Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Anderson S Ferreira

Modularização

Recommended Posts

Olá,

tentei modularizar um programa da seguinte forma:

<-------------------------- main.c -------------------------->

#include <stdio.h>
#include "lista.h"

main()
{
    printf ("Inicio da funcao principal. \n");
    printf ("Chamada da funcao. \n");
    ImprimeMensagem();
    printf ("Fim do programa.\n");
}

<-------------------------- lista.h --------------------------->

#include "lista.c"

void ImprimeMensagem();

<-------------------------- lista.c --------------------------->

void ImprimeMensagem()
{
    printf ("Inicio da funcao.\n");
    printf ("Alo mundo!\n");

}

Queria saber se posso fazer assim, dessa forma não da erro e nem mensagem de atenção, e da forma convencional o lista.h não encontrava o lista.c sendo que todos os arquivos estão no mesmo diretório, ai dava erro em tudo. Alguém me ajude!!!! posso fazer assim???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não sei as outras IDE, mais CodeBlocks que é o meu predileto você deve inciar um novo projeto, desta forma todos os resource do seu programa ficaram devidamente arquivados e a diretiva de compilação também atenderá corretamente acionando cada file do diretório.

Só experimente o Code Blocks e depois busque por compilação por linha de comando.

PS.: A sua maneira não e convencional.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigo, eu também uso o CodeBlocks, tentei fazer a modularização depois do programa estar pronto, e da forma convencional não obtive sucesso. Ja dessa outra forma não apresentou nenhum erro. A imagem confirma. Ja viu alguem fazendo assim antes?

code.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Bom Dia;

Não, nunca havia visto, minha recomendação é criar um projeto com a ferramenta do IDE.

17 horas atrás, Anderson S Ferreira disse:

tentei fazer a modularização depois do programa estar pronto

Presumo está aqui o X do problema, faça um novo projeto como já recomendei, e copiando as linhas do anterior. Poste aqui o resultado que servirá para futuras consultas.

Editado por Mauro Britivaldo
Sintaxe

Compartilhar este post

Link para o post

Como sugerido criei um novo projeto e modularizei da forma convencional, o resultado foi esse descrito na imagem.

Aguardo mais informações sobre o assunto.

novo projeto.jpg

Editado por Anderson S Ferreira

Compartilhar este post

Link para o post

O que o IDE está nos dizendo que não foi possível encontrar o arquivo executar.o (*.o file type Object C). As etapas são próxima de compilar primeiro o arquivo executar e gerar o arquivo Object executar, depois adicionar este arquivo

ao arquivo main.o e gerar o*.exe.

Poste-nos o conteúdo da Aba- Build long para analise. Daí vamos concluir se as etapas de compilação estão corretas.

Editado por Mauro Britivaldo

Compartilhar este post

Link para o post

Bom...

Criei novos projetos e colei o código, apesar do primeiro não ter funcionado, reiniciei  codeBlocks (porque ele não compilava direito 2 projetos abertos e mesmo depois de fechar 1) e recriei o projeto e para minha surpresa funcionou da forma convencional, (não sei se foi a forma de criar os arquivos....) Feito isso tentei modularizar da forma convencional o primeiro código e o erro apresentado foi esse.

clube_wardware.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

A linha de comando apos mingw32, faz-me entender que você não fez as opções corretas ao criar o projeto observe que não existe instância além de main.o

Você marcou todos as caixinhas da mesma maneira para todo os novos arquivos assim como segue abaixo, se não fez este é o x da questão, se não não sei dizer.

ScreenHunter_09 Nov. 10 09.08.jpg

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais