Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cuidados com resistor de potência


Posts recomendados

Para uma mesma corrente, a resistência e a potência são diretamente proporcionais. Para uma mesma tensão, a resistência e a potência são inversamente proporcionais. Depende das situações que você está analisando F5Rua4D.gif.

 

 

 

Em termos de aspecto construtivo, a dissipação máxima de calor e a resistência elétrica estão ligadas, mas de forma menos direta. Desconsiderando outros fatores, com o aumento da área de seção reta do resistor, por exemplo, a resistência diminui enquanto a dissipação máxima aumenta.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tardiamente mencionaste indiretamente o real objetivo do projeto, faço coro com as sábias palavras do sábio amigo...

 

4 horas atrás, MOR disse:

tente usar estes circuitos com triac

(vulgo dimmer)

Somando mais um item: não desperdiça calor

 

Creia-me: opinião compartilhada por todos os homo-sapiens do forum (dinossauros.. forçou né paulão)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, rjjj disse:

Em termos de aspecto construtivo, a dissipação máxima de calor e a resistência elétrica estão ligadas, mas de forma menos direta. Desconsiderando outros fatores, com o aumento da área de seção reta do resistor, por exemplo, a resistência diminui enquanto a dissipação máxima aumenta.

 

Minhas estimativas estão "chutando" com um erro em percentual. O ferro e solda em questão é vendido como sendo de 40 W. Eletricamente, nós podemos calcular algo próximo de 37,5 W. Estou trabalhando com essa margem. Lii que a resistência da niquelina tende a se manter constante na variação da temperatura.

 

Comportamento muito diferente é aquele do filamento de uma lâmpada incandescente. Não sei do que ele é, só sei que é diferente.

 

48 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Tardiamente mencionaste indiretamente o real objetivo do projeto, faço coro com as sábias palavras do sábio amigo...

 

(vulgo dimmer)

Somando mais um item: não desperdiça calor

 

Creia-me: opinião compartilhada por todos os homo-sapiens do forum (dinossauros.. forçou né paulão)

 

Já li isso em tudo que é lugar.

 

 

Estou mesmo querendo fazer diferente. Por favor, não se chateiem! Dando certo ou não, estarei reportando aqui os resultados. Não terei vergonha de ser mal sucedido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Tardiamente mencionaste indiretamente o real objetivo do projeto, faço coro com as sábias palavras do sábio amigo...

 

(vulgo dimmer)

Somando mais um item: não desperdiça calor

 

Creia-me: opinião compartilhada por todos os homo-sapiens do forum (dinossauros.. forçou né paulão)

homo-sapiens do fórum não, neandertais!

 

E existem uns dimmers (triacs) baratos por ai, é o cúmulo fazer isto com uma resistência, é procurar problema. Eu até andei instalado uns numas lâmpadas de led que eu comprei no eBay (lâmpada de led dimerizável).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
35 minutos atrás, Intrudera6 disse:

existem uns dimmers (triacs) baratos por ai

 

De fato. Tens uns por 15 ou 20 reais.

adicionado 17 minutos depois
53 minutos atrás, Intrudera6 disse:

é o cúmulo fazer isto com uma resistência, é procurar problema

 

Por exemplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Intrudera6, eu entendo e não discordo. Mas por enquanto eu ir aprendendo com esses resistores.

 

Por outro lado, quando eu for usar um dimmer, preocupar-me-ei com a interferência eletromagnética que ele poderá causar, se já não embutir o devido filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
17 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Já li isso em tudo que é lugar

permita-me: O pior cego não é aquele que não quer ver e sim aquele que não acredita naquilo que os que enxergam estão a lhe dizer

 

16 horas atrás, alexandre.mbm disse:

ir aprendendo com esses resistores

Aí sim... este é o espírito da coisa. Diga o que já aprendeste, o que pretendes aprender e o que se pode te ensinar além da simples matemática da lei de ohm (meu limite pelo menos... em teoria)

 

16 horas atrás, alexandre.mbm disse:

preocupar-me-ei com a interferência eletromagnética que ele poderá causar, se já não embutir o devido filtro

Sua preocupação procede mas penso que tal momento está muito longínquo. A maioria dos eletrônicos está preparada pra conviver com tal interferência. No momento só sinto tal interferência num rádio AM mesmo assim se estiver bem próximo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu acredito no que li; apenas estou optando por experimentar outros caminhos.

