Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Mikael Muniz Ribeiro

Computador aceita uma fonte e outras não: qual o problema?

Recommended Posts

Tenho 2 pc e 3 fontes e estou com o problema que 1 desses pc desliga ao inicia-lo com 2 fontes e 1 ele liga normal (Mas ela não gera imagem) Para facilitar vou fazer deixar em 2 linhas o que funciona e o que não funciona.

PC 1 (Principal que uso) = Funciona apenas com a Best Express 215W (Ele liga sem desligar sozinho)

PC 2 (Reserva) = Funciona normalmente com as 3 fontes, Best Express 215W, Seasonic 300W e Intel 150W

Já testei o cabo on/off do painel frontal no pc 2 e funcionou normalmente com as 3 fontes, tirei a placa de vídeo, troquei HD e nada do problema desaparecer. Pelo jeito o problema aponta para o meu pc principal, mas se fosse acho que não funcionaria nenhuma das fontes, o que acham disto ? OBS: O problema surgiu assim de eu desligar o pc normalmente e quando fui liga-lo na manhã seguinte ele desligava automaticamente nem se quer aparece ''Bem-Vindo'' no máximo chega na tela de carregar do Windows e as vezes nem a temperatura e outros dados consegue chegar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Mikael Muniz Ribeiro Opa mano tranquilo? deixa eu ver se entendi primeiro. você tem 2 PC's e 3 fontes, o pc que está com problema só funciona com uma fonte, ao invés de duas como antes. E você já fez o teste que constatou que todas as fontes funcionam no pc bom, seja uma por vez ou todas. Seria isso ou estou errado?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ia dizer que podia ser superaquecimento, mas como ele funciona normal com uma das fontes então provavelmente não é. Meu PC tava comum probleminha chato, testei 2 fontes (genéricas) e o problema persistia, era só forçar um pouco a placa de vídeo que o PC desligava, por coincidência parou quando coloquei uma fonte CollerMaster 600w '-' 

Edit: funcionou por 3 anos sem problema, e de repente começou a desligar :v troquei uma de 200w por uma de 230w, e apenas piorou.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@grievous PC Principal 

Windows 7 Ultimate 32 bits

Processador: Intel Dual Core 3.20 Ghz

placa-mãe: G3ID-M7

Placa de Vídeo: Geforce 210

Memória: 3 GB Memória RAM

HD: 160 GB

Segundo pc

Processador: Intel Dual Core 2.50 GHZ

placa-mãe:FSB 1333

Placa de Vídeo: Não tem

Memória: 2 GB Memória RAM

HD: 80 GB

adicionado 1 minuto depois

@FelipesantosoliverPosso dizer que sim, a do meu pc principal é a Seasonic, só que ela começou a ligar e desligar do nada como eu disse acima, então fui testando e agora apenas a Best Express consegue se manter ligada (Só que ela não aparece imagem) E o outro pc consegue ligar normalmente com as 3 fontes.

Compartilhar este post

Link para o post

O segundo PC consome menos, talvez seja por isso. Suas fontes podem não estar conseguindo entregar toda a potencia que deveria, aí falta energia e o PC desliga.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, Mikael Muniz Ribeiro disse:

@grievous PC Principal 

Processador: Intel Dual Core 3.20 Ghz

placa-mãe: G3ID-M7

Placa de Vídeo: Geforce 210

Memória: 3 GB Memória RAM

HD: 160 GB

Segundo pc

Processador: Intel Dual Core 2.50 GHZ

placa-mãe:FSB 1333

Placa de Vídeo: Não tem

Memória: 2 GB Memória RAM

HD: 80 GB

adicionado 1 minuto depois

@FelipesantosoliverPosso dizer que sim, a do meu pc principal é a Seasonic, só que ela começou a ligar e desligar do nada como eu disse acima, então fui testando e agora apenas a Best Express consegue se manter ligada (Só que ela não aparece imagem) E o outro pc consegue ligar normalmente com as 3 fontes.

Nossa, meio estranho. Neste caso te recomendo testar tudo dnv porque acontece da pessoa "comer mosca"  e esquecer de ligar um cabo ou outro. Também seria bom ver se a fonte tá dando linha na tensão correta, que em uma máquina que consuma um pouca mais pode deixar de funcionar. Utilize o multímetro para isso.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Mikael Muniz Ribeiro Essas suas fontes são muito bizarras, o problema pode ser elas, também verifique em ambas as placas mãe se você não tem algum capacitor estufado/estourado.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-os-capacitores-da-placa-mãe/670

O uso prolongado de um PC com fontes de baixa qualidade provoca desgaste e danificam os componentes do PC. Com o tempo o sistema começa a ficar instável, reiniciando, desligando, tela azul, etc.

Especifique melhor suas fontes também, mal da pra saber qual modelo é.

Você liga o PC no estabilizador ou direto na tomada?

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@eduzuchetti Mas isso é bem estranho, afinal tirei a placa de vídeo e troquei o HD de 160 gb pelo de 80 e mesmo assim continuou a desligar, estava usando a 2 semanas sem nenhum problema. Tinha desligado normalmente e durante a noite disseram que a luz meio que ficou piscando várias vezes e ainda usava estabilizador, então nem sei se foi essa ***** de tampar buraco que estragou mas se fosse poderia ter levado a fonte junto.

adicionado 6 minutos depois

@grievous falando em capacitor, tem 1 que está meio que quebrado sua parte superior, outro estufado e em baixo dele tem uma coisa que o levantou, se eu conseguir lhe mando uma imagem deles. Aqui está as marcas de todas as fontes: SS-300SFE Active PFC F3 (A que eu uso no pc principal e aconteceu o problema) SL-8150BTX (Da positivo que usava antes dessa Seasonic pois eu dei um upgrade no pc a 2 semanas) e BP-505 (Do pc reserva).

adicionado 8 minutos depois

@FelipesantosoliverEstranho que a Seaonic é bivolt, então acho meio improvável isso, veja os modelos: SS-300SFE Active PFC F3 (PC Principal) SL-8150BTX (Que eu usava no pc prinicpal antes de dar upgrade) e BP-505 (PC reserva).

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que esse PC que só funciona com uma fonte esta com o VRM em curto, e essa tal de Best Express 215W é tão vagaba que sequer tem proteção contra curto...

Tente liga-lo com as outras fontes mas sem ligar o conector de 4 pinos da CPU...

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

@Mikael Muniz Ribeiro De todas as fontes que você citou, apenas a Seasonic é confiável. O fato é que as outras você nem deveria usar. 

17 horas atrás, Mikael Muniz Ribeiro disse:

Estranho que a Seaonic é bivolt...

A Seasonic não é bivolt, é full range. Ela trabalha com qualquer tensão entre 90V e 240V.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais