Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como desativar todas as portas usb pelo setup? tenho uma asus p7p55d le


rzupa

Posts recomendados

Olá pessoal,

Não tenho muita experiencia com setup e gostaria da ajuda de quem domina o assunto:

Tenho uma motherboard Asus P7P55D LE fabricada em 2009 e faz 1 mês vem apresentando problemas nas portas USB, vou relatar:

Na inicialização do micro, anexo: setup1 apresenta a seguinte mensagem, acredito que seja um erro: 

"00 USB MASS STORAGE DEVICES FOUND AND CONFIGURED"

Daí esporadicamente no gerenciador de dispositivos do win10 aparece um ponto de exclamação  nos controladores USB. As vezes usando determinada porta USB o windows da mensagem que a conexão está com problemas. Então tudo leva a crer que se trata de um problema de hardware envolvendo o BARRAMENTO SERIAL UNIVERSAL. Posso ter essa certeza?

Tem ocorrido também aquela famosa tela azul da morte (BSOD) , geralmente logo após a inicialização do win10. acredito que esteja relacionado a este problema?

"KMODE_EXCEPTION_NOT_HANDLED"

 

Se for um problema de hardware das USB´s então estou pensando em desativar pelo setup e usar uma placa PCI com 5 USB. Esse é o caminho?

Estou pensando em usar uma placa com 5 entradas USB e o teclado e mouse ligado nas portas PS/2. 

Se esse for o caminho mesmo vou ter que desativar a USB pelo setup:

A configuração é essa mesmo?

 

Anexos: setup 2 e 3:

1) Advanced - USB Configuration

2) USB Functions - Disabled

3) Legacy USB Support - Disabled

 

E só isso?

Em BIOS EHCI Hand-off não se mexe correto? 

Quando desabilitar a USB essa mensagem de erro "00 USB MASS STORAGE DEVICES FOUND AND CONFIGURED" vai parar, OK?

 

Um outra dúvida: No setup só tem opção para desativar todas USB´s correto? Não mostra porta por porta. Essa placa tem 8 USB de painel e 6 expansão interna.

Agradeço desde já pela orientação.

Obrigado

Ricardo

setup1.jpg

 

setup2.jpg

 

setup3.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"00 USB MASS STORAGE DEVICES FOUND AND CONFIGURED"

isso significa que você posssui um pendrive conectado a placa-mãe e q foi encontrado e configurado

 

com relação ao seu erro de tela azul tem um site que da umas dicas de como resolver

http://www.solvusoft.com/pt-br/errors/erros-de-tela-azul/microsoft-corporation/windows-operating-system/bug-check-0x1e-kmode-exception-not-handled/

 

com relação a desativar USB...

 

ta ali na imagem USB functions  coloca disable

 

Legacy USB support DISABLE

 

a principio se você esta com erro de USB, antes de condenar as suas USBs você tem q ver o que ta ligado nelas, pode ser este aparelho q esta com defeito e nao elas entendeu?  

erros deste tipo são comuns com mouses antigos USB eu peguei alguns assim ja. 

 

Bom espero ter ajudado amigo qualaquer duvida é so chamar

 

Robert

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

"00 USB MASS STORAGE DEVICES FOUND AND CONFIGURED"

isso significa que você posssui um pendrive conectado a placa-mãe e q foi encontrado e configurado

 

com relação ao seu erro de tela azul tem um site que da umas dicas de como resolver

http://www.solvusoft.com/pt-br/errors/erros-de-tela-azul/microsoft-corporation/windows-operating-system/bug-check-0x1e-kmode-exception-not-handled/

 

com relação a desativar USB...

 

ta ali na imagem USB functions  coloca disable

 

Legacy USB support DISABLE

 

a principio se você esta com erro de USB, antes de condenar as suas USBs você tem q ver o que ta ligado nelas, pode ser este aparelho q esta com defeito e nao elas entendeu?  

erros deste tipo são comuns com mouses antigos USB eu peguei alguns assim ja. 

 

Bom espero ter ajudado amigo qualaquer duvida é so chamar

 

Robert

 

Olá Robert,

Muito obrigado pela sua atenção e vou seguir os seus passos!

 

Só uma dúvida? Você disse que esse erro do setup quer dizer que tenho um pendrive conectado em uma porta USB?

 

"00 USB MASS STORAGE DEVICES FOUND AND CONFIGURED"

isso significa que você posssui um pendrive conectado a placa-mãe e q foi encontrado e configurado"

 

Mas, não tenho pendrive conectado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, rzupa disse:

 

Olá Robert,

Muito obrigado pela sua atenção e vou seguir os seus passos!

 

Só uma dúvida? Você disse que esse erro do setup quer dizer que tenho um pendrive conectado em uma porta USB?

