Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte chaveada regulavel


Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoal, tentem entender, e é extremamente simples, a operação de um ci regulador desse tipo e ai se encaixam inúmeros tais como:

LM317

LM350

LM338 e outros..

 

O CI tem uma referência interna, estabelecida entre o pino 2 (Vout) e pino 1 (adj) no valor de 1,25 Volts e esse CI fará de tudo para que essa tensão se mantenha estável e nesse valor de 1,25 Volts e para tal se vale de seu circuito interno que pode fazer mudar a tensão de saída de 1,25 Volts até o máximo valor de Vin -2 Volts aproximadamente..

 

Quando colocas um resistor nesses 1,25 Volts estabeleces o que vou denominar de corrente de polarização que tem um valor fixo  (tensão fixa sobre resistor de valor fixo = corrente fixa e de valor conhecido).

 

Essa corrente de polarização segue para o terra, neutro ou negativo da fonte via um resistor variável (potenciômetro) e com isso estabelece uma tensão variável. Essa tensão variável sobre o potenciômetro, somada a tensão de 1,25 sobre o resistor polarizador define a tensão de saída.

 

Desse modo cada valor de resistor polarizador pode e vai definir um valor final de potenciômetro ou vice versa..

Portanto sabedor de que

Ipol = 1,25 / Rpol

Rtotal = Rpol + Rpot

Vomáx = Ipol x Rtotal

 

Veja como é fácil se definir o valor do potenciômetro necessário para se obter um determinado Vomax

 

Arbitre um valor para Rpol, digamos 220 ohms

Escolha um Vmax desejado para o regulador, digamos 20 Volts

 

Ipol= 1,25 / 220 = 0,005681818 A

 

20 Volts = 0,005681818 x Rtotal

 

Rtotal= 20V / 0,005681818

 

Rtotal = 3520 Ohms

 

Rpot = 3520 - 220 = 3300 Ohms

 

Daria de colocar até mesmo um potenciômetro de 3k para ajuste grosso, em série com um de 300 Ohms para ajuste fino...

 

O range de ajuste em tensão seria:

Tensão mínima com a resistência do potenciômetro = zero Ohms : Voutmin = 0,005681818 x 220 = 1,25 Volts

Tensão máxima com resistência total dos potenciômetros = 3.300 Ohms: Voutmáx = 0,005681818 x 3520 = 20 Volts..

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller senão vejamos  minha tensão é de 13,5V direto da fonte então:

 

Rtotal =  13,5 / 0,005681818 =

 

Rtotal = 2376,000076

 

Rpot = 2376 - 220 = 2156

 

então ficaria um potenciometro de 2k + um resistor de 330R pra compensar a perda  pelo valor do potenciometro q talvez nao tenha ne?

 

tomara que eu tenha entendido kkkk quero ver eu decorar isso tudo acho que eu vou fazer uma mega calculadora em HTML  kkkk

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz serio q o cara crio um topico HJ sobre isso e o meu ta desde ontem?  kkkkkkkk vou nem ler pois é a mesma duvida quase =P e referenciaram meu topico kkk 

vou la comprar os componentes agora mais tarde to de volta =-) Vou demorar porque tenho que lavar uma placa-mãe de notebook que ta com oxidação leve nos terminais do step down de 3,5V proximo ao processador ( sim sou tecnico em informatica também ativo por isso quero aprender eletronica pra facilitar minha vida e ja ajudou muito conhecendo mais =) kkk)  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

@faller senão vejamos  minha tensão é de 13,5V direto da fonte então:

 

Rtotal =  13,5 / 0,005681818 =

 

Rtotal = 2376,000076

 

Rpot = 2376 - 220 = 2156

 

então ficaria um potenciometro de 2k + um resistor de 330R pra compensar a perda  pelo valor do potenciometro q talvez nao tenha ne?

 

tomara que eu tenha entendido kkkk quero ver eu decorar isso tudo acho que eu vou fazer uma mega calculadora em HTML  kkkk

 

Se a entrada de tensão no regulador for de 13,5 Volts jamais vais conseguir ter essa tensão na saída (minto, se o CI estiver em curto, queimado, vais sim conseguir a mesma tensão)

O Ci necessita de alguma tensão para trabalhar, não trabalha de graça. Olhe ai no datasheet do mesmo a característica Vi-vou, na página 4 tabela 6,3.  Ai diz que a tensão diferencial sobre o CI terá de ser mínima de 3 Volts..