 

Vou aprender na prática:

  1. se posso usar solda 63/37
  2. se o calor dissipado é demais
  3. se o resistor pode trabalhar próximo a seu limite
  4. se o calor invade o resto do circuito (pelo metal)
  5. se com a niquelina o erro terá um coeficiente
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ei... por favor, não vamos entrar em discussão tola OFF-topic. Eu chamei vocês pra gente colecionar informação sobre resistores de potência. Vocês tem contribuído e sou grato. Minha corrente mensagem não é para alimentar uma "guerra". A batalha nem existe! Tecnicamente vocês estão certos. É verdade que meu "projetinho de calor" parece inútil. É verdade que é simplório, ineficiente e ultrapassado — especialmente para a aplicação que estou fazendo dele. Porém, vamos dar a César o que é de César: resistor de potência foi feito para esquentar, SIM.

 

Aos que estão ACIMA DE TUDO aborrecidos, por eu estar criando algo pouco inteligente, e arcaico: podem simplesmente me deixar aqui sozinho. Com certeza já deram suas contribuições. Quem achar interessante voltar um pouco no tempo, continue por aqui. A todos, uns e outros, eu agradeço, pois já participaram e transmitiram conhecimento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1-provavelmente pode com qualquer solda que o ferro funde. Mas cuidado: quem com ferro funde, com ferro será fundido (finja que esboçou um sorriso por favor)

2-2.5W é um belo aquecimento. Prefira resistor de 4x mais potência

3-Só na teoria. Na prática (hás de percerber) que não deve. Esquenta muito e pode até se romper. 3 a 4x + potência é minha recomendação prática.

4-Não invade. Ele foi feito pra expelir o calor pelo corpo mesmo. Como já foi dito, deixe-o + alto que puder e longe de objetos e bem 'ventilado' - livre de 'obstáculos' ao calor.

5-a tal niquelina é um fio de arame que pretendes usar como resistor? Só tome cuidado com a isolação sendo que esta, claro, deve suportar a temperatura

 

Como eu, @Mestre88 apenas expõe sua opinião. Concordo que agregou um mínimo apenas mas esta é sempre nossa proposta: agregar.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isadora Ferraz

 

:tw_blush:

 

(não é fingido; dessa vez você conseguiu)

 

16 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

5-a tal niquelina é um fio de arame que pretendes usar como resistor? Só tome cuidado com a isolação sendo que esta, claro, deve suportar a temperatura

 

Parece que os "resistores" dos ferros solda em geral são de niquelina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/11/2016 às 14:14, alexandre.mbm disse:

 

Em 12/11/2016 às 13:13, Mestre88 disse:

É ao contrário, quanto menor o valor do resistor maior a potência.

 

Assim eu pensava. Mas nem o simulador, nem meus cálculos, nem a vitrine da eletrônica corroboram isso.

 

 

Já que a discussão começou com a potência do resistor a ser usado, acho que isto tem a ver .....

 

Como assim , você está querendo dizer que quanto menor o resistor, menor a potência dissipada nele ????

 

Isso é a mesma coisa que afirmar que Einstein estava errado, meu amigo !

 

Para uma condição onde a tensão é constante, e o resistor é a carga a ser aplicada, quando você diminui o resistor a corrente sobre ele aumenta, e a potência aumenta também, pois é o produto da tensão pela corrente. É tudo derivado da lei de Ohm.

 

Pode usar o Proteus, ou qualquer outro simulador, e vai ver que acontece exatamente o que eu e mais um bilhão de dinossauros e neandertais ( boa !....)  afirmam.

 

Poste aqui o circuito e os cálculos que você fez, pois tenho certeza que a sua situação não envolve tensão constante sobre o resistor...

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma das alternativas que se usava em bancada, para aumentar a vida útil do ferro de soldar era colocar um diodo em série com o soldador. Eu cheguei a ter um desses com um pequeno timer, mono-estável, que era disparado com uma pedaleira.

 

Era pegar o soldador na mão, pré aquecido pois estava ligado via diodo, pisar no botão da pedaleira, que com o tempo se torna instintivo, e em menos de 10 segundos o ferro estava a pleno calor. Passado cerca de um minuto volta o diodo a operar.

 

Só coloco ai para somar, nem estou defendendo fazer assim ou assado. Só lembro que lá pelo início a ideia até já foi colocar o(s) resistor(es) dentro de um balde de água...  Ai eu peço... Menos, por favor, menos.. Isso seria o cúmulo da gambiarra..

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Alexandre.

Antes de mais nada, seus questionamentos são válidos.

Ocorre, que me baseando em suas respostas, pude formar um quadro do seu conhecimento em eletrônica.

A partir deste ponto, confesso que as respostas que procuras exigem um maior conhecimento da eletrônica.

No atual quadro, você vai ter enorme dificuldade em responder satisfatoriamente suas indagações. 

Minhas afirmações baseiam-se na minha própria evolução com a eletrônica. Já passei por algo semelhante.

Dizem que se conselho fosse bom, se vendia e não se dava, mas aí vai uma recomendação.

