Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pra que serve esse tipo de fonte?


Posts recomendados

  • Membro VIP
5 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

 

pretendo comprar essa semana ainda.

 

Compre o 3914 que tem uma resposta linear (em degraus de mesmo valor de tensão) e também o LM3915 que tem uma resposta logarítmica, ideal para uso em VUmeter como esse dai, por exemplo:

 

Para circuitos procure no you tube pelo nome dos CI's (LM3914 ou LM3915) que vão aparecer dezenas deles com tudo o que for arranjo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mestre @fallereu já pesquisei os circuitos até postei mas cada um tem algumas pequenas diferenças então não sei qual o ideal para o meu projetinho.

@Mestre88 o que mais preciso comprar para o circuito?

o LM 3914 ta em falta posso substituir  pelo Lm 3915? as as configurações e componentes não mudam né?

valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com o LM3915, que tem escala logarítmica, os primeiros leds vão estar separados por alguns milivolts apenas quando os últimos terão essa separação em volts, ou dezena de volt até.. A representação não será linear.

A razão está ai, interna ao CI, seu divisor resistivo, base para escolha do led a acender é totalmente não linear (é logarítmica, observe os valores dos resistores)

LM3915Diagrama.jpg

 

Enquanto o LM3914 tem essa base de comparação atrelada a um divisor com iguais valores de resistor, veja ai:

LM3914diagrama.jpg

É um ci relativamente fácil de se encontrar. Se necessitares te dou pelo menos umas 5 ou 6 lojas que tem esse LM3914..

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller @Mestre88 "trocando em miúdos" qual é melhor pra esse projeto?

 

outra coisa tinha um trafo bem pequeno q não funcionava, abri e reparei ele, agora ele entrega 7.8v.

depois de retificado e com um capacitor 100nfx50v e um eletrolítico 1000ufx25v tá me entregando 11.3V

 

tá tranquilo pra usar no projeto né?

 

o circuito que pretendo usar é esse

tirando a parte do áudio claro...devo alterar algum resistor?

aquele capacitor ta adequado?

circuito-integrado-lm3915.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

"trocando em miúdos" qual é melhor pra esse projeto?

LM3914.

Como disse o @faller, o LM3915 é logarítmico, ou seja, na metade da tensão quase todos os leds estarão acesos, enquanto que com o LM3914 apenas 5 estarão acesos na mesma circunstância.

 

20 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

tá tranquilo pra usar no projeto né?

Sim, através de um potenciômetro você regula os leds para acenderem da maneira que você quer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

@Mestre88e quanto ao circuito qual devo usar to meio confuso pois varios dele tem resistores de valores diferente...

 

Logo menos eu posto como você deve fazer, pois tem que adequar os 12V do trafo a entrada do CI que é de 1,25V.

 

Aqui está:

imagem64.GIF

 

A entrada de T1 é ligada em paralelo com a carga do dimmer.

Para calibrar:

Com o Dimmer no máximo gire R3 para a posição que todos os Leds se apaguem. Depois gire ao contrário, pare no momento que todos os leds se acenderem.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaime Francisco da Silva Não entendi, o que você não conseguiu.

É apenas um diodo (meia onda), não há necessidade de colocar uma ponte. Até um 1N4148 serve.

adicionado 1 minuto depois

Por acaso está medindo o circuito com o multímetro na escala AC?

Se for lembre do que eu te disse outro dia, aparecem números mas não corretamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Mestre88 disse:

@Jaime Francisco da Silva Não entendi, o que você não conseguiu.

É apenas um diodo (meia onda), não há necessidade de colocar uma ponte. Até um 1N4148 serve.

adicionado 1 minuto depois

Por acaso está medindo o circuito com o multímetro na escala AC?

Se for lembre do que eu te disse outro dia, aparecem números mas não corretamente.

Mas em escala DC deve marcar alguma coisa?

Com led funcionou como deveria...

Essa medidas...como entendo pouco, acredito naquilo q os olhos vêem. ..

Valeu @Mestre88

20161118_214244.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O diodo está em posição errada no barramento da protoboard, pois está em curto!

Tem um resistor embaixo dos fios na mesma situação.

Tanto a linha vermelha quanto a azul são um único fio.

A divisão delas está onde tem o nº30.

 

adicionado 2 minutos depois
13 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Mas em escala DC deve marcar alguma coisa?

Ligado da forma que está na foto, não!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

O diodo ta no barramento, vermelho, diodo em série com o resistor de39k

Não está, é apenas um único fio Diodo e resistor não estão servindo pra nada, se estivesse seu Led não acenderia já que é um resistor de 39K, seu Led está ligado em AC.

Os contatos da sua Protoboard estão ligados da maneira que é explicado nesse site:

http://mecatronica-simples.blogspot.com.br/2013/11/como-utilizar-protoboard-matriz-de.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Desatenção minha pois ja uso protobor a tempos.

Estranhei quando vi, pois eu já vi você montar coisas mais complexas e funcionar.

 

39 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

O led acende e diminui e amumenta o brilho conforme  giro o trimpot.

Seria mais interessante ver o Led diminuir e aumentar o brilho, ligado ao Dimmer. O trimpot não importa, servirá apenas de divisor de tensão para o LM3914, você mexerá nele uma única vez e pronto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Mestre88

montei hoje o circuito, porém após a calibração eu retornando o pot ao zero, ao aumentar muito pouco mas pouco mesmo a barra de LED recebe um pico e já inicia com 4 leds ligados e liga todos com menos da metade do pot acionado

o circuito do meu Dimmer é esse.

algo que deva mudar/acresentar

regulador-luz.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mestre88 disse:

@Jaime Francisco da Silva Isso significa que vai precisar alterar a escala do LM3914.

Tem que ver como está o dimmer também, pois as vezes ele já está no máximo com a metade do potenciômetro.

Quando fala em alterar a escala, você quer dizer pra por reistorr Entre o lm3914 e os leds?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Quando fala em alterar a escala, você quer dizer pra por reistorr Entre o lm3914 e os leds?

O LM3914 não necessita desses resistores ele tem limitação interna de corrente..

 

Alterar escala ai significa mudar o divisor resistivo da entrada de sinal para que com a mesma tensão se acenda menor quantidade de leds. Endurecer a entrada, tornar menos sensível o medidor...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, faller disse:

O LM3914 não necessita desses resistores ele tem limitação interna de corrente..

 

Alterar escala ai significa mudar o divisor resistivo da entrada de sinal para que com a mesma tensão se acenda menor quantidade de leds. Endurecer a entrada, tornar menos sensível o medidor...

Eu cheguei a fazer isso, mas mudei o R1 de 39k para 47K...mas nada mudou, deviria ter colocado um valor maior?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Quando fala em alterar a escala, você quer dizer pra por reistorr Entre o lm3914 e os leds?

Não. Os resistores devem ser colocados nesses pinos do LM que estão aterrados e/ou ligados entre si.

A título de curiosidade quem regula a "claridade" dos Leds é esse resistor de 2,2K que aparece no esquema.

Medindo a tensão no capacitor C1, em que valor o primeiro led acende e em que valor todos eles acendem?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...