Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Celular: dados sobre canal de voz com modem


TcheRenato

Posts recomendados

Salve pessoALL!

 

Estou querendo uma forma de acessar a internet do meio do mato, uns 30Km da cidade mais próxima. Ligação de voz da Vivo funciona tranquilo (com aparelho e antena rural), mas 3G, ou mesmo 2G, só lá de vez em quando durante a madrugada.

Como tenho ADSL em casa, estou pensando se seria possível acessá-lo de forma nada usual, fazendo uso de 2 celulares e 2 modems (não são soft modems), acoplados via gambiarra com um aparelho telefônico analógico - MIC de um no SPEAKER de outro e vice versa - fazendo o acoplamento de áudio.

Eu faria a ligação do celular A (remoto) para o celular B (ADSL). Este B faria o atendimento automático da chamada.

Eu estou empacado é em como ligar o MODEM de B ao ADSL?

Eu tenho um roteador com OpenWRT no qual já está soldado e testado o conector serial. Mas como "puxar" a internet do roteador via conexão serial para o modem? Alguma ideia? PPP? SLIP? É possível? Alguma outra ideia?

 

[]'s

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, dwatashi disse:

Não é possível, os celulares usam um codec de compactação que é LOSSY, tem perda de dados (Semelhante ao MP3) logo as informações ADSL não serão trafegadas.

 

O único meio é usar wireless a distância.

 

Bem, eu não estava pensando em ADSL com seus 15mbps trafegando pelo modem...

Qualquer coisa como 9600bps já me deixaria satisfeito. Será que mesmo nessa velocidade haveria perda de dados?

 

[]'s

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, dwatashi disse:

Neste caso tem que usar o sistema de dados do celular, uma ponta ligada por qualquer outro meio e a outra via 3g.

 

Usando dois celulares? Não entendi... É possível fazer um p2p usando dois aparelhos celular? Também seria ótimo!

Tenho um plano de dados da Vivo de 8GB, o qual poderia deixar em minha residência. Na outra ponta, no meio do mato, só tenho acesso a canal de voz, dados não funciona em nenhuma operadora, só voz da Vivo. Seria possível acessar via ligação celular este 3G em minha residência?

 

[]'s

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Imaginava algo do tipo, para aumentar a capacidade de voz em determinadas regiões as operadoras limitam o uso de dados, porque ele consome recursos da rede. (Por exemplo em voz suporta 30 simultâneos, e em dados apenas 10)

 

Então não tem como, agora geralmente eles permitem o uso de dados em perfis menores como EDGE que consome pouca banda, mas também é lento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, dwatashi disse:

Imaginava algo do tipo, para aumentar a capacidade de voz em determinadas regiões as operadoras limitam o uso de dados, porque ele consome recursos da rede. (Por exemplo em voz suporta 30 simultâneos, e em dados apenas 10)

 

Então não tem como, agora geralmente eles permitem o uso de dados em perfis menores como EDGE que consome pouca banda, mas também é lento.

 

Pois é, lá de vez em quando consigo pegar um IP pelo EDGE, mas não navega, não pinga, raramente de madrugada consigo alguma coisa.

 

2 horas atrás, aphawk disse:

@TcheRenato ,

 

Existem antenas direcionais de alto ganho para esse caso de 30 Km ... já tentou ?

 

Paulo

 

Já, estou operando com um celular de mesa Aquario CA-40 com 3G e outro Aquario CA-42 2 chips. Antena tenho uma Aquario comum, acho que 17dB e outra com quase 2 metros, acho que 21dB, também da Aquário. Com esta antena maior nunca consegui conexão 3G. Com a menor, esporadicamente, consigo, durante a madrugada, com 1 ou 2 barras de sinal, até uns 1,5mbps de navegação.

 

57 minutos atrás, Ricardov disse:

Para apontar a antena localize as torres de sua região pelo opensignal.com .

 

Infelizmente é impossível utilizar apps nesses celulares de mesa. O SO desses aparelhos são bem limitados e arcaicos. Mas têm uma função bastante útil que mostra as ERBs ao alcance e seus respectivos sinais (intensidade). Já subi morro, subi em árvore, poste... Já mapeei todas as antenas da região. A única que tem um sinal mais forte (87dB) acho que não dispoẽ de conexão de dados, pois quando consigo conexão é em uma outra ERB, na qual conecta com 102dB de sinal, muito ruim.

 

[]'s

Renato

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Ricardov disse:

@TcheRenato e já pensou em instalar um link de rádio?

 

Já, até tenho os equipamentos de rádio, mas esbarro no problema do fornecimento de energia. Teria que ser com painel solar, lá no alto de um morro, quase um dia de caminhada morro acima, depois de atravessar um rio. O lugar é totalmente desabitado. Estive lá em cima uma vez, mas não levei celular, apenas VHF, mas tenho certeza de que de lá consigo um bom sinal, pois consegui avistar, a noite, as luzes da cidade de Cristalina/GO. Inclusive marquei o ponto no GPS para medir a distância, 32Km.

Nunca mexi com painel solar e sou meio ressabiado com esta tecnologia e com seu preço. Se for coisa pra ficar dando manutenção todo o fim de semana estou no sal... É um dia pra ir e outro pra voltar!!!

Fora o fato que existe a possibilidade de chegar lá em cima e não mais encontrar meus equipamentos...

 

[]'s

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...