Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Eu sei que isso meio que já deve ter sido discutido por aqui, inclusive há alguns dias em um tópico que eu fiz na sala de testes de funcionalidades. Mas eu queria deixar a coisa formalizada...

Eu acho que o uso de maiúsculas nos títulos dos tópicos deviam ser liberados. A impossibilidade de usar maiúsculas em certas situações acaba sendo um transtorno. Não é justo que as pessoas que sabem quando usar maiúsculas sejam prejudicadas por um bandinho de gente sem noção que não sabe usar o recurso.

No caso de gente que coloca títulos ou posts totalmente em maiúsculas, a moderação nem deveria se dar ao trabalho de pegar e converter para minúsculas. Posts assim deviam ser sumariamente apagados. E o restante do pessoal (incluindo eu aqui) tem que ajudar não respondendo a tópicos assim, apenas reportando. Passar a mão na cabeça desse pessoal não vai adiantar nada.

• Curtir 8

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo!

Compartilhar este post

Link para o post

@Internet concordo plenanmente, tanto que hj postei um tópico de uma dúvida em C3 más só aparece "c#''  ao invés de "C#"

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema maior ao permitir uso de letras maiúsculas no título é que, QUEM  não sabe escrever normal, vai acabar escrevendo tudo em maiúsculo no título afim de ganhar mais notoriedade.

Na minha opinião está bom do jeito que está!

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, DiF disse:

O problema maior ao permitir uso de letras maiúsculas no título é que, QUEM  não sabe escrever normal, vai acabar escrevendo tudo em maiúsculo no título afim de ganhar mais notoriedade.

Na minha opinião está bom do jeito que está!

Esse é o problema. Esses tópicos é melhor apagar e pronto. Dane-se quem abriu ele.

Em certas situações o uso de maiúsculas, como para marcas, abreviaturas e afins se faz necessário, até mesmo para facilitar a compreensão do título. Não é certo que o pessoal que se preocupa em abrir tópico colocando títulos adequados tenha que pagar o pato por causa dessa turminha aí.

Editado por Internet
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Internet Discordo.

Não podemos simplesmente apagar os tópicos, não que haja pelo menos uma razão aceitável. No caso, letras maiúsculas não é tão grave para apagar um tópico. Além disso, estamos sendo mais flexíveis nesta questão.

Antigamente, eramos taxados de ditadores ou algo do tipo porque os tópicos eram apagados por motivos néscios ou usuários eram banido por algo simples. 

Os tempos mudaram, e hj estamos tentando ser mais amigáveis e atrair mais usuários para o fórum. Por isso não concordo em "simplesmente apagar e dane-se quem abriu ele".

Precisamos ter este recurso assim como precisamos ter o limite de edição de posts. Lembra que o pessoal começou a editar e apagar seus posts a medida que iam resolvendo descaracterizando o tópico.

Nós só apagamos tópicos quando há uma irregularidade que infringe nossas regras.

Tenho certeza que o @Gabriel Torres concordaria comigo. 

Editado por DiF
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Internet @DiF A solução é bem mais simples do que vocês pensam... O plugin de troca de maiúsculas por minúsculas tem um campo de configuração que permite que a gente configure quais palavras não serão afetadas pelo plugin, isso foi feito justamente para preservar determinadas siglas. Basta vocês fazerem uma lista de palavras que devem ser preservadas em caixa alta, que eu configuro no plugin. Pode ser através deste tópico! Mandem bala abaixo que eu configuro. Abraços!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, DiF disse:

@Internet Discordo.

Não podemos simplesmente apagar os tópicos, não que haja pelo menos uma razão aceitável. No caso, letras maiúsculas não é tão grave para apagar um tópico. Além disso, estamos sendo mais flexíveis nesta questão.

Antigamente, eramos taxados de ditadores ou algo do tipo porque os tópicos eram apagados por motivos néscios ou usuários eram banido por algo simples. 

Os tempos mudaram, e hj estamos tentando ser mais amigáveis e atrair mais usuários para o fórum. Por isso não concordo em "simplesmente apagar e dane-se quem abriu ele".

Precisamos ter este recurso assim como precisamos ter o limite de edição de posts. Lembra que o pessoal começou a editar e apagar seus posts a medida que iam resolvendo descaracterizando o tópico.

