1.

Compartilhar este post

Link para o post

@Mestre88 exatamente os pinos estão ligados corretamente. Também achei que seria o 4511, porém tenho 5 aqui e acontece a mesma coisa kk e minha protoboard é novinha comprei a 1 semana.  Abaixo segue as fotos de teste de led como da para ver ele esta alternando. o problema fica do 4511 para cima mesmo :(

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/20161107_204444-jpg

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/20161107_204455-jpg

Obs: está passando de 1.7 a 2v para o display. estou usando resistores de 470.

Editado por Raoní Morgan

Compartilhar este post

Link para o post

Se tiver com tempo aí, "brinque" com o decodificador, deixe o 4518 de lado um pouco. Ligue o 4511 ao display e alterne as entradas entre VCC e GND, aí você vai ver o display apagar, acender e formar os números, pegue o datasheet dele, tente entender como funciona, assim também descobrirá onde está o erro. Só não esqueça que nenhuma entrada deve ficar livre, senão é esse 8 meio fraco que está aparecendo aí.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

20161107_204455.jpg?1478559025

Também vou de mau contato principalmente no "light test" (lembrei) ou no gnd

Isso não tem muito a ver mas não deixe de colocar capacitor de desacoplamento = 1 de 100nF (ou+) entre pinos vcc e gnd de cada ci. Bem perto dos pinos. Principalmente quando e se for fazer pci

Compartilhar este post

Link para o post

Fala ae galera beleza? Então.. fiz o teste somente do display sem o 4511 e ele funcionou perfeitamente. Seguindo o DS do 4511 olhando a tabela da verdade, eu estava colocando as entradas em nível lógico 1 e 0 para formar os números, porém, não formava nada, apenas alterava a intensidade do display! Uma coisa que noite foi que ligando a entrada B ao VCC o 4511 esquenta demaaaais a ponto de queimar o dedo kk, irei tentar com outros CD4511 pois todos que eu testei são do mesmo lote de fabricação, sei que deve ser muito difícil isso acontecer.. mas é a única alternativa que eu vejo. Grato!

Compartilhar este post

Link para o post

né....

dando uma de sherlock holmes percebo um altíssimo brilho no display na 1ª foto e um nem tanto na 2ª. E agora mencionas ci quente... qual valor de vcc estás a alimentar os dito cujos?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais