Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
wardini

Melhor Programa Para Montar Circuitos!

Recommended Posts

:huh: Qual é o melhor ou um bom programa que eu posso usar em meu Computador para montar esquemas de circuitos eletricos?

VALEU GALERA!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou iniciante em eletrônica, e estou começando do zero a aprender, cheguei a montar um circuito real que liga um aparelho qualquer no caso de falta de energia elétrica, consegui o esquema mais simples possível:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img522.imageshack.us/img522/174/modif16rf.th.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Tenho o Multisim 8 ( Electronics Workbench ), mas não consigo fazer nenhum transformador funcionar, botei um power source de 130V por 60Hz no início, depois botei um transformador ( mas não sei qual devo usar, se é linear, real, não linear, etc. ). Já achei onde muda os parâmetros, ou seja, botei 110V no primário, e 12 no secundário, já mudei varias vezes o tipo da pinagem ( Bidirecional, Passiva, como entrada, como saída, etc.), mas nada muda. Ao ler a tensão, na saída, não aparece valor algum, é como se o transformador estivesse queimado.

Após o transformador, botei um diodo 1N4004 no pino de cima, no pino do meio vai direto ao negativo do capacitor, após o diodo, vai direto pro positivo do capacitor, ou seja, ele está em paralelo, após isso, para finalizar o circuito, eu botei uma lampada de 12v por 25W, foi a menor que encontrei, já botei até resistor no lugar, e nada tambémém. Esta terminação foi para simplificar o teste de funcionalidade do circuito, e obviamente está no lugar do relé.

è claro que tambémém aterrei, ou seja, liguei um GND em baixo do Power Source ( no negativo ), e após o transformador, no fio do meio, eu liguei tambémém o GND, o quinto fio do transformador, o de baixo, eu marquei como EXCLUDED, pois não é usado.

O que pode estar errado?

Compartilhar este post

Link para o post

jigarodrigues, pelo que disse,, será que eu estou montando o transformador direito? Existe algum tutorial em portugues bem detalhado do multisim? ou pelo menos um manual de eletrônica que fale sobre transformadores em detalhes, pois nem sei a diferença entre transformadores ideias, reais, lineares, não lineares, etc. e também outros parâmetros, tais como indutância, etc, etc, etc, que existem em transformadores!

Compartilhar este post

Link para o post

Um bom programa para desenvolvimento de placas de circuito impresso é o Protel.

Eu uso o Protel DXP 2004 hà um ano e nunca me deixou na mão. Já fiz vários tipos de placas com os mais variados componentes e diversos tamanhos de PCI.

Até mais,

Um feliz Natal para todos

Fábio

post-55955-13884900481828_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por ffrasca5@28 de dezembro de 2005, 12:18

O ORCAD faz simulações também?

Sim faz.... Ele é o melhor para simulações, mas como disse é bem difícil mexer nele... Aconselho você a usar o EWB (multisim)

ABraço

Compartilhar este post

Link para o post

Segui o seu conselho e baixei a versão 9 d MultiSm. Realmente é muito bom. O problema é que a simulação fica disponível somente por um período de 45 dias a contar da instalação. E depois? Será preciso formatar o HD pra continuar usando o programa?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais