Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montagem de workstation para edição de vídeo


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Estou montando a minha primeira workstation para edição de vídeo. Moro na Austrália atualmente e volto para o Brasil no final do ano. E por conta dos melhores preços praticados aqui, pretendo comprar os componentes antes de viajar.

 

Quero uma máquina otimizada para edição de vídeo, e utilizo majoritariamente os programas da Adobe para montagem e efeitos (Adobe Premiere Pro CC 2017 e After Effects CC 2017) e quero aprender um pouco mais de color granding e color correction utilizando a versão gratuita do software DaVince Resolve 12. Portanto, essas seriam as minhas principais aplicaçōes.

 

Por favor, me corrijam se eu estiver errado, mas para uma máquina com esse foco os principais componentes seriam processador, unidade de armazenamento e memória RAM, certo? Eu sei que uma placa gráfica impacta diretamente a velocidade de render, mas eu não entendo bem qual o papel desse componente no preview dos clips que estão sendo editados.

 

Feita as considerações, esses são os componentes que escolhi e pretendo comprar (mas antes de fazê-lo, gostaria das considerações e sugestões de vocês, se possível):

 

Kingston SSDNow UV400 480GB SSD

Seagate Barracuda 1TB - 7200RPM SATA3

2 x 8GB Kingston RAM - DDR4

Intel Core i7 6700K - 4.0GHz / 4.2GHz Turbo

GeForce GTX 1070 8GB (esse é o componente que tenho mais dúvidas: Vale a pena o upgrade para a GTX 1080? O que o prefixo Gigabyte, ASUS ou MSI querem dizer (São todas Nvidia, não?)?)

Motherboard ASUS Z170 (Esse é outro item com o qual tenho problemas. Li que a linha Z170 é muito boa, mas não tenho certeza sobre o modelo. ASUS é mesmo a melhor opção?)

 

Vocês poderiam me ajudar nessa? Valeu demais =D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@André Victor Bem vindo ao fórum.

 

Sim, todas as GTX 1070 tem o mesmo chip gráfico. O que muda é o projeto do cooler que cada fabricante desenvolve para o resfriamento da placa. Gigabyte, Asus ou MSI são marcas excelentes. Zotac também é uma delas. Sobre placa-mãe Eu já utilizei MSI, ASUS e ASROCK e sinceramente, todas elas tem features excelentes. Acredito que seja uma questão de gosto mesmo.

 

A configuração que você se propôs está excelente. Eu apenas adicionaria uma fonte de energia de 500w ou 600W (caso você queira uma margem a mais) de preferência da Corsair, CoolerMaster ou Thermaltake. São ótimas.

 

Sobre a placa de vídeo fazer diferença, acredito que seja somente na hora do render, onde você pode escolher entre o processador e a placa para renderizar. Mas não deve ser algo impactante.. Acho que a questão mesmo é se focar no processador e nas memórias. @GabrielLP14 que deve manjar desses paranauê.

 

Uma outra sugestão que ia te dar, é a seguinte. Aqui no Brasil os preços são meio inflados, mas, talvez ai na Austrália os preços de uma arquitetura como uma X99 seja mais interessante e não tenha muita diferença de uma Z170. você chegou a pesquisar? Os processadores de entrada dessa arquitetura são de 6 núcleos. Pode ser bom para sua produtividade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dinei , antes de qualquer coisa, obrigado por me ajudar nessa! =D

 

Sobre a linha de processadores com arquitetura X99, eu não conhecia, na verdade. Dei uma pesquisada rápida e um exemplo dessa linha seria o i7 6850k, certo? Mesmo aqui eles são bastante caros (o 6850k custa 2x o valor do 6700k), daí eu não sei se esse upgrade valeria a pena. Mas obrigado pela indicação, agora conheço algo sobre o qual não sabia antes! :D

 

Sobre o projeto do cooler que cada fabricante tem para as placas gráficas, eu também entendi. Então eu não tenho obrigatoriedade de combinar placa-mãe e placa de vídeo de uma mesma marca, certo? Apesar de eu não ver empecilho pra fazê-lo.

 

Em relação à fonte, acho que vou deixar pra comprar no Brasil mesmo, pra polpar espaço na mala... Mas vou seguir suas sugestões! 

 

E como você citou o @GabrielLP14, caso você possa opinar também Gabriel, seria bem maneiro! =D

 

Mais uma vez, muito obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, André Victor disse:

Então eu não tenho obrigatoriedade de combinar placa-mãe e placa de vídeo de uma mesma marca, certo? Apesar de eu não ver empecilho pra fazê-lo.

 

 

Não é necessário. No meu caso, uso uma placa-mãe da MSI e uma placa de vídeo da Asus e não tenho problema algum. funciona perfeitamente. Tem pessoas que fazem questão de combinar tudo por estética. Mas dai vai de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@André Victor @Dinei eu ainda sim recomendaria ir numa boa Z170 e um 6700 e investir numa boa GPU do que ir somente numa X99 gastar muito no processador e pegar uma GPU mediana

 

@GabrielLP14 Na verdade a X99 foi apenas questão de curiosidade em relação ao preço. Achei que fosse mais barato lá fora. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dinei  e @GabrielLP14 , muito obrigado pela ajuda de vocês, vou fechar em um 6700k com uma placa-mãe ASUS Z170 mesmo e uma GTX 1070 (ou 1080, se sobrar grana)!

 

Valeu demais pessoal! =D

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, Dinei disse:

 

@GabrielLP14 Na verdade a X99 foi apenas questão de curiosidade em relação ao preço. Achei que fosse mais barato lá fora. :)

 

Sim, @Dinei, muito obrigado pelas dicas e sugestões! Ajudou demais da conta! =D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...