Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Perene

Hd parou de ser reconhecido

Recommended Posts

Pessoal, tenho um HD de 1 TB da WD que sempre funcionou OK, por anos... Porém, quando mandei pra assistência, não mexeram nele, mas instalaram dois novos HDs, um de 1 TB da Samsung e outro da WD de 4 TB. Já rodei HDTune e nenhum disco tem problemas, incluindo o SSD do Windows 10. Inclusive eu havia atualizado a BIOS da placa-mãe, uma Gigabyte H97, antes de tudo isso.

https://www.youtube.com/watch?v=ZSlzpX9gHkw

Antes de levar à assistência eu já vinha notando uns bips estranhos, tipo esse, que ficava no liga-desliga:

https://goo.gl/H8yVeq

O PC ligava sozinho, e desligava-ligava eternamente. Horas depois entrava normal. Antes de levar à assistência os bips haviam parado, e eu também havia formatado e reinstalado o Windows.

A assistência fez a limpeza total do gabinete, e instalou os HDs. Pois bem, quando cheguei lá rodei o HDTune e todos os discos OK, mas o WD de 1 TB (esse que parou de ser reconhecido na BIOS e no Windows) apareceu o tal Interface CRC Error Count - Warning. Esse erro surgiu depois que levei à assistência técnica.

Como o HD continuou sendo usado OK, achei que não teria problemas.

Pois bem, 2 dias depois o HD parou de ser reconhecido. Na BIOS consta EMPTY/VAZIO pro slot da mobo que ele está. No Windows não reconhece, e dá essas mensagens (vide link do Goo.gl). O que vocês acham que pode ser?

Outra coisa: depois de parar de ser reconhecido, o HD voltou a ser, isso durante o uso do Windows, mas voltou MESMO, acho que depois que fui lá em Ferramentas Administrativas.

Mas como não sou bobo nem nada, desliguei a máquina totalmente, e ao religar parou de reconhecer. Inclusive notei que ao bootar, não entra no Windows e fica carregando eternamente, o que é indício de estar tentando ler algum HD, e não conseguindo (já tive um HD que deu clique da morte, e ele "atrasava" o Windows iniciar). Ao dar reset, o Windows entrou, mas não reconheceu mais o HD.

Minha opinião: problema na mobo ou cabo SATA? Ou HD com defeito mesmo?

OBS: até hoje não descobri o que causava os bips, o PC também chegava a ligar sozinho. Mas como pararam DE VEZ, acho que nem vale considerar mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz a troca do cabo SATA, mas o HD já estava sendo reconhecido antes disso. De qualquer forma, o cabo de força vem da mobo (achei que poderia ser trocado também), então se o problema repetir mais 1 vez, vou mandar pra RMA.

Vale frisar que todos os testes informaram que a saúde do HD está perfeita, nenhum bad block sequer. Mas se o problema se repetir, é um outro tipo de defeito.

Acho improvável que tenha sido defeito da mobo, pois nunca havia dado pra esse drive.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais