Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Onde estará o defeito em fonte de pc ?


Henrique - RJ

Posts recomendados

Olá

 

Tenho uma velha fonte Thermaltake de 350W que funciona direitinho durante umas horas mas se desligar ela e voltar a ligar o PC ela não liga.

 

Já troquei uns capacitores embarrigados do secundário mas não resolveu.

 

Essa fonte deve ter tido algum tipo de curto durante os seus anos de uso pois o benjamim onde estava plugada chegou a derreter um pouco. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega @Henrique - RJ, Você sabe se existe algum esquema parecido ou pelo menos perto do circuito de sua fonte?

Se não tiver, Vou convocar o mestre @faller e o Padre Quevedo para ajudarmos!...

Brincadeiras a parte! Falo sério! Muitas fontes denominadas muito potentes, 300W, 450W já vi até umas que falavam de 500W, porém os circuitos eram os mesmos, a diferença eram somente na "bitola" dos fios dos trafos e nos transistores envolvidos!!!...

Por isso fiz a brincadeira!

Para melhor te ajudar, tire umas fotos, de preferência com boa qualidade, detalhando bem o circuito de entrada de energia da fonte...

Se o dissipador tampar os transistores de entrada, tire outras fotos mostrando melhor eles!...

Mas te adianto que a maioria desses defeitos são nos pequenos capacitores do circuito de controle da fonte secundária (na realidade a principal, a mais potente)....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio

 

Então eu fiz certo em ter trocado os capacitores ?

 

Percebi que um deles voltou a estufar.

 

 

Foto0038.jpg

Foto0042.jpg

 

Foi o máximo que consegui nas fotos. O transistor pequeno do lado esquerdo é um C5353, o do meio um 2SC2625 que é igual ao da direita.

 

Para um dos capacitores do secundário voltar a inchar é por que algo está em curto ou gerando corrente mais alta do que o normal, certo ?

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok! Vamos devagar... os capacitores só estufam por excesso de tensão sobre eles, tensão invertida ou uma frequência a ser filtrada muito além da capacidade dele...

Em sua 1ª foto tem um pequeno capacitorzinho entre os maiores transistores, na realidade teria que ter dois iguais, talvez o outro esta mais a direita da foto ou estão antes do dissipador...

Como são baratos, troque todos esses capacitorzinhos pequenos, o de filtro dos 5V de stand-by é muito critico pois é por essa tensão que o CI de controle aciona o foto acoplador e os transistores de oscilação de retorno para os transistores chaveadores principal da fonte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio

 

Te agradeço pela orientação mas no momento só quero ter uma ideia de onde pode estar o defeito sem mexer na fonte por enquanto.

 

Poderia haver mais algum componente que estivesse causando isso ?

 

Esse capacitor ao lado dos dois transistores parece estar em bom estado e o que está do lado dele também.

 

É uma pena essa fonte estar parada. O fabricante deu 5 anos de garantia e foi após esse prazo que ela pifou.

 

E não parece ser tão ruim já que possui aqueles capacitores X e Y e bobina no circuito de filtragem além de um varistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que essa fonte deve ter algum problema estrutural para ela ter chegado a derreter um pouco o benjamim.

 

Até desconfio que ela é que deve ter causado dano a um CI super I/O de uma placa-mãe deixando-a inutilizável.

 

É por isso que não vou com tanta vontade tentar reparar ela a não ser que tenha grande chance de localizar o defeito ( já tentei uma vez trocando uns 5 capacitores e não resolveu ).

 

Pelo menos durou 5 anos.

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teria que gastar com frete.

 

Valeria mais a pena se eu mesmo conseguisse consertar ela mas estive pensando ... foi durante o uso dessa fonte que perdi uma placa-mãe e uma memória. Acho que além do conserto teria que monitorar para ver se o ruído que ela emite estaria dentro do normal aplicando várias cargas durante algum tempo para ter segurança. De que adiantaria se consertasse e ela voltasse a queimar mais componentes do PC ?

