Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como reduzir a tensão de um carregador automotivo de 14,5v para 13,8v?


Posts recomendados

 

Prezados membros do fórum, desde já agradeço a atenção. Sou biólogo é não saco muito de eletrônica!

Em meu trabalho possua a necessidade de carregar baterias estacionárias de 30Ah.

Para tal, acabei por comparar um carregador da marca RealBat 12 ou 24V.

http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=95435&cat=19&subcat=196

 

Pois bem! Resolvi carregar uma bateria Freedom DF-300  de 30Ah.Tomei o cuidado de ligar a bateria na posição correta para não inverter os polos. Além do que, o carregador tem sistema contra a inversão de polos (É à prova de idiotas como eu!!!!).

Sem a bateria, media a tensão na garra jacaré do carregador que apresentou valor de 14,5 V. Ao medir a tensão no polo da bateria durante o processo de carga, a tensão foi de 16V. Até então, tudo normal. Após +- 15 min, notei que a bateria estava inchando. Imediatamente interrompi o processo! Posteriormente, retirei uma válvula que a bateria apresenta, na parte superior, nas laterais. Isso gerou um escape de gás. 

Pesquisando sobre o ocorrido, encontrei na internet que estas baterias não podem ser carregadas em 14,5V, mas sim em 13,8V pois, a tensão de 14,5V pode ocasionar danos as placas de chumbo da bateria. O que é bastante estranho, no rótulo da bateria está escrito que a sua tensão de carga e equalização é de 14,4 a 15,5 V à 25°C.

 

O que eu gostaria de saber é o seguinte!

Há como reduzir a tensão do carregador para 13,8V?  Isso seria possível com um resistor ou qualquer outra coisa? Outra questão é: Não posso limitar muito a corrente! Tenho que ter no mínimo 4,5 para carregar as baterias!
Obs.: Tentei reduzir com um Trimpot de 100K, mas ele fritou com a corrente.

 

Pelo amor de Deus, alguém pode me ajudar !!???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, gostaria de aproveitar ao post do amigo porque a minha situação é parecida, só uso o carro nos finais de semana e gostaria de deixar o carro ligado na tomada, com uma tensão de uns 13,5V e uns 2A acho que pra mim já resolveria. Teria algum circuito fácil de se fazer?

Acho que no caso do amigo se ele colocasse um diodo em série teria uma queda de 0,7V mas o problema é a corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
33 minutos atrás, ViníciusSPacheco disse:

não saco muito de eletrônica

 

34 minutos atrás, ViníciusSPacheco disse:

Tentei reduzir com um Trimpot de 100K

Percebe-se...

16V pode danificar a bateria mesmo.

 

Veja bem... Vi isso...

 

"Carrega baterias de 12V e 24V com chave seletora "

 

Se esta chave existir, certeza que estava do lado certo? Se não, probabilidade de falha no sistema: ele pensou que a bat era 24V.

Penso que nada "por fora" que você fizer vai dar resultado confiável. P.ex. (pra quem entende) se você colocar uns 2 ou 3 diodos em série, aí que o automático (se houver) vai pensar que é bat de 24v mesmo

 

A dica é compre outro carregador só de 12V

 

4 minutos atrás, Marcelotronic disse:

Teria algum circuito fácil de se fazer?

tem às pencas na net amigo. Inclusive tem gente (tipo eu) que apenas altera fonte de pc pra isso. Infelizmente depende da fonte: não dá pra generalizar a alteração ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViníciusSPacheco você pode colocar um diodo em série assim como o amigo @Marcelotronic disse. O diodo deve ser de corrente maior do que a do carregador, chuto que um diodo de 10A pode servir. 

Talvez abrindo o carregador pode ter um outro jeito de abaixar a tensão, mas como você não conhece complica um pouco. 

 

@Marcelotronic não é muito bom deixar a bateria carregando o tempo todo, seca a água da bateria. 

Carregadores desse tipo tem aos montes por aí, faça ou compre um mas ligue apenas de vez em quando (tipo antes de sair aos finais de semana). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

 

Percebe-se...

16V pode danificar a bateria mesmo.

 

Veja bem... Vi isso...

 

"Carrega baterias de 12V e 24V com chave seletora "

 

Se esta chave existir, certeza que estava do lado certo? Se não, probabilidade de falha no sistema: ele pensou que a bat era 24V.

Penso que nada "por fora" que você fizer vai dar resultado confiável. P.ex. (pra quem entende) se você colocar uns 2 ou 3 diodos em série, aí que o automático (se houver) vai pensar que é bat de 24v mesmo

 

A dica é compre outro carregador só de 12V

 

tem às pencas na net amigo. Inclusive tem gente (tipo eu) que apenas altera fonte de pc pra isso. Infelizmente depende da fonte: não dá pra generalizar a alteração ok?

Tem um carregador parecido na concessionaria e se eu jogo via potenciometro de ajuste a tensão de carga direto ou seja 14,5, meia hora depois o carregador esta mandando uns 18V, esse tipo de carregador não é inteligente com circuitos que realmente estabilizam a tensão no limite de carga das baterias.

adicionado 4 minutos depois

@Mestre88 Dei uma pesquisada se chama carregador flutuante, ele deixa de carregar quando a bateria esta carregada,  serve para barcos, jet sky, essas coisas que ficam paradas por meses até o cidadão lembrar que tem.

Custa caro em média 600,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Mestre88 disse:

@ViníciusSPacheco você pode colocar um diodo em série assim como o amigo @Marcelotronic disse. O diodo deve ser de corrente maior do que a do carregador, chuto que um diodo de 10A pode servir. 

Talvez abrindo o carregador pode ter um outro jeito de abaixar a tensão, mas como você não conhece complica um pouco. 

 

@Marcelotronic não é muito bom deixar a bateria carregando o tempo todo, seca a água da bateria. 

Carregadores desse tipo tem aos montes por aí, faça ou compre um mas ligue apenas de vez em quando (tipo antes de sair aos finais de semana). 

@Mestre88 até pensei em abrir. Mas como está na garantia não acho que seja viável. Já vi que alguns modelos possui um Trimpot que regula a entrada de referência do CI. Alterando ele, pode ser que altere a tensão do carregador, mas não sei se o modelo tem isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Comprar um carregador novo é fora de questão!!!
Quanto alterar fonte de PC, você pode me indicar um esquema  para uma  ATX com CI2003 ou com o CI wt7520?
Tenho uma de cada aqui ! OBRIGADO!!

adicionado 1 minuto depois

@Matthwus Acho que  você está danificando as suas baterias. Principalmente se são estacionárias!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Matthwus disse:

Uma coisa que sempre faço aqui é carregar as baterias com as tampas (válvulas) abertas, assim diminui bem o risco de explodir/rachar já aconteceu uma vez de uma rachar aqui, depois disso sempre deixo aberto, e procure não inalar o cheio perto dela, dizem fazer mal.

Meu amigo não sei como eu não morri ou explodi o carro, eu tinha um Celta com 2 baterias moura de 95Ah de baixo de cada banco, eu até levantei os bancos para caber em baixo, fiz viagens com os vidros fechados acho que foi sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViníciusSPacheco

 

 

Utilize um regulador ajustável de tensão LM338, que suporta até 5A em sua saída. Este artigo do Newton C. Braga deve ajudá-lo na prática:

 

 

 

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-projetos/9648-fonte-de-1-2-v-a-25-v-com-5-a-art2027

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViníciusSPacheco se montar o circuito da figura, e ligar entre o carregador e a bateria não vai funcionar. 

O LM338 consome 3V então dos 14V vai sobrar apenas 11V.

Precisa de pelo menos 18V, assim sobra 15v e aí você regula para 14 ou 13V.

adicionado 2 minutos depois
56 minutos atrás, Marcelotronic disse:

Meu amigo não sei como eu não morri ou explodi o carro, eu tinha um Celta com 2 baterias moura de 95Ah de baixo de cada banco, eu até levantei os bancos para caber em baixo, fiz viagens com os vidros fechados acho que foi sorte.

