Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cuidados com resistor de potência


Posts recomendados

  • Membro VIP

Eu quero usar um resistor 220R com 5W para dissipar 4W.

Quais cuidados devo tomar?

 

Deveria usar aquela liga de estanho+chumbo para alta fusão?

Será que eu posso simplesmente usar uma barra plástica de contatos parafusados, invés de solda?

 

Por vídeo que assisti em Youtube, chuto que a temperatura desses resistores irá para uns 150 °C. Não tenho experiência. Será que essa temperatura vai tomar conta do resto do circuito, pelas pernas do resistor, e até derreter a tal barra plástica (sindal)?

 

conector-de-cabos-eletricos-12mm-20a-em-

 

A lógica imediata é que o calor do resistor de potência irá esquentar os contatos da barra de conexão, até o ponto de derreter o plástico e causar um curto circuito entre os contatos parafusados. Ou será que esse plástico aguenta alta temperatura?! Acho difícil, se não não existiriam o sindal de porcelana.

 

Usar a solda 63/37 seria saída segura?

 

Update

 

Vixe! Mal...

 

Citação

Bitola do fio: até 10mm²

Isolação: PE - Polietileno até 70°C

Corrente: 30 A

tensão: 600 V

Número de bornes: 1 a 12 Bornes

Cores: Branco / Preto

Linha: Sindal

 

Já sei que o sindal plástico eu não devo usar!

 

Update 2

 

Parece que, de acordo com www.sindal.com.br, a isolação do material, frente à temperatura, dar-se assim:
 

Citação

Fenólica(Baquelite)até 140°C
PA - Poliamida até 100°C
PE - Polietileno até 70°C
PR - Porcelana até 350°C

 

Como as peças de porcelana não são fáceis de encontrar, resta saber sobre a solda 63/37.

 

Update 3

 

Segundo a Wikipédia...

 

Citação

Na eletro-eletrônica, são mais usadas as soldas em forma de fios com a liga 60/40 ou a 63/37, que é a mistura eutética, com ponto de fusão de 183 °C. As aplicações são a soldagem de componentes em placas de circuito impresso, soldagem de terminais e conectores em cabos elétricos, etc.