Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hd parou de ser reconhecido


Maratonista

Posts recomendados

Pessoal, tenho um HD de 1 TB da WD que sempre funcionou OK, por anos... Porém, quando mandei pra assistência, não mexeram nele, mas instalaram dois novos HDs, um de 1 TB da Samsung e outro da WD de 4 TB. Já rodei HDTune e nenhum disco tem problemas, incluindo o SSD do Windows 10. Inclusive eu havia atualizado a BIOS da placa-mãe, uma Gigabyte H97, antes de tudo isso.

 

https://www.youtube.com/watch?v=ZSlzpX9gHkw

 

Antes de levar à assistência eu já vinha notando uns bips estranhos, tipo esse, que ficava no liga-desliga:

 

https://goo.gl/H8yVeq

 

O PC ligava sozinho, e desligava-ligava eternamente. Horas depois entrava normal. Antes de levar à assistência os bips haviam parado, e eu também havia formatado e reinstalado o Windows.

 

A assistência fez a limpeza total do gabinete, e instalou os HDs. Pois bem, quando cheguei lá rodei o HDTune e todos os discos OK, mas o WD de 1 TB (esse que parou de ser reconhecido na BIOS e no Windows) apareceu o tal Interface CRC Error Count - Warning. Esse erro surgiu depois que levei à assistência técnica.

 

Como o HD continuou sendo usado OK, achei que não teria problemas.

 

Pois bem, 2 dias depois o HD parou de ser reconhecido. Na BIOS consta EMPTY/VAZIO pro slot da mobo que ele está. No Windows não reconhece, e dá essas mensagens (vide link do Goo.gl). O que vocês acham que pode ser?

 

Outra coisa: depois de parar de ser reconhecido, o HD voltou a ser, isso durante o uso do Windows, mas voltou MESMO, acho que depois que fui lá em Ferramentas Administrativas.

 

Mas como não sou bobo nem nada, desliguei a máquina totalmente, e ao religar parou de reconhecer. Inclusive notei que ao bootar, não entra no Windows e fica carregando eternamente, o que é indício de estar tentando ler algum HD, e não conseguindo (já tive um HD que deu clique da morte, e ele "atrasava" o Windows iniciar). Ao dar reset, o Windows entrou, mas não reconheceu mais o HD.

 

Minha opinião: problema na mobo ou cabo SATA? Ou HD com defeito mesmo?

OBS: até hoje não descobri o que causava os bips, o PC também chegava a ligar sozinho. Mas como pararam DE VEZ, acho que nem vale considerar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a troca do cabo SATA, mas o HD já estava sendo reconhecido antes disso. De qualquer forma, o cabo de força vem da mobo (achei que poderia ser trocado também), então se o problema repetir mais 1 vez, vou mandar pra RMA.

 

Vale frisar que todos os testes informaram que a saúde do HD está perfeita, nenhum bad block sequer. Mas se o problema se repetir, é um outro tipo de defeito.

 

Acho improvável que tenha sido defeito da mobo, pois nunca havia dado pra esse drive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...