Seria muito mais interessante se você, antes de tentar solucionar estes problemas, adquirisse maiores conhecimentos com a eletrônica. A partir daí, você passaria a enfrentar estes problemas com mais capacidade.

MOR_AL

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Passou-se todo esse tempo e eu ainda não fiz o experimento! Em eletrônica, estou com tudo parado. A cada dia surgem novas demandas aqui no lar.

 

@Mestre88, eu havia pensado em colocar resistores em paralelo. Mas ainda numa configuração forçada. E não gosto da ideia. Se um abre, os outros provavelmente abrirão em seguida.

 

Mas já analisei esses meus pensamentos, e conclui que estou com temores tolos. Bastaria deixar circuitos e componentes bem dimensionados. Obrigado pelo reforço. Acho que não chegarei a fazer apenas porque "não sai mais barato"; muito provavelmente não sai.

 

@aphawk, realmente aconteceu que eu confiei mais no simulador do que nos meus cálculos. De modo que depois eu olhei com uma certa flexibilidade os esboços que eu tinha feito. Será que o simulador está errado?

 

Dê uma olhada nisso, por favor: simulação falstad.com

 

Por enquanto eu continuarei a poupar vocês e a mim mesmo dos meus RASCUNHOS que foram "flexibilizados" por influência desse simulador.

 

@faller, obrigado pela contribuição. Mas minha intenção é diminuir o calor enquanto soldando, e não economizar energia. Eu tenho um ferro de 40W que TALVEZ já seja muito quente para as plaquinhas de embarcados.

 

@MOR, é verdade, eu não tenho condições de buscar de imediato a resposta ao item 5. Até porque provavelmente precisaria de algumas ferramentas. Quanto aos demais itens, os julgo simples, mesmo para quem tem pouca experiência e afinidade com eletrônica (como eu, no meu nível).

 

Seu conselho é bom. Passou um certo ar de superioridade mas eu ACEITO que não tem como fugir disso. Na verdade eu admiro sua franqueza.

 

Porém, não vou desistir do que vejo que posso alcançar (itens 1 a 4).

 

@Isadora Ferraz, muito obrigado por sua participação. Mas não, eu não quero mexer com fios de resistência e usá-los para fazer gambiarras. Eu realmente tenho acreditado que meu circuito arcaico, usando resistores PTH, não obstante ser arcaico, pode tornar-se uma não-gambiarra.

 

Parece até sonho: com um assunto simples eu consegui reunir a nata do fórum...

Os não citados nesta mensagem sintam-se também incluídos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

....

 

@MOR, é verdade, eu não tenho condições de buscar de imediato a resposta ao item 5. Até porque provavelmente precisaria de algumas ferramentas. Quanto aos demais itens, os julgo simples, mesmo para quem tem pouca experiência e afinidade com eletrônica (como eu, no meu nível).

 

Seu conselho é bom. Passou um certo ar de superioridade mas eu ACEITO que não tem como fugir disso. Na verdade eu admiro sua franqueza.

 

Porém, não vou desistir do que vejo que posso alcançar (itens 1 a 4).

....

 

Fico feliz, que você tenha aceitado meus comentários. Acredite que o reconhecimento de um fato já é um grande passo à frente, para a solução dos seus problemas com eletrônica. 

 

Não tive a intenção de passar nenhum ar de superioridade, apenas como você comenta, fui franco. 

Quisera eu, ter a facilidade de tirar minhas dúvidas nas décadas de 70, 80, 90 ...., quando não havia internet e tampouco fóruns e os professores eram tão requisitados, que por vezes deixavam de respondê-las.

Nesta época contávamos apenas com livros e com as revistas de eletrônica nacionais, o que exigia muito tempo de pesquisa até que as informações, contendo as respostas, fossem obtidas.

O fato positivo desse procedimento é que refinei minha capacidade de pesquisar. 

Bons projetos.

MOR_AL

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, alexandre.mbm disse:

 

@aphawk, realmente aconteceu que eu confiei mais no simulador do que nos meus cálculos. De modo que depois eu olhei com uma certa flexibilidade os esboços que eu tinha feito. Será que o simulador está errado?

 

Dê uma olhada nisso, por favor: simulação falstad.com

 

 

 

Você tem um resistor em série com a sua carga !

 

As chaves permitem associar outro resistor em paralelo, e até mesmo dar um curto-circuito no resistor em série.

 

Nesse caso, quanto menor o resistor equivalente que fica em série com a carga, maior a corrente que circula na carga, e maior a potência dissipada nela.

 

O simulador confirma isto que falei, e claro que tinha de confirmar !

 

Não entendi ainda de onde você tirou a sua afirmação equivocada, mas o simulador está certinho !

 

P.S. -> Não vi nenhum tipo de "superioridade" no post do @MOR, achei até muito elegante a resposta dele, afinal é o membro deste Fórum com o maior conhecimento teórico e por incrível que pareça aliado a uma enorme disposição em ensinar, e que poderia facilmente refutar as suas afirmações sobre a relação da potência com a resistência através de várias demonstrações teóricas clássicas. Aliás, essa maneira de lhe responder  só fez aumentar o conceito já bem elevado com o qual o tenho em conta !

 

A elegância  foi justamente tratar o assunto apenas com uma resposta simples sobre a sua necessidade de ter uma maior experiência tanto teórica e prática com a Eletrônica.

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, aphawk disse:

Não entendi ainda de onde você tirou a sua afirmação equivocada, mas o simulador está certinho !

 

Talvez estejamos afirmando a mesmíssima coisa. Por favor, se quiser continuar sobre isso, cite-me com precisão. Pois parece-me que no ponto a que chegamos estamos a concordar em ter o simulador de falstad.com como uma referência válida.

 

1 hora atrás, aphawk disse:

P.S. -> Não vi nenhum tipo de "superioridade" no post do @MOR, achei até muito elegante a resposta dele, afinal é o membro deste Fórum com o maior conhecimento teórico e por incrível que pareça aliado a uma enorme disposição em ensinar, e que poderia facilmente refutar as suas afirmações sobre a relação da potência com a resistência através de várias demonstrações teóricas clássicas. Aliás, essa maneira de lhe responder  só fez aumentar o conceito já bem elevado com o qual o tenho em conta !

 

A elegância  foi justamente tratar o assunto apenas com uma resposta simples sobre a sua necessidade de ter uma maior experiência tanto teórica e prática com a Eletrônica.

 

Não estou aqui para disputar jogo de conhecimento.

 

Veja só como eu me dirigi a ele:

 

6 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Seu conselho é bom. Passou um certo ar de superioridade mas eu ACEITO que não tem como fugir disso. Na verdade eu admiro sua franqueza.

 

Não retiro o que está escrito acima. Vou apenas esclarecer com mais palavras:

 

"@MOR, eu aceito o seu conselho. Foi um pouco difícil recebê-lo, e imagino que também tenha sido difícil dá-lo, porque mesmo você não querendo, é inevitável não parecer que você evidencia minha ignorância frente ao seu conhecimento e ao conhecimento dos demais. Eu compreendo que para cumprir a missão de me ajudar, você não teve escolha: precisou dizer o que disse, e como disse. Ou a mensagem seria outra, de menor ajuda ou inútil. Eu admiro essa sua capacidade de se deixar parecer menos simpático, até com ar de superior, por limitação de linguagem, para então conseguir realmente me ajudar e ser amigo. Já estive num lugar parecido com o seu, quando a única maneira de ajudar a pessoa era mostrar que ela estava se achando um pouco mais da conta."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou negar meu conhecimento. Fazê-lo sim, seria demagogia. Mas observe que ele tem sua trajetória desde 1965, quando aos 13 anos comecei a brincar com eletrônica. À partir dali só tive a sorte, oportunidade e interesse em estudar e não ver a superioridade do conhecimento dos outros se abater sobre mim, como algo negativo. Pelo contrário. Sempre admirei e até mesmo invejei esta superioridade. Me dava incentivo a querer aprender mais, independentemente de quão pedante fosse a fonte. Bastava filtrar o joio do trigo e seguir em frente. 

Sugiro que faças o mesmo. Ignore minha superioridade. Apenas aproveite as informações úteis e relegue as que você considera inúteis.

Não havia necessidade de incluir o comentário da minha "superioridade", mesmo que dourando a pílula. São estes apêndices, que nos fazem refletir quando respondemos a um tópico de auxílio. Mas como eu mesmo afirmo acima, relego seu comentário malicioso e apenas mantenho suas gentis palavras.  

Apesar de ter alcançado um bom conhecimento, não abro mão de sempre ouvir mesmo aqueles com menos conhecimento. Sempre há algo de bom que se possa aproveitar e aprender.

Bons estudos.

MOR_AL

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
31 minutos atrás, MOR disse:

relego seu comentário malicioso e apenas mantenho suas gentis palavras

 

Eu tentei transmitir que meu comentário não foi malicioso ou pejorativo. Vocês não querem acreditar. Azar o meu! "Superioridade" foi apenas uma palavra para a qual eu não encontrei substituta. Aquilo que é superior está munido de superioridade.

 

Quanto ao "ar de superioridade", quer dizer que muitas vezes as pessoas dispensam aparecer assim. Mas eu também tentei explicar que outras vezes é necessário deixar que aconteça. Ninguém quer parecer pedante, mas como ajudar um ignorante sem fazer notar sua ignorância? Somente algumas circunstâncias possibilitam isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...