Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler master masterair maker 8 - o mais caro é sempre o melhor?


Posts recomendados

Quando eu adquiri esse Air Cooler, considerado o mais caro do mundo, embora não seja o melhor, foi mais pelo seu apelo estético combinado a uma promessa de desempenho, que talvez não se cumprisse no nosso clima tropical. Como a maior parte dos reviews que eu tinha lido eram estrangeiros, restando apenas UM aqui no Brasil, e, suspeito, testado em condições que não são as minhas, de um usuário que não tem uma linha de produção de testes montada em casa, eu desconfiava que a proximidade dos resultados dele com outros topos de linha consagrados era algo de se estranhar.

 

Não, ele não é ruim, mas não é o melhor cooler do mundo. Há uma razão concreta para se entender isso: ele é um single tower e perde, quase sempre, para os dual tower topo de linha. Não que todo dual tower tenha obrigação de render mais do que um single, mas geralmente a lógica prevalece - mais heatpipes transferem maior quantidade de calor e duas torres dissipam, evidentemente, mais calor.

 

Mas ele é um excelente cooler. Talvez seja o single tower mais potente do mercado. Pelo menos ele bateu em todos que tenho aqui. Ele chegou mesmo a temperaturas semelhantes de alguns dual tower em certas situações, como um empate considerável com o NH-D14 em Idle, tanto em stock de um i7 4790k, como em Oc @4.5Ghz. Todavia, na carga máxima, seja a @4.0Ghz ou @4.5Ghz, ele perde. Não por uma diferença muito grande, coisa de 4 a 5 graus (e eu ainda acho muito), mas perde.

 

Para o Assassin II da Deepcool, e para o TC14PE da Phanteks, perde por uma margem maior ainda, mesmo custando R$330 ou R$400 reais a mais (preços comercializados no Brasil).

O que fica de lição, quase sempre, é a necessidade da consciência diante do apelo da indústria. Dizer que ele é um dos Air Coolers com o packing mais decente que já vi, é verdade; Dizer que ele é um dos mais bonitos do mercado, também é verdade; Que ele fica lindo mesmo desligado, é mais verdade ainda. Mas reforçar a propaganda que ele é o melhor do mundo ou, na pior das hipóteses, empata com D15's da vida, já é má fé.

 

Eu sempre desconfiei que ele deveria ser comparado com single's tower e não com dual towers topo de linha, mas talvez isso forçasse a indústria a baixar o seu preço, o que não é nada interessante. Fazer de conta que uma única torre é tão eficiente como duas, bombardeando o consumidor com vários recursos estéticos e de versatilidade que ele possui, encobriria esse fato. Deu certo!

 

Em um mundo onde a gente deixa de comprar Noctua's por que são "feios", mesmo sabendo que são extremamente confiáveis, a indústria sempre acerta em vender aparência mais do que eficiência.

 

Só pra encerrar: reitero que ele é ótimo, na sua categoria, servindo para usuários overclockers sem problema algum. A crítica se direciona ao exagero em torno do seu desempenho. Acho que as coisas devem ser vendidas pelo que elas são, de fato.

 

PS.: o bicho é lindo mesmo! Tentei adicionar imagem, mas por alguma razão não consegui. :(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@marianoazevedo excelente tópíco, ele é muito lindo e imagine 1kg em cima do processador, imagine levar o pc pra algum lugar e de repente pahh solta do slot

1.3 Kg, aproximadamente, pra ser mais preciso. kkkk! Se for transportar, o mais sensato é retirá-lo mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marianoazevedo Muito legal teu feedback, cara. Muito obrigado e parabéns.

 

Assim como você, eu também sempre desconfiei que ele poderia ser o melhor. Ele é bonito, sem dúvidas. Porém tem algumas coisas que não achei legal nesse produto.

 

1 - Peso: Essa bola de metal pesa 1.3Kg. fico pensando se a longo prazo isso não poderia trazer algum dano à mobo.

2 - Leds - Acho que poderiam ter implementado um RGB nesse produto. Como essa é a nova onda do momento, uma única cor pode não chamar tanto a atenção de alguns usuários que não fazem uso da cor vermelha.

3 - Aparência: A beleza do produto é inquestionável, mas pelo fato dele ser grande demais, acaba escondendo toda a placa-mãe.

 

No geral, sempre achei os produtos da coolermaster de boa qualidade. Apesar de caro, é bom saber que presta. rs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Dinei

 

9 minutos atrás, Dinei disse:

1 - Peso: Essa bola de metal pesa 1.3Kg. fico pensando se a longo prazo isso não poderia trazer algum dano à mobo.

Acho que não causará dano à mobo, tem muito receio quanto a isso, mas só imagino um dano real em caso de transporte e bastante movimento do gabinete.

 

10 minutos atrás, Dinei disse:

2 - Leds - Acho que poderiam ter implementado um RGB nesse produto. Como essa é a nova onda do momento, uma única cor pode não chamar tanto a atenção de alguns usuários que não fazem uso da cor vermelha.

Sim, acho que a imposição da cor vermelha limita, especialmente num mundo onde essa questão estética das luzes domina. É tudo bem pessoal, não gosto de comentar, mas para mim, por exemplo, eu já preferiria sem led algum. Na pior das hipóteses, basta desligar o cabo de led dele, que apaga a iluminação do top plate e trocar as fans por duas de 120mm, já que ele vem com adaptadores. Com isso, se teria o mesmo cooler com fans da cor que desejar. Acho que o apelo ao RGB deixaria ele estratosfericamente mais caro ainda (rs). Também tem o fato da cor vermelha fazer de um conceito já tradicional da CM, que vem desde o V8. Tem essas coisas de marketing comercial por trás...

 

13 minutos atrás, Dinei disse:

3 - Aparência: A beleza do produto é inquestionável, mas pelo fato dele ser grande demais, acaba escondendo toda a placa-mãe.

Ele ainda esconde menos do que vários dual towers do mercado. Por exemplo, ele só chega a cobrir um slot de memória, tenho air cooler aqui que cobre todos os slots e ainda passa um pouco (rs). Mas é uma questão importante, que faz muitos usuários preferirem water coolers a air cooles, muito embora eu ache os Air's sempre mais bonitos e cheios de personalidade.

 

14 minutos atrás, Dinei disse:

No geral, sempre achei os produtos da coolermaster de boa qualidade. Apesar de caro, é bom saber que presta. rs

A CM é uma empresa confiável, seus produtos são bons sim. A única crítica que eu faço é a esse movimento da indústria de vender mais aparência do que eficiência, se aproveitando, claro, de uma demanda de consumidores. Por isso estudar bem as coisas antes da compra e saber bem a razão pela qual se compra algo é importante. :P

 

Abração, parceiro!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
10 horas atrás, Rajiv disse:

 

Vi que você usa o Air 540 que fala que tem 170mm para altura máxima do cooler e o maker 8 diz que tem 172mm, fica muito apertado?

 

Cabe com folga. Na prática, o Air 540 deve suportar até uns 19.5cm de algura, sério mesmo! 17cm deve ser a margem de segurança...

 

10 horas atrás, Rajiv disse:

Pergunto porque tenho um corsair 400c e diz também que possui 170mm será que vai caber de boa?

Olha, acho que é a mesma situação. Deve caber, muito provavelmente. Uma maneira legal de tirar a dúvida é procurar imagens na web de montagens dele num 400c.

 

Mas se a sua praia é a minha, ou seja, AIR COOLERS, não existe melhor do que o Air 540.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...