Se fosse assim não tinha sobrado nenhum fusca. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViníciusSPacheco

 

 

Só precisa dessa parte que você postou mesmo. Pode usar R1 de 120Ω (120R), com 1/4W, e R2 de 1,2kΩ (1K2), também com 1/4W F5Rua4D.gif.

 

 

 

Para garantir a tensão correta de 13,8V na saída, recomendo que coloque o carregador no modo de carregar baterias de 24V.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

8 horas atrás, Marcelotronic disse:

Tem um carregador parecido na concessionaria e se eu jogo via potenciometro de ajuste a tensão de carga direto ou seja 14,5, meia hora depois o carregador esta mandando uns 18V, esse tipo de carregador não é inteligente com circuitos que realmente estabilizam a tensão no limite de carga das baterias.

adicionado 4 minutos depois

@Mestre88 Dei uma pesquisada se chama carregador flutuante, ele deixa de carregar quando a bateria esta carregada,  serve para barcos, jet sky, essas coisas que ficam paradas por meses até o cidadão lembrar que tem.

Custa caro em média 600,00.

Marcelo, não é muito inteligente um carregador que forneça 18v a uma bateria de 12v, no máximo 15v.

.

.

 

Ha quem possa interessar, um bom carregador de 3 estágios (incluindo flutuação) já bem testado.

Abaixo, outro circuito interessante, mas ainda não testei.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, ViníciusSPacheco disse:

você pode me indicar um esquema

Infelizmente não. Quando fiz usei intuição e claro algum conhecimento de causa.

 

Não sei como este carregador decide sozinho se é 12 ou 24. Provavelmente sua bateria não consegue "segurar" em 12 (~13.8) e sobe. Isso engana o sistema fazendo-o pensar que é 24 fazendo explodir sua bateria. Talvez também haja excesso de corrente - 10A numa bat de 30Ah penso que é 1/2 muito - O que também pode provocar o efeito supramencionado. Sugiro ler com atenção o manual do carregador.

Penso também que este carregador não é dc pura e sim só retifica e nem filtra com capacitor. Penso que sim pode montar teu circuito "por fora" (ao contrário do que já te disse). Aquele mesmo que você achou. Pra melhorar um pouco - caso minha teoria sem filtro esteja certa - coloque algum capacitor de grande valor na entrada do LM338.

Talvez este carregador não carregue bateria com baixa tensão. Seu circuito de uma certa forma vai 'isolar' a tensão da bateria fazendo o carregador pensar que não há nada conectado. Há solução...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Mestre88 disse:

@ViníciusSPacheco se montar o circuito da figura, e ligar entre o carregador e a bateria não vai funcionar. 

O LM338 consome 3V então dos 14V vai sobrar apenas 11V.

Precisa de pelo menos 18V, assim sobra 15v e aí você regula para 14 ou 13V.

adicionado 2 minutos depois

Se fosse assim não tinha sobrado nenhum fusca. 

Cara então os gases que sai da bateria não são tão nocivos? Agora tenho um sedã e pretendo colocar uma bateria no porta malas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Marcelotronic disse:

Cara então os gases que sai da bateria não são tão nocivos? Agora tenho um sedã e pretendo colocar uma bateria no porta malas. 

Sim, o ácido faz mal. Porém nunca vi sair gases de uma bateria que esteja colocada em um carro que funciona perfeitamente.

Ela solta gases apenas se carregar demais ou se estiver com problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 13/11/2016 às 23:56, Mestre88 disse:

@ViníciusSPacheco se montar o circuito da figura, e ligar entre o carregador e a bateria não vai funcionar. 

O LM338 consome 3V então dos 14V vai sobrar apenas 11V.

Precisa de pelo menos 18V, assim sobra 15v e aí você regula para 14 ou 13V.

adicionado 2 minutos depois

Se fosse assim não tinha sobrado nenhum fusca. 

 

@Mestre88 Entendo !!!! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...