Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mosfet que sature com menos de 5v


lithium_ion

Posts recomendados

Fiz aquele classico circuito de caga eletronica, com um comparador, resistor de 1r e um mosfet. Se necessario posso colocar o esquema. O problema é que o mosfet nao satura, só fluem 80mA, mesmo calculando o divisor de tensão para 3A. So pode ser o mosfet que nao satura. Preciso de um mosfet que sature com menos de 5v. Peço aos mais experientes. OBRIGADO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Geralmente mosfet satura com pelo menos 4V no gate. Mas (que bom que sempre tem um mas) você consegue obter sucesso mesmo com alimentação 3V6. Hás de me perguntar como após publicares o esquema. Mas (sempre tem outro mas) já ouvi falar de mosfet que satura com 2V. Só não sei se é fácil de encontrar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, lithium_ion disse:

So pode ser o mosfet que nao satura. Preciso de um mosfet que sature com menos de 5v. Peço aos mais experientes. OBRIGADO!

 

Existe uma família de Mosfets da IR que são todos fabricados para trabalharem com tensões em torno de 5 Volts. Chamam-se Logic Mosfets.

 

Hoje em dia vários fabricantes produzem produtos equivalentes.

 

Um exemplo deles é o IRL540 :

 

http://www.vishay.com/docs/91300/91300.pdf

 

Se não me engano , qualquer um que comece com IRL faz parte dessa família.

 

Já ví alguns dessa família que saturam com menos de 4 Volts, mas não me lembro do modelo, mas este aqui em particular apresenta RDSon de 0,11 ohms com VGS de 4 Volts.

 

 

Paulo

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, Mestre88 disse:

Porque tem que alimentar com 5V exatamente?

é isso... Quem tem 5V deve ter algo mais entrando no regulador. Use seu 5V apenas no sensor (seja ele qual for), C1 100nF e R1 6K8. Alimente o lm358 com a v de entrada do regulador (provavel 7805)

Outra... penso que lm358 não 'satura' direito a saída. Uma saída é o LM393 com pullup.

Mas se insistir no 5V tem solução estilo magáiver 100% original minha mas penso que nem vou precisar compartilhar

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/11/2016 às 20:27, Mestre88 disse:
Em 08/11/2016 às 09:17, Isadora Ferraz disse:

Alimente o lm358 com a v de entrada do regulador (provavel 7805)

 

Em 08/11/2016 às 09:17, Isadora Ferraz disse:

 

 

 

Agora funcionou. Coloquei o lm358 direto nos 12v.

Realmente muito obrigado! Até.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...