Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
yuri.rar

Gigabyte dando tiro no pé do consumidor? (6ª geração com ddr3)

Recommended Posts

Por que estão produzindo e comercializando produto assim se a intel não dá suporte completo a DDR3 na 6ª geração (1151)?
Não é tiro do pé? Tem aquela questão de que dá pra usar DDR3L, mas mesmo assim... Por que vender um produto arriscado assim?

http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=5523

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@yuri.rar Na verdade não é tiro no pé.

A Intel diz que o Skylake se dá melhor com DDR4, verdade, mas a Gigabyte pensou em quem queria mudar de processador sem precisar trocar os módulos de memória. Nada demais.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Hugh Laurie Acho que a questão não é só se "dar melhor". 
Não tem aquele problema de a tensão da DDR3 ser maior e o controle ser responsabilidade do processador, e não dá placa-mãe? Diversos reviews apontam risco de danos...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, yuri.rar disse:

@Hugh Laurie Acho que a questão não é só se "dar melhor". 
Não tem aquele problema de a tensão da DDR3 ser maior e o controle ser responsabilidade do processador, e não dá placa-mãe? Diversos reviews apontam risco de danos...

Se fosse realmente um problema, você acha que uma fabricante igual a Gigabyte (e ASUS também) lançariam placas que poderiam danificar o processador?

Esses reviews são meio que discutíveis de veracidade. É o mesmo caso de gente que reclamou que os SKYLAKES eram frágeis e sucessíveis a amassar (e são sim um pouco), mas usavam por exemplo de parafusadeiras pra instalar o cooler.

Editado por Hugh Laurie
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Hugh Laurie disse:

Se fosse realmente um problema, você acha que uma fabricante igual a Gigabyte (e ASUS também) lançariam placas que poderiam danificar o processador?

Ora, é essa possibilidade que estou questionando aqui. Será mesmo possível?

Eu andei pesquisando sobre DDR3 na 6ª geração, e vi uma série de artigos apontando os riscos. Mas fica a dúvida. Então será que é puro lobby pra impulsionar o DDR4?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@yuri.rar

Você pode setar essas tensões, manualmente.. Um outro usuário, fez essa ressalva, naquele tópico que criei, sobre o assunto.. O problema é perder a coisa do "Plug'n Play".. E explicar pra um leigo, que ele precisa mexer nesse tipo de coisa, via BIOS.. Isso, se a MOBO permitir isso..

Acho que todas as fabricantes de placa-mãe, fizeram isso..

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
agora, RS Faria disse:

@yuri.rar

Você pode setar essas tensões, manualmente.. Um outro usuário, fez essa ressalva, naquele tópico que criei, sobre o assunto.. O problema é perder a coisa do "Plug'n Play".. E explicar pra um leigo, que ele precisa mexer nesse tipo de coisa, via BIOS.. Isso, se a MOBO permitir isso..

Acho que todas as fabricantes de placa-mãe, fizeram isso..

Muito provável ter a explicação no manual da placa-mãe de como setar isso, mas alguém lê manual?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Hugh Laurie De qualquer forma, segundo o próprio site da intel, DDR3 tradicional não está listado como suportado pelo i7 6700

http://ark.intel.com/Pt-Br/products/88196/Intel-Core-i7-6700-Processor-8M-Cache-up-to-4_00-GHz

adicionado 2 minutos depois

@RS Faria Mas o resultado é o mesmo, entre usar DDR3l 1.35v e DDR3 com diminuição de v?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@yuri.rar

Nunca vi esse teste.. O problema é que, dependendo da RAM, ela não vai funcionar normalmente, com tensão mais baixa.. Ou vai funcionar em frequência menor ou perde estabilidade..

E não é toda MOBO que te dá total controle sobre todos os parâmetros do PC..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Senhores, vou dar a minha opinião aqui. Ja participei de outros tópicos relacionados à este assunto e desde então eu mudei a minha visão com relação a isso. Eu acho o seguinte:

1 - Empresas de tecnologia estão fabricando e lojas de informática estão vendendo a 6ª geração com DDR3. Se estão fabricando e estão vendendo, significa que tem algo que a Intel não deixou claro aos seus consumidores e nem descreveu isso detalhadamente no seu site. (A Intel deve ter esquecido de detalhar isso no site dela. Ora, porque não...?)

2 - Apesar de no site da intel não estar descrito algo relacionado à DDR 3 com a 6ª geração de processadores, mesmo assim, os fabricantes estão desenvolvendo produtos com tal suporte. Ora, se estão desenvolvendo, é porque pode e porque devem ter aval pra isso.

3 - Alguns meses atras eu tive oportunidade de conversar por telefone com alguns representantes de lojas de informatica e todos eles me disseram basicamente o seguinte:

"De acordo com o laudo da Intel, para que a 6ª geração funcione adequadamente sem danos à arquitetura do processador, com memórias DDR3, é necessário que este não ultrapasse a tensão de 1.5v."

Eu já havia dito em outro post e vou dizer de novo. Cabe à comunidade buscar uma cópia desse laudo disponibilizado pela própria Intel e ver em detalhes o que ele menciona. Se estão fabricando placas que suportam DDR3 + Skylake é porque não há problema e sim um Limite para a tensão dos módulos.

A tecnologia evolue, meus caros, e muitos desses reviews que temos na internet, mesmo de sites renomados, já são antigos. Acredito que caberia pesquisar novamente sobre esse assunto, mas a minha opinião hoje, é que não há problemas. Respeito a opinião de quem achar contra, mas ao meu ver, hoje, está muito claro.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Dinei disse:

"De acordo com o laudo da Intel, para que a 6ª geração funcione adequadamente sem danos à arquitetura do processador, com memórias DDR3, é necessário que este não ultrapasse a tensão de 1.5v."

Eu pesquisei muito e apenas achei reviews e artigos de terceiros, nunca uma manifestação clara e completa da intel sobre o assunto...
Queria tanto encontrar uma manifestação própria deles :tw_confused:

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@yuri.rar Se uma loja de informática apresentar um lado da própria intel, ja será o suficiente para a maioria. Se fosse algo totalmente proibido, não estariam fabricando. E como falei no tópico acima. A tecnologia evolui e isso pra mim, sinceramente é passado.

adicionado 6 minutos depois

@yuri.rar saca só... essa foi uma conversa que tive com um representante da Pichau.

5797616d1154b_Semttulo.png.bcb1ffdeb12af83029511a67a1b701be.png

Editado por Dinei
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, Dinei disse:

É que, só pra RAM, tem 3 tensões diferentes.. De qual tensão eles falaram? Provavelmente, é a de alimentação, que NÃO tem influência direta na CPU..

O problema são as outras duas, que acabam se baseando na primeira.. Essas sim, podem complicar a coisa, pois são tensões que mexem diretamente no controlador da CPU..

7481_14_tweaktowns-ultimate-intel-skylak

http://www.tweaktown.com/guides/7481/tweaktowns-ultimate-intel-skylake-overclocking-guide/index.html

Enfim, não vi ninguém reclamando de problemas, ainda.. Mesmo a Intel, diz que é algo que "pode ocorrer com o tempo"..

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Dinei Bacana!
Queria tanto ter acesso a esse laudo

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, RS Faria disse:

Enfim, não vi ninguém reclamando de problemas, ainda.. Mesmo a Intel, diz que é algo que "pode ocorrer com o tempo"..

Eita! Queria poder ler esse material!
Você tem?

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

@Dinei O limite de 1.5V é precisamente o problema de DDR3 + Skylake...? Nem todos os módulos trabalham à 1.5V. A única forma de garantir que não haja danos seria utilizar DDR3L ou DDR4, que por padrão trabalham à tensões mais baixas.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@RS Faria É aquilo que mencionei no tópico. Já são reviews antigas (a que você mencionou por exemplo, é de 2015) e dentro de um ano, pode ocorrer muita coisa, ainda mais na tecnologia. Ao meu ver, não tem problemas, do contrário não iriam fabricar. E sobre o site da Intel não ter informação nenhuma é que simplesmente esqueceram de detalhar.

adicionado 3 minutos depois

@Nihal pelo que conversei com os representantes de loja, somente módulos de 1.5v se a placa oferecer este suporte.

Editado por Dinei
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais