Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Receptor sem captação


Posts recomendados

olá pessoal, ha um tempo atras postei um radio sba 448 gwlk que estava a tentar restaurar, porém o que fiz agora para baratear foi colocar um receptor comum de 7 bandas am/fm nele porém tive de separar o variavel do circuito e liga-lo com fios apos isso ele nao capta mais nada só chiado não se talvez acabou se descalibrando pois antes disso estava tudo ok os fios estão certos porém um da antena am se soltou e nao enho cereza de qual terminal vai mas em nenhum ele funciona. Se puderem me auxiliar fico grato.

WP_20161102_17_51_30_Pro.jpg

WP_20161102_17_51_56_Pro.jpg

WP_20161102_17_52_44_Pro.jpg

WP_20161102_17_52_13_Pro.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ligar o variável com esse monte de fios não dá certo.

Os fios torcidinhos assim com você fez, se tornam capacitores que são somados a capacitância do variável. A frequência fica fora e não pega rádio nenhuma.

O ideal é colocar a plaquinha lá com variável e tudo no lugar do original, use a criatividade para fazer a adaptação.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ivan Carlos Lutz Eu ainda estou estudando RF mas uma coisa que me foi dita e eu infelizmente comprovei na prática é que circuitos osciladores (receptores) são muito sensíveis, qualquer bobeirinha faz ele "correr a frequência" (sair de sintonia)

Para você ver que só de aproximarmos a mão de um circuito desses ele já sai de sintonia, agora imagina ligar o variável por fios...

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Ivan Carlos Lutz disse:

ok amigos resolveu colocar o variavel no circuito, havia um fio encostando em outros contatos também, porém agora tenho de calibrar o am eo fm alguma sugestao de como faze-lo?

 

Ligou o variável na posição correta?

O que exatamente precisa ser calibrado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ivan Carlos Lutz  Já cheguei a mexer em alguns apenas por curiosidade.

Tem 4 trimmers lá, dois são do FM e os outros dois são do AM.

É fácil ver quem é quem, os do AM estão ligados àquela bobina de ferrite (com uns fiozinhos que parecem linha). As do FM estão ligadas nas bobinas pequenas de fio de cobre grosso, soldadas a placa.

Tanto no FM, quanto no AM uma delas regula a sensibilidade e a outra regula a faixa de frequências.

Regule primeiro a sensibilidade, para isso tente sintonizar uma rádio, se conseguir gire o Trimmer para a posição que fale mais alto. Para o ajuste da frequência, o Trimmer deve estar regulado de maneira que seja possível sintonizar as faixas de 88~108MHz para FM e 530~1620KHz para AM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...