Nós só apagamos tópicos quando há uma irregularidade que infringe nossas regras.

Tenho certeza que o @Gabriel Torres concordaria comigo. 

Sim, antigamente o fórum era muito engessado, tinha não só regras gerais, como cada seção ainda por cima tinha seu 1 zilhão de regras locais, e isso realmente era chato, especialmente quando você participava de várias seções do mesmo.

A questão é que agora a coisa foi para o outro extremo.

Essa questão de limitar edição de post também é uma *****, especialmente se for no OP. Fica desestimulante abrir tópicos com propósito informacional ou tutoriais dessa forma, porque qualquer coisa que você eventualmente tenha que atualizar ou acrescentar vira um processo burrocrático (é, com dois 'r' mesmo)...

2 horas atrás, Gabriel Torres disse:

@Internet @DiF A solução é bem mais simples do que vocês pensam... O plugin de troca de maiúsculas por minúsculas tem um campo de configuração que permite que a gente configure quais palavras não serão afetadas pelo plugin, isso foi feito justamente para preservar determinadas siglas. Basta vocês fazerem uma lista de palavras que devem ser preservadas em caixa alta, que eu configuro no plugin. Pode ser através deste tópico! Mandem bala abaixo que eu configuro. Abraços!

Desculpe, mas infelizmente a sua solução não é tão simples quanto parece. Estamos falando desde nomes próprios de marcas, como AMD, XFX, EVGA, MSI, LG, bem como nomes de programas, tais como Microsoft Office (note que no caso da Microsoft muita gente ainda pode abreviar como MS), LibreOffice, Photoshop, e até linguagens de programação como o C e afins como foi citado pelo colega @GabrielLP14, bem como abreviaturas de unidades, como o 'W', referente ao Watt, GB e TB (gigabyte e terabyte), bem como peças como HD, SSD, memória RAM, e por aí vai...

As vezes é apenas uma coisa estúpida que dificilmente vai para um dicionário (aliás como se fosse simples montar um dicionário), por exemplo, eu abri um tópico sobre uma linha de fontes da Corsair, e fica estranho botar o nome delas em minúscula, achei tão estranho que reportei o tópico só para pedir para darem um jeito no título, só que depois disso precisei editar para corrigir uma informação e o título voltou para minúsculas.

Editado por Internet
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Internet Por trás de toda decisão administrativa, há uma discussão feita nos bastidores para que tenhamos adotado a medida. Neste caso dos títulos em maiúsculas, o plugin em questão não será desabilitado. Entendo que você discorde, mas a ausência do plugin traz mais problemas do que a sua existência.

Em relação à ediçao dos posts, na realidade deveríamos acabar de vez com a possibilidade de edição, pois a maioria dos usuários novatos está fazendo o seguinte: postam uma dúvida e depois que a dúvida é respondida, eles vão no post original e apagam a dúvida, escrevendo "Problema resolvido", ou então mandam mensagem para a gente pedindo para apagarmos o tópico porque o problema dele foi resolvido.

• Curtir 5

Compartilhar este post

Link para o post

@Gabriel Torres más nas regras do fórum não tem dizendo que isso atrapalha ?(questão dos novatos fazerem isso nos posts)?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Gabriel Torres bom, sabe o que vocês poderiam fazer, quando a pessoa se cadastrar poderiam receber meio que um popup como propaganda ou mensagem para ler as regras do fórum, e que só sumiria depois que a ppessoa entrasse no link(das regras)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Gabriel Torres é infelizmente más acho que vale tentar, pois eu tenho fé que isso possa se resolver

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto às letras maiúsculas apesar de preferir a liberdade de poder capitular palavras propriamente entendo o porquê da adoção do plugin. Seriam mais tópicos requerendo intervenção da moderação (seja apagar ou editar). É investir tempo e esforço para ter pouquíssimo retorno.

Já remover edição discordo. Edição ajuda muito, especialmente para tutoriais que deveriam ser considerados com carinho especial, já são tópicos duplamente úteis. Remover edição seria remover uma ferramenta bem útil. Creio que nesse caso intervenção da moderação seria a resposta mais adequada (apesar de sim, requerer um pouco mais de tempo e esforço), pois compensa. Se constar nas regras "não edite tópico removendo dúvida original" o usuário estará quebrando uma regra—e se as leu ou não pouco importa. Se um moderador pegar a infração o usuário deve ser punido. Se outro usuário ver, pode reportar (seria útil incluir isso nas regras logo abaixo de "não edite(...)").

Editado por Nihal
Vírgula de Oxford. Tá vendo como é útil? hahaha
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Nihal Eu concordo contigo em relação à edição, o problema são esses usuários novatos apagando conteúdo. É um caso que está extremamente frequente, por isso diminuímos o tempo de edição.

Continuo no aguardo da lista de palavras e siglas para incluir na lista de exceções do plugin.

Abraços!

• Curtir 5

Compartilhar este post

Link para o post

@Nihal concordo em relação a deixar que os usuários sejam liberados para edição de tópicos, pois como você mesmo disse, em alguns setores do fórum, temos alguns posts que ajudam a galera mais "novata" no fórum.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto a editar basta enviar o texto atualizado para um moderador que ele faz a edição, é bem simples.

Se observarmos, o "custo benefício" dessa restrição é muito grande, dá pra contar nos dedos a quantidade de tutoriais fixos cujo autor ainda está ativo e mantendo-o atualizado. Por outro lado é enorme a quantidade de tópicos criados diariamente por membros novos sem noção de como usar o fórum. Hoje mesmo tivemos um caso de um cara que criou um tópico e algumas horas depois, mesmo sem ter recebido nenhuma resposta, apagou toda a mensagem e colocou apenas "hue", um usuário viu, reportou e nós restauramos a mensagem original.

• Curtir 5

Compartilhar este post

Link para o post

Mas esse seria o perfil de usuário que vocês querem?

Há diferenças entre ser mais inclusivo e criar um ambiente amigável para o público que não domina perfeitamente as "Regras não-oficiais de etiqueta da Internet" e grafia, e fazer alterações que prejudiquem outros usuários para acomodar pessoas de postura um tanto duvidosa. Na melhor das hipóteses um usuário que edita um tópico com "hue" é imaturo. Seria muito otimismo esperar que ele não tenha a mesma postura em algum outro tópico, e remover edição não resolverá isso. Eventualmente a moderação teria que intervir dando um puxão de orelha para que ele corrija essa postura.

P.s.: De qualquer forma, quer mesmo evitar novatos apagando tópico? Vai dar um trabalho se não houver plugin, mas resolverá quase que completamente o problema, e melhor, dará menos trabalho que ambas as alternativas (remover edição e editar à pedido/deixar edição e fiscalizar novatos):

Libere a edição apenas para usuários com determinado número de posts. 10, 15, algo assim. Se quiser fazer melhor ainda deixe um "Editar" desabilitado e mini "?" linkando para regras e o motivo de estar desabilitado, ou a explicação em um popover mesmo. Algo assim:

tumblr_ognrwpP9RR1upjmsvo1_1280.jpg

Não tem como um novato que tente editar não ler, e após atingir a quota de posts ele sentirá o peso de estar fazendo literalmente o que foi dito para não fazer. Bem efetivo para inibir esse comportamento.

Se quiser ser mais rígido ainda, deixe o popover com mensagem avisando para não apagar o conteúdo do post para todo mundo.

Editado por Nihal
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
14 horas atrás, Nihal disse:

Mas esse seria o perfil de usuário que vocês querem?

Há diferenças entre ser mais inclusivo e criar um ambiente amigável para o público que não domina perfeitamente as "Regras não-oficiais de etiqueta da Internet" e grafia, e fazer alterações que prejudiquem outros usuários para acomodar pessoas de postura um tanto duvidosa. Na melhor das hipóteses um usuário que edita um tópico com "hue" é imaturo. Seria muito otimismo esperar que ele não tenha a mesma postura em algum outro tópico, e remover edição não resolverá isso. Eventualmente a moderação teria que intervir dando um puxão de orelha para que ele corrija essa postura.

@Nihal entendo seu ponto de vista, inclusive compartilho de uma linha pensamento semelhante, porém o fórum por ser ser gratuito precisa do máximo de usuários possíveis, já que ele permanece no ar devido ao volume de acesso e aos membros VIP.

Sobre as alterações que prejudicam os usuários, qual seria? Afinal, a edição ainda está disponível, a unica coisa que você não vai conseguir fazer é alterar algo que você postou a alguns dias ou semanas atrás, mas se você digitou algo errado em alguma mensagem cotidiana você ainda pode alterar o texto nos próximos minutos ou horas. Acredito que isso é suficiente, salvo no caso dos guias e tutoriais, mas ai é como disse, basta enviar para um moderador as alterações que devem ser feitas e pronto. Sobre o usuário hue, nós intervimos e ele foi notificado.

14 horas atrás, Nihal disse:

P.s.: De qualquer forma, quer mesmo evitar novatos apagando tópico? Vai dar um trabalho se não houver plugin, mas resolverá quase que completamente o problema, e melhor, dará menos trabalho que ambas as alternativas (remover edição e editar à pedido/deixar edição e fiscalizar novatos):

Libere a edição apenas para usuários com determinado número de posts. 10, 15, algo assim. Se quiser fazer melhor ainda deixe um "Editar" desabilitado e mini "?" linkando para regras e o motivo de estar desabilitado, ou a explicação em um popover mesmo. Algo assim:

Não tem como um novato que tente editar não ler, e após atingir a quota de posts ele sentirá o peso de estar fazendo literalmente o que foi dito para não fazer. Bem efetivo para inibir esse comportamento.

Se quiser ser mais rígido ainda, deixe o popover com mensagem avisando para não apagar o conteúdo do post para todo mundo.

A sua sugestão é muito boa, para esclarecer, o fórum possui grupos, quando alguém se cadastra ele é um membro júnior, ao atingir 20 posts se torna um membro pleno, além desses há os membros vips, negociantes e os grupos da staff, essa restrição poderia ser feita apenas aos membros juniores, porém vemos casos de usuários com mais de 20 posts fazendo isso, na maioria das vezes acontece por birra, ou alguém expôs um ponto de vista diferente, ou não obteve uma resposta imediata, ou a realidade é muito dura pra ser aceita, coisas assim.

De qualquer forma, logo o Gabriel verá sua sugestão e poderá talvez explicar melhor. :) 

Editado por Zucchini
Corrigir um erro de grafia :p
  • Curtir 5

Compartilhar este post

Link para o post

Na desatenção entendi que eventualmente a função seria removida. De qualquer forma, ainda há um problema que precisa de solução.

9 horas atrás, Zucchini disse:

A sua sugestão é muito boa, para esclarecer, o fórum possui grupos, quando alguém se cadastra ele é um membro júnior, ao atingir 20 posts se torna um membro pleno, além desses há os membros vips, negociantes e os grupos da staff, essa restrição poderia ser feita apenas aos membros juniores, porém vemos casos de usuários com mais de 20 posts fazendo isso, na maioria das vezes acontece por birra, ou alguém expôs um ponto de vista diferente, ou não obteve uma resposta imediata, ou a realidade é muito dura pra ser aceita, coisas assim.

Por isso a última sugestão de deixar o popover para todo mundo. Refinando melhor a ideia: Já que existe o grupo Juniores em uma faixa razoável de posts, usar o popover alertando sobre não apagar para eles e uma faixa de alerta para o resto dos usuários.

tumblr_ognrwpP9RR1upjmsvo2_r1_1280.jpg

Esse é um problema de usabilidade (uso incorreto de ferramenta neste caso), portanto, pede uma solução de UI.

É importante que o trigger "?" do popover e a mensagem de alerta no campo de edição tenham fundo amarelo. O posicionamento desses elementos os associa à função de edição, e a cor amarela é tradicionalmente usada como alerta.

(Bla bla técnico)

A intenção é tirar proveito do susto que o usuário levará ao ver um "alerta" próximo da função. A maioria dos usuários clicará no trigger do popover, se perguntando qual o problema ou até se tiveram a função restrita por algum motivo. É uma ideia semelhante à do popup do @GabrielLP14 , só que ao contrário do popup—que estamos condicionados a ignorar—o próprio usuário toma a iniciativa de buscar a informação.

Com isso, somado ao susto, a informação é melhor fixada na mente. Cada vez que o usuário editar algo será desestimulado a tomar a atitude indesejada.

O motivo de usar só a faixa para usuários mais antigos é que o "?" do popover seria sempre visível enquanto for possível editar um tópico. Isso gera um desconforto semelhante ao de uma notificação não-lida. A faixa é grande e irritante, mas só aparece no momento da edição. Ela pode ser melhor posicionada e tudo mais, é claro.

O melhor é que é uma solução quase toda em CSS. Só precisaria de um javascript para abrir/fechar popover, pois mobile não tem :hover, e não precisa tocar no html se usar :before e :after. Não precisa nem tentar desabilitar edição para Juniores ou algo assim por enquanto.
(/bla bla técnico)

9 horas atrás, Zucchini disse:

@Nihal entendo seu ponto de vista, inclusive compartilho de uma linha pensamento semelhante, porém o fórum por ser ser gratuito precisa do máximo de usuários possíveis, já que ele permanece no ar devido ao volume de acesso e aos membros VIP.

Entendo. Sei que sou um pouco radical nisso por minha experiência pessoal com meu trabalho (que tem alcance público). Acomodar certos comportamentos significa ter que lidar com eles depois, haha.

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post
12 horas atrás, Zucchini disse:

Sobre as alterações que prejudicam os usuários, qual seria? Afinal, a edição ainda está disponível, a unica coisa que você não vai conseguir fazer é alterar algo que você postou a alguns dias ou semanas atrás, mas se você digitou algo errado em alguma mensagem cotidiana você ainda pode alterar o texto nos próximos minutos ou horas. Acredito que isso é suficiente, salvo no caso dos guias e tutoriais, mas ai é como disse, basta enviar para um moderador as alterações que devem ser feitas e pronto. Sobre o usuário hue, nós intervimos e ele foi notificado.

De qualquer forma, logo o Gabriel verá sua sugestão e poderá talvez explicar melhor. :) 

Assim como também não existe nenhuma garantia de que usuários com mais de 20 posts não saiam por aí mandando MPs com dúvidas que poderiam ser postadas pelo fórum. Mas mesmo assim o filtro nesse caso foi adotado porque esperava-se com isso barrar a maioria desse pessoal que gera esse inconveniente, pela simples atribuição de que a maioria dos usuários que fazem isso são usuários com menos de 20 posts.

No caso do usuário que editou e substituiu a mensagem apenas por um "hue", isso mostra que o usuário em questão não passa de um mero troll e que na verdade o buraco é mais para baixo. Sem querer ofender, o que ocorre é que o pessoal está começando a tratar isso aqui como uma espécie de Yahoo! Respostas da informática. Pode ser bom pelo número de acessos, mas por outro lado, isso pode jogar a qualidade do fórum ladeira abaixo.

Note que esse fórum não é o único que tem um monte de gente sem noção por aí, escrevendo sem o mínimo de cuidado e tratando fórum como help desk. A diferença é que a maioria deles enquadram o usuário que age dessa forma.

adicionado 2 minutos depois
4 horas atrás, Nihal disse:

Na desatenção entendi que eventualmente a função seria removida. De qualquer forma, ainda há um problema que precisa de solução.

Por isso a última sugestão de deixar o popover para todo mundo. Refinando melhor a ideia: Já que existe o grupo Juniores em uma faixa razoável de posts, usar o popover alertando sobre não apagar para eles e uma faixa de alerta para o resto dos usuários.

tumblr_ognrwpP9RR1upjmsvo2_r1_1280.jpg

Esse é um problema de usabilidade (uso incorreto de ferramenta neste caso), portanto, pede uma solução de UI.

É importante que o trigger "?" do popover e a mensagem de alerta no campo de edição tenham fundo amarelo. O posicionamento desses elementos os associa à função de edição, e a cor amarela é tradicionalmente usada como alerta.

Diga-se de passagem esse popover poderia ser usado para títulos em maiúsculas e tópicos muito antigos (sempre tem um coveiro por aí resssucitando tópico à toa).

A título de curiosidade, que negócio é esse escrito em latim?

Compartilhar este post

Link para o post

Problemas sempre vão existir, as ações tomadas são para reduzir a incidência dos mesmos. Você se engana se acha que os usuários com esse tipo de comportamento não são enquadrados e notificados.

Já existe uma mensagem em tópicos antigos.

Editado por Zucchini

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais