Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reparo em super nintendo


DeadCool

Posts recomendados

Bom dia amigos do fórum, tudo bem?

 

Ganhei um super nnintendo(quebrado) de um amigo. não sou expert em eletrônica mas sei fazer alguns reparos básicos.

 

Vamos lá, primeira dúvida, recebi o game com uma fonte que marca 9v na etiqueta, porém no multímetro, marca 17v. já o game pede 10v

Troco a fonte?

 

Segundo, o fusivel está queimado, devo colocar do mesmo modelo? ou pode ser um genérico de mesma corrente?

 

Terceiro, ao analisar a placa, vi que dois chips estão com uma saída rompida, pelo jeito, de propósito, conforme as imagens, devo soldar essas saídas?

 

Desde já obrigado!

20161110_091646.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade, podes usar essa fonte mesmo, mas coloque um 7809, ou se existir (acho que não) um 7810, ou ainda, monte um redutor.

Quando retifica-se um transformador, o valor dele retificado é a tensão vezes a raiz de 2 então no teu caso, 9V daria em torno de 12

 

Apesar de rotulado 9V, esse trafo provavelmente é de 12V, que irá a perto de 18.

 

Podes, ainda, pegar um trafo de 6V, e retificar ele, que irá a 8,4, mas fica muito longe de 10V, melhor o de 9 mesmo, e um regulador, ou esse aí, e um regulador.

29 minutos atrás, Alex Lamim disse:

Segundo, o fusivel está queimado, devo colocar do mesmo modelo? ou pode ser um genérico de mesma corrente?

 

o ideal é o mesmo modelo, ou use um de disparo rápido

30 minutos atrás, Alex Lamim disse:

Terceiro, ao analisar a placa, vi que dois chips estão com uma saída rompida, pelo jeito, de propósito, conforme as imagens, devo soldar essas saídas?

Porque alguém dessoldaria de propósito? para parar de funcionar? Ou tentaram adaptar hdmi.. terias de ver na internet sobre isso. O ideal é ressoldar, mas

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

isso.. veja aqui

URL: http://baudaeletronica.blogspot.com/2011/11/lista-dos-reguladores-de-tensão-da.html

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/1076-art156

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t923-reguladores-de-tensão-78xx-e-79xx

 

Só, tente também ver com o LM 317 ou o 350. Que me lembre a corrente do Super Nintendo é baixa... mas se for mais de 1A, não sei se os 78XX aguentam

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou de volta, ilkyest, muito obrigado por enquanto... Vamos aos resultados parciais.

 

Sobre o console: pesquisei, até mesmo pela identificação no chip, mas não achei informações sobre essas saídas rompidas, (que inclusive estava com a trilha meio que descolada, perto desta saída.) consegui fazer o reparo sem maiores problemas. Também troquei o fusivel. 

 

Agora sobre a fonte, antes de fazer a alteração final, fiz um teste, não funcionava de jeito algum, quando fui ver o regulador, estava marcado 7910... (e olha que eu pedi o 7809 ou 7810). Pelo que vi, a diferença é que esses trabalham com voltagens negativas, conforme os artigos que você citou, então não serviria para esta fonte... creio eu...

 

Pois bem, para testar o game, eu liguei em uma fonte de PC, utilizando a saída 12v. A luz vermelha acendeu, mas não tenho cartucho aqui rsrsrsrs... sábado pegarei um cartucho emprestado e amanhã trocarei o regulador para usar a fonte. Se tudo correr bem, posto aqui a foto de como fiz tudo!

 

Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Alex Lamim disse:

Pois bem, para testar o game, eu liguei em uma fonte de PC, utilizando a saída 12v. A luz vermelha acendeu, mas não tenho cartucho aqui rsrsrsrs... sábado pegarei um cartucho emprestado e amanhã trocarei o regulador para usar a fonte. Se tudo correr bem, posto aqui a foto de como fiz tudo!

 

Cuidado ao usar 12V.

 

o 7910 é negativo. o 7810 positivo. Eu já "fedi" um SNES com fonte 12V... cuide.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, ilkyest disse:

 

Cuidado ao usar 12V.

 

o 7910 é negativo. o 7810 positivo. Eu já "fedi" um SNES com fonte 12V... cuide.

 

Sim, vou providenciar o 7810 hoje.

 

Agora uma dúvida, talvez você lembre...

Quando liga o snes sem cartucho, era para a tela ficar preta ou não? 

Perguntei porque estou utilizando o cabo que liga na antena, e a imagem muda no canal 4 analogico, mas continua saindo o áudio do canal mesmo, já o canal 3 na minha tv só da para acessar o 3.1 (digital) então não dá pra testar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Alex Lamim disse:

Sim, vou providenciar o 7810 hoje.

Providencie um dissipador de calor também, senão adeus 7810.

 

6 horas atrás, Alex Lamim disse:

Perguntei porque estou utilizando o cabo que liga na antena, e a imagem muda no canal 4 analogico, mas continua saindo o áudio do canal mesmo, já o canal 3 na minha tv só da para acessar o 3.1 (digital) então não dá pra testar. 

 

Na maioria das TVs novas quando acessar o canal 3.1 digital, aperte o 3 de novo aí entra o 3 analógico. Se está saindo o som do canal 4 analógico é porque o Video-game tem a sintonia para o canal 3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, ilkyest disse:

sim.. fica preta. Quando o cartucho pega daí dá a mensagem da Snes

 

Com o cabo RF não ficou... :/

 

2 horas atrás, Mestre88 disse:

Providencie um dissipador de calor também, senão adeus 7810.

 

Sim, vou pegar um de uma placa-mãe velha que tenho, aquele que fica no chipset deve ser mais que suficiente, creio eu...

 

2 horas atrás, Mestre88 disse:

Na maioria das TVs novas quando acessar o canal 3.1 digital, aperte o 3 de novo aí entra o 3 analógico. Se está saindo o som do canal 4 analógico é porque o Video-game tem a sintonia para o canal 3.

 

Já tentei de toda forma, se eu dígito só o 4, ele entra no 4 analogico, pra ir no digital só digitando 4.1, agora o canal 3 não vai de jeito nenhum. Mas eu comprei um cabo AV por 15 mangos e peguei um cartucho emprestado, hoje a noite testo tudo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma grande burrada! 

 

Testei aqui e funcionou....

 

Porém a tela ficou meia estranha, talvez por conta do cristal oscilador (pelo que pesquisei) porém eu não tinha soldado a bendita fonte e testei com a polaridade invertida :@ 

 

Agora ele acende a luz mas fica só um chiado na TV :@@@@

 

Sabem se nesses casos o dano é muito grande? 

 

Estou muito p**to comigo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Alex Lamim disse:

 

Puts...

 

O led acende... mas não significa que seja algo fácil de arrumar?

 

O Led acende apenas por estar ligado a fonte de alimentação, ligando invertido ele não queima.

Quanto ao resto sim, o mais difícil é encontrar peças novas, já que o video-game é velho. Conseguir trocar é meio difícil também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe a insistência, mas eu desmontei ele aqui, e não há nenhum dano físico aparente, tem alguma dica do que eu possa analisar?... vai que eu tenha a sorte de não ser muita coisa...

 

foi muito falta de atenção, pois estou acostumado com as fontes de hoje em dia em que o positivo fica no meio, quando testei, usei o meio como positivo do multimetro, e como o polo já estava invertido, liguei e aconteceu isso.

 

Deixei um tempo desligado, estranho que eu estava ligando numa fonte de 10v do mega drive do meu amigo (inclusive foi nela que liguei com a polaridade invertida) e quando corrigi a polaridade, mesmo sendo a tensão em 10v cravados, dava aquele problema. Agora eu cheguei em casa e liguei de novo na fonte de 12v de PC e por incrível que pareça funcionou, mas em preto e branco e chuviscado, conforme a imagem.

 

Bem, agora vou fazer mais testes, com cabo RF, AV, dar uma limpada nos contatos etc... caso não resolva, vou trocar o cristal oscilador e vamos ver no que dá! até breve...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ilkyest disse:

Primeiro veja se ele não tem nenhum diodo de proteção, que lembro tinha...

 

2) esses SNES antigos tinham uma chave 3-4 na saída do RF...

3) teria de ver o CI para teste, daí só tio google

 

Ele funcionou, preto e branco, pelo que pesquisei, esses snes antIgos tinham uma transcodificação de PAL para NTSC que eram no chips u8 e u7 se eu não me engano, exatamente os que estavam rompidos, provavelmente tiraram essa transcodificacao, vi na Internet que trocando o cristal oscilador para um NTSC já resolve mantendo a originalidade  (ou pelo menos quase) vou procurar na sta ifigenia na quinta e trocar, aí posto informando se deu certo ou não. 

 

Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ilkyest disse:

Porque essa preocupação @Alex Lamim . As TVs novas são todas, pelo menos, trinorma (PAL-M/N-NTSC)

 

E a transcodificação era NTSC -> PAL, NTSC é padrão USA. PAL-M é BR

 

 

Na verdade, é só porque a imagem está preto e branco, e pelo que pesquisei na Internet isso resolve... 

 

Como disse, não sou "expert" em eletrônica, mas não achei outra coisa que causa essa imagem sem cor, fiz os testes com o cabo RF e AV, ficam exatamente iguais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, deu certo!

 

Como tiveram vários problemas, vou explicar tudo o que fiz, alguém pode precisar.

 

1° Troquei o fusivel, até aí, sem novidade.

 

2° Sobre um terminal dos chips estarem soltos, isso se trata do destravamento do aparelho, então, rompi novamente.

 

3° A imagem, realmente como o @ilkyest falou, não era necessário retranscodificar, mas troquei o cristal por um de mesma frequência, e então as cores voltaram... Mas... as imagem continuou muito distorcida. Pesquisei na Internet, não descobri o que causa, mas como corrige. atrás do slot do cartucho, especificamente te neste modelo, tem um espaço onde no modelo anterior, era colocado um capacitor de 1000uf 25v, neste modelo não. Onde ensinam a corrigir, dizem pra colocar um de 2200uf, como eu tinha na fonte um de 1000 eu coloquei este mesmo e resolveu, agora o meu SNES está PERFEITO!

 

Mas... como nem tudo na vida é um mar de rosas, agora quando eu ligo a fonte na tomada, mesmo com o botão power desligado, o snes liga com a imagem distorcida, aí mudo o botão power para on, ele corrige a imagem e o jogo continua rodando normalmente, desligando o botão power o jogo continua rodando mas com a imagem ruim... sabem o que pode ser? se algum componente pode estar estar  em curto?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas placas são de versões diferentes...

Veja este caso, o botão está completamente desplugado da placa, e o led está aceso. (Imagem abaixo).

Se isso ajuda, eu tinha deixado ele conectado na energia, mas com o botão power desligado, e então,  cheguei em casa certo dia, e o led estava ligado. Não encontrei nenhum tipo de curto circuito...

O que acha que eu poderia analisar para verificar isso?

 

20161123_113827.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...