Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Java na eletrônica


Posts recomendados

Aplicações gráficas eu já não sei como explicar ... mas até um tempo atrás, o Java tinha uma plataforma inteira só pra esse tipo de aplicação .... JavaME ... era muito útil, pois exigia muito menos de memória e processador, e você tinha mais controle desses acessos (o que nem sempre era uma boa coisa) atualmente como o AndroidSDK meio que substituiu essa biblioteca, não sei como estão as coisas ... mas seria interessante dar uma lida nisso ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim tem ... e de várias formas. .. você pode utilizar a porta USB para mandar os sinais ou controlar direto na porta paralela (talvez até mais recomendado) usando a JNI ... nesse site tem um exemplo de como acessar a porta paralela e enviar os sinais para controlar um conjunto de leds 

http://www.artima.com/legacy/answers/Aug2001/messages/126.html

No youtube também existem alguns tutoriais de como fazer esse acesso, principalmente nos tutoriais de robótica, para controle de pontes levadiças por exemplo .... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Giancarlo Marsola disse:

@psykotico Os dois seriam por comunicação serial ? isso ?

No site que indiquei o acesso é na porta paralela ... mas assim como acessou a paralela, pode ser via serial ... porém, por ser circuíto eletrônico, acredito ser melhor uma porta paralela ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/11/2016 às 12:29, psykotico disse:

No site que indiquei o acesso é na porta paralela ... mas assim como acessou a paralela, pode ser via serial ... porém, por ser circuíto eletrônico, acredito ser melhor uma porta paralela ...

Em meu laptop só tenho a comunicação serial,no caso vou ter que me limitar a isso ?

 

Até porque eu andei pesquisando e por exemplo o Arduino usa comunicação serial (com o Java).

 

E mesmo com a modernização da comunicação serial (e também acredito do Java) ainda é mais eficiente usar a porta paralela ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não necessariamente ... aqui tem alguns exemplos usando a porta serial

http://www.java2s.com/Code/Java/Development-Class/COM-Port.htm

Para esse caso, seu foco é fazer uma pesquisa sobre como utilizar a JNI (Java Native Interface) ... Caso utilize Arduíno, existem algumas bibliotecas que auxiliam bastante a comunicação ... mas infelizmente não é muito minha praia ... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...