Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Igor Taschetto

Problema com barulho muito alto na ventoinha e pc travando

Recommended Posts

Oi gente, tenho um notebook Dell 14R 4110 ja fazem 6 anos, e de 5 meses pra cá ele começou a fazer muito barulho no cooler, muito mesmo, e depois que o cooler liga, nao desliga mais em hipótese alguma, para completar algumas vezes ele tem uma lentidão absurda. Quanto a essa lentidão que ocorre as vezes ja fui naquele monitor disponível no gerenciador de tarefas e percebo que em alguns momentos, se eu chego a abrir meia dúzia de janelas, o uso da memória alcança 99% de uso da memória e a partir daí é um show de horrores de lentidão (segue uma imagem desse momento gostoso)image.png, não sei o que pode ser, já formatei, limpei, troquei a pasta térmica, chequei os capacitores, não sei mais o que pode estar ocorrendo. Ja desativei também o Windows Update (da forma mais simples possivel)

Estou à disposição para qualquer duvida que vocês tiverem. 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Igor Taschetto isso tem uma grande cara de ser sua memória RAM acabando e o sistema jogando dados para o HD, que é a parte mais lenta do notebook.
Ao fazer isso, o processador acaba tendo um certo trabalho e por isso sua máquina está esquentando e a ventoinha trabalhando alto pra compensar.

Além disso, seu cooler pode estar sujo, dificultando a refrigeração.

Eu estou na mesma situação que você, quase jogando o notebook na parede, esse parece ser um defeito do Windows 10 e dos navegadores consumindo muita memória e, espero poder aumentar a quantidade de RAM em breve, porque eu já limpei tudo que foi processo que eu pude aqui no garoto.

Editado por Evandro

Compartilhar este post

Link para o post
23 minutos atrás, Igor Taschetto disse:

@Evandro e o que se faz nessa situação ? até porque eu acho que não tem como expandir memória nesse notebook

Tente algum guia de otimização do windows, tente não abrir tantas abas no navegador (:oops:), não abra vários programas ao mesmo tempo (como uma máquina virtual e 20 abas no Chrome, que nem eu), e se não resolver, você pode recorrer a um SSD, mas provavelmente deve dar pra aumentar a quantidade de memória, se não for pela adição de um pente de memória, pela troca do seu por um maior.

Eu vou esperar a black fraude pra ver se acho um pente de memória com preço mais baixo do que hoje (um de 4 GiB está R$ 130), e eu já tenho um SSD encostado aqui que não uso por preguiça. ^_^

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Igor Taschetto disse:

@Evandro obrigado cara, mais uma pergunta, essa sua ideia de utilizar um SSD tem qual objetivo? Tentar desafogar o HD principal?

Não, é substituir o HD principal, o SSD é MUUUUUUITO mais rápido e eu não preciso mais de 500 GiB de espaço pra colocar coisas.

Eu estou com o Windows, Civilization V, Diablo 3 e mais uma meia dúzia de programas corriqueiros instalados no micro e não uso nem 90 GiB do HD.

Se você é das pessoas que precisam de bastante espaço de armazenamento, pode transformar o HD do note em um externo, comprar um externo ou comprar uma baia que troque o drive de DVD por um espaço pra colocar HD, aí você fica com o SSD pro Windows e programas, e o HD pras sacanagens, digo, pras outras coisas que queira armazenar. :D

Compartilhar este post

Link para o post

@Henrique - RJ não tem essa opção no meu note, quanto a essa função de energia ele é bem limitado. Agora até não ta lento e ta fazendo a mesma barulheira no cooler, baita gritaria no cooler quando recém liga o pc.

To quase atirando na parede ele.

adicionado 1 minuto depois

Será que não é um comando errado que a placa-mãe esta enviando para o cooler trabalhar mais do que deveria??

Compartilhar este post

Link para o post
32 minutos atrás, Igor Taschetto disse:

e ta fazendo a mesma barulheira no cooler, baita gritaria no cooler quando recém liga o pc.

To quase atirando na parede ele.

adicionado 1 minuto depois

Será que não é um comando errado que a placa-mãe esta enviando para o cooler trabalhar mais do que deveria??

Assim que você liga, o cooler vai ao máximo por alguns segundos e depois reduz?

A placa-mãe faz isso se ele esquenta, dificilmente está com erro na tensão operacional.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Evandro disse:

Assim que você liga, o cooler vai ao máximo por alguns segundos e depois reduz?

A placa-mãe faz isso se ele esquenta, dificilmente está com erro na tensão operacional.

Ele não para, liguei ele e logo começou o cooler a girar em quase 5000 rpm de acordo com o Everest (aida64), e a partir daí nao parou mais

Outra coisa estranha é que nao consigo fazer verificação do funcionamento do cooler pelo fanspeed... Não sei se teria algo a ver mas acredito que não @Evandro

Editado por Igor Taschetto
Esqueci outra prte

Compartilhar este post

Link para o post

Me responda só uma coisa, que você ainda não disse que o fez, você limpou o dissipador de ar do processador? Ele acumula muita poeira entre a ventoinha e o dissipador, criando uma camada espeça de poeira e impedindo a passagem de ar. Tu fez este procedimento?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais