Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tarefa impossível: instalação manual de firmware em roteador ching ling


Posts recomendados

Você pode fazer um tutorial de como fazer isso? 

adicionado 52 minutos depois

Pessoal, na minha tentativa eu instalei um firmware de uma empresa chamada Techly. O meu repetido aparece para mim como Techly, e eu consigo me conectar a ele. Só não consigo entrar em sua interface, para configura-lo. Ou seja, ele está inutilizado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor não utilizar O FIRMWARE MULTILASER. PODE brincar seu Xing-ling Acho que passou a vim com algum hardware diferente, xingling tem vários fornecedores de componetes. Por isso melhor não arriscar. Funcionou no meu. Mas já tem tempo que comprei, por fora pode ser igual e ate mesmo a interface da firmware mas o projeto de placa não. Por isso não conseguimos achar firmware disponível para atualizar. E não esperem atualização porque não existirá. Eles fabricam o repetidor e fazem o firmware de acordo com o fabricado. Tipo para aquele lote somente. Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Hoje em dia não é mais falado, só o pessoal "das antigas" é que se lembram, os "radinhos" podem ser atualizados via tftp. Este método é utilizado "principalmente" para o caso de ser impossível acesso via interface.

 

O padrão mundial de ip para este modo é 192.168.1.6

Mas... os chineses como sempre... não dão a mínima para padrão. Então o ip desses mini routers parecer estar bem diferente, no meu aqui é 192.168.0.110.

 

Para colocar seu mini router em modo tftp, siga os passos:

 

1. Desligue-o da tomada

2. Segure o botão reset (dentro do furinho, não confundir com o botão WPS) e coloque-o novamente na tomada

3. Após alguns segundos (mais que 5) pode liberar o reset

4. Use um programa de TFTP para fazer o upload do firmware para o ip 192.168.0.110 usando cabo de rede na LAN

 

Após o procedimento o mini router reinicia e já pode ser acessado como antes.

 

Faça quantas vezes quiser, pode testar vários firmware, não importa se o fw não funcione, o modo tftp não depende dele.

 

Pode acontecer do seu ip não ser o mesmo do meu, neste caso você terá que descobrir.

Uma maneira fácil é usar um sniffer (Ex.: tcpdump ou wireshark) para ver qual ip está sendo usado.

 

Utilizando o sniffer você vai descobrir uma coisa bem interessante, outro modo de fazer o upload:

 

O mini router fica procurando um servidor tftp no ip 192.168.0.119 (coisa de chinês), e tentando pegar um arquivo chamado recover.bin (hummmm).

 

Então, se você montar um tftp server e colocar seu firmware com o nome de recover.bin, o mini router já se encarrega do serviço.

 

Agora confessa !!!!!  Você já tinha desistido né??? kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/09/2018 às 13:42, cytron disse:

Hoje em dia não é mais falado, só o pessoal "das antigas" é que se lembram, os "radinhos" podem ser atualizados via tftp. Este método é utilizado "principalmente" para o caso de ser impossível acesso via interface.

 

O padrão mundial de ip para este modo é 192.168.1.6

Mas... os chineses como sempre... não dão a mínima para padrão. Então o ip desses mini routers parecer estar bem diferente, no meu aqui é 192.168.0.110.

 

Para colocar seu mini router em modo tftp, siga os passos:

 

1. Desligue-o da tomada

2. Segure o botão reset (dentro do furinho, não confundir com o botão WPS) e coloque-o novamente na tomada

3. Após alguns segundos (mais que 5) pode liberar o reset

4. Use um programa de TFTP para fazer o upload do firmware para o ip 192.168.0.110 usando cabo de rede na LAN

 

Após o procedimento o mini router reinicia e já pode ser acessado como antes.

 

Faça quantas vezes quiser, pode testar vários firmware, não importa se o fw não funcione, o modo tftp não depende dele.

 

Pode acontecer do seu ip não ser o mesmo do meu, neste caso você terá que descobrir.

Uma maneira fácil é usar um sniffer (Ex.: tcpdump ou wireshark) para ver qual ip está sendo usado.

 

Utilizando o sniffer você vai descobrir uma coisa bem interessante, outro modo de fazer o upload:

 

O mini router fica procurando um servidor tftp no ip 192.168.0.119 (coisa de chinês), e tentando pegar um arquivo chamado recover.bin (hummmm).

 

Então, se você montar um tftp server e colocar seu firmware com o nome de recover.bin, o mini router já se encarrega do serviço.

 

Agora confessa !!!!!  Você já tinha desistido né??? kkkk

Rapaz eu já tentei de tudo mas nem com reza consigo acesso no repetidor. Inicio ele em modo de manutenção como você disse mas ele não dá sinal no programa. usei uns 30 clients tftp e  via DOS, mas sempre diz que não obteve resposta. Usei o wireshark mas não achei nada. O único sinal que percebo é quando configuro a placa de rede com o gateway 192.168.1.6 aparece "rede" no adaptador mas não recebo nenhum sinal tftp e nem por ping.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@afp82 O mais importante é você conseguir um retorno do roteador pra saber que está dando certo. A única maneira que consegui foi com sniffer. Como não tem muitas "formas" de fazer o procedimento, vamos ver dá certo assim:

 

1. Conecte o roteador ao computador via cabo de rede (no roteador tem que ser na porta LAN)

2. Com o roteador desligado da tomada, segure o botão de reset, ligue o roteador na tomada enquanto segura o reset "até o led da lan (cabo)" acender

3. Abra o wireshark e coloque-o para escutar na interface do cabo

4. Os pacotes vão começar a passar, procure por algo do tipo (ou deve ser bem semelhante):

ARP, Request Who-has 192.168.0.119 tell 192.168.0.110, length 28

 

Se apareceu isso, então seu roteador está em modo tftp com 192.168.0.110 ou algo parecido.

Depois disso basta seguir qualquer tutorial sobre upload de firmware usando tftp.

 

Mas conforme seu comentário, nada constou no wireshark, pode ser que não entrou em modo tftp. A única diferença que citei agora foi de "soltar o reset somente depois que acender o led lan do roteador".

 

No roteador, a parte de tftp não pertence ao firmware, logo, não importa qual firmware subir e nem mesmo se acabar a energia durante um upload.

 

Outro procedimento interessante é tentar um reset mais bruto, antigamente era utilizado para restaurar o firmware original. Não faço ideia se esses mini routers tem um backup de firmware original. Os Access Points antigamente tinham isso. Você grava um novo firmware nele mas existe uma outra parte da memória (inacessível ao usuário) onde fica guardado o firmware original, para sobrescrever o firmware em uso. Esta operação é executada com o roteador "ligado", basta segurar o reset por mais de 30s, em alguns modelos precisa ser 45s. Em uns modelos raros, precisa ligar o roteador segurando o reset por 30 ou 45 segundos.

Se não der certo, vai descobrir que o mini router não tem backup do original. Eu não testei no meu, pois não tenho mais ele.

O meu é o modelo de duas antenas laterais, escrito na frente 1200M.

 

Qualquer coisa coloca uma foto dele aí. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Não estou ressuscitando esse tópico, só adicionando info que pode ser útil para alguém em apuros,

 

Depois de muito vasculhar a internet pelo firmware do modelo de repetidor do inicio do tópico; aqui está!.

 

- O repetidor em questão (Wireless-N WiFi Repeater) que chegou até mim, não repetia o sinal após a configuração, ficando sem ip e sem internet, sendo necessário o reset para voltar a ter acesso a interface 192.168.10.1; após a atualização com o arquivo compactado no zip  (WR01M_upgrade firmware.img) Graças a Deus voltou a funcionar. 

 

:bandeira:

WR01M_upgrade firmware.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 5 meses depois...
Em 24/05/2019 às 11:43, Emanuel Fraga disse:

@cytron estou com o mesmo problema no meu mini router branco de duas antenas 1200m e não consigo arrumar 

 

Tenteou o procedimento que descrevi? O tftp não falha, a menos que tenha algum defeito na placa.

Em resumo:

1. Ligar o mini-router segurando o botão reset (3 segundos está ótimo)

2. colocar o cabo de rede la porta LAN e conectar ao computador

3. Abrir um programa TFTP, indicar no programa o IP do mini-router (192.168.0.110) e o firmware a ser carregado

4. Após o upload, geralmente o mini-router reinicia e está pronto. Se não acontecer, desligue e ligue.

 

Obs.: O IP pode ser outro (casos raros), então, onde tudo falhar, é bom usar um sniffer (wireshark) para descobrir o IP do modo TFTP do mini-router.

Toda vez que pluga o cabo de rede em qualquer aparelho, uns pacotes iniciais são transmitidos com o IP e MAC e logo o sniffer te mostra isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tentei isso sim mas sempre não carrega  eu fui inventar de atualizar o firewall dele e agora noa parece mais sinal de wifi  ai vou no snifer esse  eu não sei usar ele direito e tentei esses modos no tftp e da erro não sei se estou fazendo errado coloquei esse ip ai que você disse mais não consego carregar ele para o aparelho se você puder me ajudar bem explicado tanto o tftp quando como usar o snifer  agradeço se não for um em comodo para você claro desde já te agradeço pela atenção mano.

adicionado 42 minutos depois

e para eu saber que ele esta em tftp ele tem que ficar com quantas luzes acesas ou nao muda nada  ?

 

adicionado 57 minutos depois

Está dando isso no wireshark &key=932d69d8514fc575&key=932d69d8514fc575

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, vamos lá...

Mas antes preciso dizer: tem um doido que resolveu de forma simples... arrancou a eeprom da placa do router e regravou direto em um gravador de eeprom. Depois colocou de volta na placa e pronto... isso resolve tudo, mas nem todo mundo arrisca isso kkk... veja o vídeo: 

 

Continuando...

 

Passo a passo bem detalhado:

 

1. ligue o router na tomada "enquanto segura" o botão reset (no furinho próximo ao botão wps), mantenha o botão pressionado. Observe que o led do sinal wi-fi não pisca, apenas permanece aceso.

2. Após 10 segundos, pode soltar o botão reset. Pronto, se o led wi-fi estive aceso sem piscar, o router já está em modo tftp.

3. Conecte o cabo de rede na porta LAN do router (caso não esteja conectado desde o início) e conecte também no computador. Observe que o led LAN irá acender.

4. Pelo sniffer (whireshar), você pode ver o ip 192.168.0.110 perguntando pelo ip 192.168.0.119. Se os ips forem outros, então basta utilizá-los.

5. Configure sua placa de rede com ip manual e use o ip ao qual o router está procurando (Who has 192.168.0.119...), então use o 119 neste caso.

6. Não adianta dar ping no 110 pra ver se o router responde, pois em modo tftp ele não responde mesmo. Mas responde ao arping (não sei o que usar no windows, mas no Linux basta digitar no terminal o comando: arping -I eth0 192.168.0.110 que vai ver o router responder). Obs. no -I é um i maiúsculo. Não uso windows a mais de 20 anos, então fico meio perdido nele.

7. abra o programa de tftp, coloque o ip do router (final 110) e escolha o firmware novo e dê um 'put' para gravar, dependendo do programa é preciso colocar a porta também, no caso... 69. Depois disso o router reinicia. No linux basta digitar no terminal o comando: tftp 192.168.0.110 -c put <arquivo-firmware>
8. Agora é só entrar normalmente pelo navegador usando o ip padrão 192.168.1.254 (na etiqueta atrás dele tem o ip default, no meu é este do final 254).

 

Se mesmo assim não der, pode ser que a eeprom esteja comprometida e seja necessário fazer como no vídeo que indiquei. Mas nunca precisei fazer isso. Vai que a eeprom está danificada, neste caso é preciso substituir o chip. Parece difícil encontrar outro mas não é. Aqui no meu laboratório por exemplo, tenho dezenas de eeprom retiradas de impressoras e outros aparelhos. Conferi a compatibilidade e várias são iguais.

 

Vou ficando por aqui, pelo horário da minha postagem vai ver que já está ficando difícil de raciocinar kkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 3 meses depois...

CONSEGUI RESOLVER SEM PERDER O MODEM. (o meu modelo é o abaixo)

WirelessN.jpg.e42e08c31a2323e8f7ff789c481037d4.jpg

Depois de quebrar muito a cabeça, finalmente deu certo. Basicamente o que vai ser feito é que vamos simular um servidor TFTP na sua máquina, onde o arquivo do firmware vai ser buscado.

 

ARQUIVOS UTILIZADOS PARA RESOLVER O PROBLEMA:

 

Firmware do Multilaser RE051 - funciona normalmente nesse modelo. Quem quiser veja o manual aqui.

Wireshark - Baixe a versão Mac ou Windows (no meu caso uso Mac)

TFT Server para Mac (usei esse) ou TFTP server para Windows (para configurar leia o artigo citado no 1º passo)

 

 

PASSO A PASSO

----------------------------

 

1º PASSO - Leia as informações desse artigo (quem não fala Inglês, use o Google Translator)


-------------------------------------------

 

2º PASSO

Conecte o cabo na Entrada LAN do Modem e conecte no seu computador na entrada de Rede.

 

-------------------------------------------

 

3º PASSO

Descubra qual IP do seu modem e em qual IP ele está buscando o arquivo de firmware usando o Wireshark.

 

Como podem ver na imagem em anexo, pela dica que foi dada inicialmente pelo @cytron nesse comentário logo acima:

O Wireshark vai te mostrar a fonte do IP do seu modem e onde ele está buscando. No meu caso como destacado em laranja o IP do modem é 192.168.0.110 e ele está buscando o arquivo no 192.168.0.119

1492887025_ScreenShot2019-10-14at14_11_19.thumb.png.5e71e8745aff22903b2e90bc64e164d8.png

 

-------------------------------------------

 

4º PASSO

Vá nas configurações do seu dispositivo de Rede e mude manualmente o IP automático (no meu estava 169.254.34.19)  para o IP que o modem está procurando (who has) - no caso aqui o IP 192.168.0.119.

 

2014207227_ScreenShot2019-10-14at14_27_09.png.9bd83c04f09bdc74ab7abbbc8f8633ae.png

 

-------------------------------------------

 

5º PASSO

Renomeei o firmware do Multilaser para o nome do arquivo que o modem está buscando.

No meu caso o arquivo que ele buscava era o recover.bin

 

Você vai ver no Wireshark depois de configurar manualmente o IP do modem para 192.168.0.119 algo assim:

 Source:            Destination         Protocol     Lenght   Info

192.168.0.119     192.168.0.110    TFTP              85        Read Request, File: recover.bin, Tranfer Type: octet, timeout-5

No seu caso o recover.bin pode ter outro nome.

 

-------------------------------------------

 

6º PASSO - Instale o TFTP Server e abra ele.

Para windows siga as instruções do artigo citado no 1º Passo. Se não fala Inglês use o Google Tradutor.

 

2014291295_ScreenShot2019-10-14at14_29_30.png.16556250390c86ddcfa2672b8fa7dcc6.png

Veja que na tela do servidor tem um botão com o ícone do Finder escrito REVEAL. Clique nele para abrir a pasta onde o servidor busca os arquivos.

 

Após clicar em REVEAL copie o arquivo renomeado para essa pasta e depois clique em REFRESH.

633481654_ScreenShot2019-10-14at14_58_30.png.e809c53aacbe62b88c9afba872d2caf5.png

 

CLIQUE NO START TFTP.

Para windows siga as instruções do artigo citado no 1º Passo. Se não fala Inglês use o Google Tradutor.

 

PRONTO - AGORA O MODEM VAI VAI ENCONTRAR O ARQUIVO.bin que ele estava procurando. No meu caso o recover.bin

Confira no Wireshark ele copiando os pacotes do arquivo.

 

-------------------------------------------

 

7º - PASSO

Remova o IP Manual do seu Modem (não retire o cabo ainda)

 

Ele vai designar um IP para seu modem, possivelmente 192.168.10.1

 

Acesse o IP, faça login com a senha admin e PRONTO, modem consertado e disponível para uso.

Depois é só seguir as configurações normais e usar seu repetidor. Pode remover o cabo.

 

Ainda não testei mas acredito que dá pra atualizar o firmware com novas versões da Multilaser para o modelo RE051.

 

Espero que tenha ajudado e deixa um comentário aqui se deu certo pra você.

Gastei algumas horas mas acredito que vai dar pra ajudar mais pessoas passando o mesmo problema!

 

- - - - - - - - - -

 

 

 


 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

beleza galera ! realmente o firmware do multilaser RE51 porém dps de upado a firmware ele vem com wifi e dhcp desabilitado é preciso conectar via cabo e seta um ip estático no caso 192.168.10.1 de gateway e qualquer um pra sua maquina ex:192.168.10.11, ai você consegue acessar as configurações e ele volta a funcionar  como um repetidor multlaser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 4 meses depois...
Em 11/11/2016 às 20:28, Fred Brom disse:

Pessoal, adquiri um repetidor wifi pelo mercado livre, bem barato.

Teria como função aumentar o alcance aqui em casa.

Chegou hoje, tentei seguir o manual pela interface através do ip 198.162.10.1. Até aí tudo bem, tinha uma interface super simples de configuração, mas ai veio um problema, ele não encontrava as redes wifi disponíveis pra que eu configurasse o modo repetidor. Tentei de todo jeito resetar, reiniciar, digitar ip manualmente, conectei via cabo, wifi, tudo que podia até que me estressei.

Lancei no google " firmware wireless-n repeater" achei um site em alemão com um link pra download e a foto desse ching lingson aí, reconheci ele, baixei e instalei pela opção de atualização na interface do ip dele.

Agora, como esperado, deu ruim.

Agora não acessa o IP, não faz reset manual, não aceita nenhum outro possível ip de acesso. e o engraçado é que quando eu digito o ip antigo de acesso 198.162.10.1 ele da um erro mas na aba da guia aparece o simbolo dele.

Enfim, tem como eu atualizar o firmware dele via cabo? ou qualquer coisa do tipo? perdi meu aparelho?

Nome: Wireless-N WiFi Repeater

Ipv4 based.

 

agradeço antecipadamente pelo milagre.

Abraços

 

20130204114623v5p0zl3.JPG

@Fred Brom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 1 ano depois...

Primeiramente, quero agradecer o coordenador mick 07 que atendeu minha solicitação de reabertura deste tópico para que eu pudesse postar a solução que obtive deste mesmo problema, com este mesmo repetidor de wi-fi.
Tudo começou quando tentei usar o repetidor "Wireless-N WiFi Repeater" para repetir um sinal de um roteador cuja a senha tinha caracteres especiais como #*!@, porém, ele não aceitava os caracteres especiais na senha e achei que fazendo uma atualização do firmware isso seria resolvido. Aí, usei o firmware de atualização da MULTILASER e BRIQUEI o repetidor.
Após passar horas buscando uma solução, cheguei neste tópico e consegui RESTAURAR o firmware original v28k. RPT.20180524 seguindo o passo a passo descrito na mensagem #39 deste tópico PORÉM usando o firmware citado na mensagem #31 deste tópico, com a ressalva que o firmware WR01M_upgrade firmware.img na mensagem #31 precisa ser renomeado para recover.bin pra poder ser instalado. 
Obrigado a todos.
Abraço.

628a7c4c4bce84de378181752c4308f1.jpg.787295d6918bec9547c9c8e81c5837c5.jpg

Em 05/12/2018 às 09:20, Alexandro Zulatto disse:

Quando vou atualizar esse arquivo WR01M_upgrade firmware.img da como formato invalido

Renomeia o arquivo WR01M_upgrade firmware.img para recover.bin que dá certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...