Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
wardini

Melhor Programa Para Montar Circuitos!

Recommended Posts

:huh: Qual é o melhor ou um bom programa que eu posso usar em meu Computador para montar esquemas de circuitos eletricos?

VALEU GALERA!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou iniciante em eletrônica, e estou começando do zero a aprender, cheguei a montar um circuito real que liga um aparelho qualquer no caso de falta de energia elétrica, consegui o esquema mais simples possível:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img522.imageshack.us/img522/174/modif16rf.th.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Tenho o Multisim 8 ( Electronics Workbench ), mas não consigo fazer nenhum transformador funcionar, botei um power source de 130V por 60Hz no início, depois botei um transformador ( mas não sei qual devo usar, se é linear, real, não linear, etc. ). Já achei onde muda os parâmetros, ou seja, botei 110V no primário, e 12 no secundário, já mudei varias vezes o tipo da pinagem ( Bidirecional, Passiva, como entrada, como saída, etc.), mas nada muda. Ao ler a tensão, na saída, não aparece valor algum, é como se o transformador estivesse queimado.

Após o transformador, botei um diodo 1N4004 no pino de cima, no pino do meio vai direto ao negativo do capacitor, após o diodo, vai direto pro positivo do capacitor, ou seja, ele está em paralelo, após isso, para finalizar o circuito, eu botei uma lampada de 12v por 25W, foi a menor que encontrei, já botei até resistor no lugar, e nada tambémém. Esta terminação foi para simplificar o teste de funcionalidade do circuito, e obviamente está no lugar do relé.

è claro que tambémém aterrei, ou seja, liguei um GND em baixo do Power Source ( no negativo ), e após o transformador, no fio do meio, eu liguei tambémém o GND, o quinto fio do transformador, o de baixo, eu marquei como EXCLUDED, pois não é usado.

O que pode estar errado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

jigarodrigues, pelo que disse,, será que eu estou montando o transformador direito? Existe algum tutorial em portugues bem detalhado do multisim? ou pelo menos um manual de eletrônica que fale sobre transformadores em detalhes, pois nem sei a diferença entre transformadores ideias, reais, lineares, não lineares, etc. e também outros parâmetros, tais como indutância, etc, etc, etc, que existem em transformadores!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um bom programa para desenvolvimento de placas de circuito impresso é o Protel.

Eu uso o Protel DXP 2004 hà um ano e nunca me deixou na mão. Já fiz vários tipos de placas com os mais variados componentes e diversos tamanhos de PCI.

Até mais,

Um feliz Natal para todos

Fábio

post-55955-13884900481828_thumb.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por ffrasca5@28 de dezembro de 2005, 12:18

O ORCAD faz simulações também?

Sim faz.... Ele é o melhor para simulações, mas como disse é bem difícil mexer nele... Aconselho você a usar o EWB (multisim)

ABraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segui o seu conselho e baixei a versão 9 d MultiSm. Realmente é muito bom. O problema é que a simulação fica disponível somente por um período de 45 dias a contar da instalação. E depois? Será preciso formatar o HD pra continuar usando o programa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×