 

Se houvesse um serviço técnico próximo e por bom preço até resolveria mas com toda essa capacidade de avaliação e qualidade aqui no br, impossível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que só o @Bcpetronzio esmiuçou melhor o problema até aqui.

 

Acho que é preciso certa intimidade com o reparo de fontes de PCs para detalhar o que pode estar acontecendo, qual o componente mais inclinado a ser o defeituoso.

 

Talvez uma simples falha em algum diodo da ponte retificadora do primário fosse já o suficiente acho eu.

 

Vejam que a fonte aparenta estar normal durante um ou dois dias de trabalho. Só depois é que ela cisma de não querer dar partida ou não ligar o PC ( só com insistência, apertando o botão power várias vezes, é que acaba por ligar ).

 

Pode ser que esse componente defeituoso seja o responsável por gerar algum ruído fora do normal a ponto de danificar placa-mãe e memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sua descrição é típica de defeito nos 5V de stant-by como Isadora disse.

Nesse seu caso ai, se você fizer testes nela perceberá que o 5V de stand-by estará com mais de 5,8V, já vi umas que chegou a 8V!, o defeito eram os pequenos capacitores no circuito de stand-by, o de filtro do secundário estufa porque o capacitorzinho do primário esta ruim...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio

 

Te agradeço novamente.

 

Eu não entendo muita coisa de eletrônica mas os capacitores de standby a que se refere são aqueles que apontou antes ao lado dos transistores ?

 

Como disse antes, eles fisicamente parecem em bom estado, sem estufamento ou vazamento.

 

Será que esses capacitores pequenos teriam causado os danos ao CI da placa-mãe e a uma memória há algum tempo ?

 

Para verificar a tensão do standby eu tenho que usar as ponteiras do multímetro por baixo da placa de circuitos da fonte ?

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Os 5V de stand-by da maioria das fontes comuns é o fio roxo (Lilás), no conector grande da saída da fonte.

Sobre os capacitores pela aquela foto não da para afirmar com certeza, mas aquele pode ser um deles...

A aparência de um capacitor não demonstra se ele esta bom ou ruim, como são muito baratos, já troque direto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim colega @Classificados Mineiro! Porém essa fonte é genérica não possui PFC ativo! Não julgo que é uma chig-ling! É apenas uma fonte genérica...

Abaixo indico um teste feito numa fonte de mesma marca de potência de 430W!

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-thermaltake-purepower-430w-np/1220/7

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bcpetronzio disse:

Sim colega @Classificados Mineiro! Porém essa fonte é genérica não possui PFC ativo! Não julgo que é uma chig-ling! É apenas uma fonte genérica...

Abaixo indico um teste feito numa fonte de mesma marca de potência de 430W!

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-thermaltake-purepower-430w-np/1220/7

 

 

 

Post Legal. Ajuda muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Liguei ela fora do PC e todas as tensões estão normais. Como é um defeito que só aparece após um tempo de uso, desconfio que só irei perceber algo errado no stand by quando acontecer.

 

A fonte é super silenciosa.

 

--------------------------------------------

EDIT

 

Agora á tarde a tensão do 5VSB teve quase 10% de diferença pra mais e pra menos depois estabilizou em 5.0V.

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
13 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Liguei ela fora do PC e todas as tensões estão normais. Como é um defeito que só aparece após um tempo de uso, desconfio que só irei perceber algo errado no stand by quando acontecer.

 

A fonte é super silenciosa.

 

--------------------------------------------

EDIT

 

Agora á tarde a tensão do 5VSB teve quase 10% de diferença pra mais e pra menos depois estabilizou em 5.0V.

 

.

Esse "super silenciosa", não seria porque a ventoinha esta parada?

Ai justifica todas essas falhas nela!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio

 

A ventoinha fica girando só que com baixa velocidade. Ela tem um pequeno circuito que controla sua rotação conforme a temperatura.

 

Consegui pegar o defeito de novo. A fonte não ligou e o stand by estava em 5,03V. Será que é defeito no PWM ? Tentei ligar e desligar por duas vezes e nada de funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...