Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda brusca de fps


Posts recomendados

Bom dia, galera. Já vi vários tópicos assim, mas poucos resolvidos (nenhum funcionou comigo), então vou tentar me aprofundar totalmente para ajudar vocês a me ajudarem, beleza?

 

Estou com um problema GRAVE de desempenho com meu computador.

 

Abaixo as configurações dele:

 

Asus H87M-E

i5 4460

Water Cooler Seidon 120V

PCYES R9 390

HyperX 16 GB ram 1600 Mhz (1x8 e 2x4)

Western HD 1 TB

Kingston 400V SSD 120 GB

EVGA 600W 80 plus

W10 x64 Pro

HAF 912 Plus

Benq XL2411Z

 

Tenho esse computador há quase um ano e, há pouco tempo inseri o Water Cooler Seidon, 1x8 HyperX e SSD 120 GB Kingston.

Está chegando para mim 2 coolers para por no gabinete: Cooler Master Sickflow e Megaflow, em seus devidos lugares, sabendo-se que UM vou substituir, pois era uma de 1200 RPM 120 mm pelo Megaflow 700 RPM 200 mm. E o outro vou inserir, em um espaço onde não tem nenhum fan cooler que fica de frente pro cpu/vga.

 

Meu i5 alcança uns 50º, no máximo mesmo, jogando no ultra em full hd.

Minha R9 390 alcança 73º normalmente, jogando no ultra em full hd, sabendo-se que em alguns casos ela já alcançou até 85-89º (bem raramente isso acontece).

 

Com a compra dos 2 fan coolers, pretendo ajudar nessa refrigeração da VGA e de todo o gabinete, dando um ar melhor para ele.

 

Além dos 2 coolers que vou por, já existe o Water Cooler Seidon que puxa o ar de dentro e joga pra fora e um Exaustor de 1200 RPM 120 mm bem próximo, fazendo o mesmo processo. Ou seja, seriam 2 tirando o ar de dentro e 2 pondo ar novo pra dentro.

 

Quando estou em um game, perto de muitas pessoas, o fps dropa de 60-70 para 15-20 e a % do cpu aumenta nitidamente.

Quando estou longe de todo mundo, em mapa aberto, o fps volta pra 60-70 e a % da cpu diminui. 

Em ambos os casos ela não passa de 70% de uso, levando em consideração que quando ela sobe, ela alcança os 60-70% e quando ela estabiliza, fica em uns 40-50%.

E a vga às vezes tá 100% e fica um bom tempo assim, mas outras vezes cai nitidamente pra 3% e 60% e por ai vai, não fixando uma % certa.

 

Aí vem a questão na perda do desempenho:

 

Qual poderia ser o meu problema, já que o cpu aguenta a vga?

Os 73º pode ser um problema para essa queda brusca de FPS em jogos online?

O fps só dropa quando estou perto de cenários pesados ou com muita movimentação.

 

Isso acontece comigo nos jogos H1Z! KOTK, Planetside 2, Revelation Online e até mesmo no MU Legend (em alguns momentos).

 

PRECISO muito da ajuda de vocês, não sei mais o que fazer.

 

Quando os coolers chegarem (amanhã ou depois de amanhã, no máximo) irei trocar trocar a pasta térmica da vga e, após inseri-los, fazer o teste do FPS novamente.

Mas temo que isso não adiante (espero que adiante sim).

 

O que vocês acham que pode ser? Já formatei meu computador duas vezes, limpei as peças, reinstalei os drivers. NADA funciona.

 

Não aguento mais ficar nessa oscilação de FPS...

 

Agradeço pela atenção de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipematoso1

Cara, não deve ser isso exatamente. Mas talvez seja suas 3 memórias RAM. 

As entradas de RAM tem canais, e que eu saiba, geralmente há possibilidade de usar 2 canais (Dual Channel), 1 canal (Single Channel) ou os 4 canais (Double Dual Channel).

Tenta deixar apenas as 2x4Gb e veja se o fps melhora.

Vou tentar pesquisar mais possibilidades enquanto isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxy1y Irie te agradecer muito em seu empenho em me ajudar. Mas esse problema já ocorria antes de eu usar os 16 GB RAM (1x8 e 2x4). Antes eu usava apenas 2x4 GB. Inseri mais 8 GB com intuito de resolver o problema, achando que seria isso. Por isso fiz as modificações, como water cooler (pois o cpu alcançava 60º graus, agora fica em 40º), mais memória, SSD (botei o windows e alguns jogos nele) e, atualmente, irá chegar as duas ventoinhas, com a ideia de diminuir um pouco (mesmo que seja pouco, vai ajudar) do calor dentro do gabinete. Talvez tenha queda, da gpu de 73° ir para uns 70, 65 quem sabe, por sorte. Se não, juro que eu não sei. Estou tentando todos os métodos cabíveis e viáveis para a solução desse problema. Até mesmo já pensei na inserção de mais um pente de 8 GB de memoria, pa fazer um dual channel entre os 2x4 e 2x8. Mas acho que não adiantaria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UP!

 

Fiz um teste Heaven Benchmark em uma resolução baixa em modo janela, bem baixa, com tudo no máximo. O fps ficou rodando a casa dos 60-150, na maior parte com 150, nessa resolução. A temperatura da GPU chegou a 84º com o teste Bench. Mas o fps continuou enorme.

 

Logo após, botei a resolução Full HD em full screen e prossegui com o teste

 

O fps caiu nitidamente, rodando na casa dos 20-60, alternando sempre entre esses valores.

 

A temperatura da GPU continuou na casa dos 84º, embora em uma resolução estivesse em 150 fps, a outra ficou muito menor, como 60 e às vezes 20.

 

Então, verifiquei com o HWinfo o cpu também, juntamente com a gpu:

 

Os 4 núcleos do CPU ficavam rodando, a maior parte, entre 3,2 e 3,4, mas às vezes davam uma queda cabulosa para 1,3 e 1,7. A temperatura sempre em até 50º, ou menos e o processo n passando de 70%, se não me engano.

 

A GPU utilizou boa parte dos seus Mhz, sendo 1050, ficando na casa dos 900-1000. A temperatura alta e a % no teste ficou quase sempre em 100%.

 

Não sei se essa informação serve, mas pode ser bem essencial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...