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm317.pdf

 

Desse modo com 13,5 Volts na fonte de entrada o máximo que terás de tensão de saída - 3 Volts recomendado como mínimo Vi - vou dá cerca de 10,5 Volts de tensão de saída..

Se conservastes o valor de 220 Ohms para o resistor polarizador a corrente de polarização será de 0,005681818 ainda

Rtotal portanto será = 10,5V/0,005681818A= 1848 ohms e Rpot = 1848 - 220 = 1628 ohms, uma droga de valor que não vais encontrar sob a forma de potenciômetro nem que a vaca tussa..

 

Refaça cálculos, reveja com outro valor de Rpolarização..

 

E quanto aqueles 330 ohms para compensar a perda do potenciômetro é pura elucubração diabólica.. Não existe isso dai..

 

Não torne mais difícil o que é extremamente simples..

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

@faller kkkkkkk   OK eu nao encontrei potemciometro de 2k , apenas de 1k e 5K   kkkk   vou tentar aumentar a tensão da fonte para algo em torno de 20V pra utilizar o circuito OBG ai

A matemática existe justo para que você resolva seus problemas sem ter de arrancar os cabelos...

 

Vamos imaginar que não tenhas como aumentar a tensão da tua fonte e que os malditos 13,5 Volts sejam o máximo que vais colocar ai...

Imagines também que estás amarrado ao valor de potenciômetro de 1k e que a fábrica deles tenha pegado fogo e só vai conseguir produzir de novo em 2019..

 

Como fazer para que tenhas o valor de 10,5 ao final do ajuste do potenciômetro de 1k???????

 

Simples.. Pergunte-se com qual resistor de polarização vais conseguir definir uma corrente de polarização tal que consiga estabelecer sobre o potenciômetro, que se sabe só pode ser de 1k, ter sobre o potenciômetro de 1k, o valor de tensão que, somado a tensão de 1,25 atinja os 10,5 Volts da tensão máxima desejada?????

 

Tensão sobre o potenciômetro máxima = 10,5 - 1,25 = 9,25 Volts

Corrente de polarização = 9,25 Volts / 1.000 = 0,00925 Amperes

E finalmente novo valor do resistor de polarização = 1,25 / 0,00925 = 135,135 Ohms

 

Simples, trocastes a tentativa de busca de um potenciômetro com valor esdrúxulo por um resistor de valor também esdrúxulo..

 

Mas com o resistor é muito mais simples. Pegue o valor comercial imediatamente superior aquele calculado, no caso 150 ohms e coloque em paralelo ao mesmo um resistor de digamos 1200 ohms. O resultado será:

(150 x 1200) / (150 + 1200) = 18.000 / 1350 = 133,3 ohms

ou um resistor de 1500 ohms cujo paralelo com 150 ohms daria:

(150 x 1500) / (150 + 1500) = 22.500 / 1650 = 136,4 ohms

O mais próximo a 135,135 é o paralelo de 150 com 1500 ohms.. cujo resultado é um Rpol de 136,4 ohms.

 

O Vout máx = 0,00925 x ( 136,4 + 1000) = 10,51 Volts e tudo resolvido com 10,5 na saída e potenciômetro de 1k (resistor de polarização de 150 ohms em paralelo com 1500 Ohms) e tudo lhe custa somente o valor de um resistor a mais..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller Entendi amigo estou providenciando neste momento uma forma de polarizar o maldito mosfet dessa fonte para que ele aumente a tensão de saida  do trafo para que eu possa felizmente mudar os capacitores desta fonte (pois sao de apenas 16V) e finalmente ter 20V na saida. Nem que demore 1 semana para que eu aprenda isso sozinho ou com ajuda de alguem. Mas vou fazer so de raiva agora =P OBG pela aula @faller

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

@faller Entendi amigo estou providenciando neste momento uma forma de polarizar o maldito mosfet dessa fonte para que ele aumente a tensão de saida  do trafo para que eu possa felizmente mudar os capacitores desta fonte (pois sao de apenas 16V) e finalmente ter 20V na saida. Nem que demore 1 semana para que eu aprenda isso sozinho ou com ajuda de alguem. Mas vou fazer so de raiva agora =P OBG pela aula @faller

Algo me diz que lá vem explosão de novo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...