 

"00 USB MASS STORAGE DEVICES FOUND AND CONFIGURED"

isso significa que você posssui um pendrive conectado a placa-mãe e q foi encontrado e configurado"

 

Mas, não tenho pendrive conectado.

esse que é o negocio kkk o problema de sua tela azul pode ser isso entende. o sistema corrompeu acreditando que tem um pendrive conectado ou algo do tipo entende  e nao precisa ser nescessariamente um pendrive pode ser um teclado ou mouse ou ate outro periférico que utilize a USB como comunicação 

 

desative pelo setup se mesmo assim nao funcionar você pode estar levando a um tecnico especializado perto de sua casa mesmo

ele vai ter trabalho kkkk 

o erro de tela azul deve ser gerado pelas USBs um erro de kernel, memorias com avarias, tem tanta opção para uma tela azul 

 

tem um programa chamado bluescreenciew se você conseguir utilizar ele antes da tela azul acontecer, ou em modo de segurança, mais aconcelhavel, ai você pode mandar o relatorio para nos darmos uma analisada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

esse que é o negocio kkk o problema de sua tela azul pode ser isso entende. o sistema corrompeu acreditando que tem um pendrive conectado ou algo do tipo entende  e nao precisa ser nescessariamente um pendrive pode ser um teclado ou mouse ou ate outro periférico que utilize a USB como comunicação 

 

desative pelo setup se mesmo assim nao funcionar você pode estar levando a um tecnico especializado perto de sua casa mesmo

ele vai ter trabalho kkkk 

o erro de tela azul deve ser gerado pelas USBs um erro de kernel, memorias com avarias, tem tanta opção para uma tela azul 

 

tem um programa chamado bluescreenciew se você conseguir utilizar ele antes da tela azul acontecer, ou em modo de segurança, mais aconcelhavel, ai você pode mandar o relatorio para nos darmos uma analisada

 

Hoje vou testar melhor desconectando tudo e vou deixar o teclado e mouse acionados pela porta PS/2.

Acho que fazendo dessa forma vai dar para concluir que o problema está relacionado com as USB´s.

Até teclado e mouse vou trocar..

Aqui eu já usei o WinThruster e DriverDoc, então quanto aos drives e  erros de registros acredito que não tenham problema.

Vou tentar cercar e descobrir o problema e assim que tiver certeza vou postar.

Obrigado amigo!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@rzupa Pelo que entendi da imagem enviada, o que está dando problema é o S.M.A.R.T. no disco rígido primário, que no caso é seu SSD Kingston. Não é problema de USB.

 

32 minutos atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

"00 USB MASS STORAGE DEVICES FOUND AND CONFIGURED"

isso significa que você posssui um pendrive conectado a placa-mãe e q foi encontrado e configurado

"00" significa que não há dispositivos de armazenamento USB detectados, o que está correto, já que não há nada ligado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, F4b10 disse:

 

Segundo essa tela que voce postou, quem falhou foi seu SSD da Kingston, rode um teste SMART nele, com o crystal disk info ou o HD tune

 

 

Olá amigo!

sobre essa mensagem de falha de SMART falha no HD isso sempre aconteceu, desde que comprei o micro, daí com F1 entra no windows normalmente. Colocando outros HD´s o problema continua. Quando desativo a mensagem de smart, é só desligar o micro e volta acusar falha novamente, já até troquei a bateria de 3V.

Você tem outra sugestão?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, rzupa disse:

Olá amigo!

sobre essa mensagem de falha de SMART falha no HD isso sempre aconteceu, desde que comprei o micro, daí com F1 entra no windows normalmente. Colocando outros HD´s o problema continua. Quando desativo a mensagem de smart, é só desligar o micro e volta acusar falha novamente, já até troquei a bateria de 3V.

Você tem outra sugestão?

 

então sua bios nao esta gravando, se você ja trocou a bateria ao lado dela tem um transistor ele q faz o chaveamento da bateria, ele pode estar com defeito. melhor mandar em um tecnico para realizar a troca do mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desativar usb é uma solução paliativa, veja minha placa que é bem mais nova, se eu desativar e precisar dar o boot por cd, pen ou até dvd isso é impossível porque ao desativar o teclado e mouse só é energizado após o post durante o carregamento do windows o que impossibilita iniciar por essas mídias já que tem que teclar Del ou menu de boot, no meu caso é pior ainda, se eu desativar perco o acesso ao setu up e não posso mudar nada,  tenho que resetar a placa para voltar a configuração de "habilitar boot parcial por usb" ai volta ao normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

então sua bios nao esta gravando, se você ja trocou a bateria ao lado dela tem um transistor ele q faz o chaveamento da bateria, ele pode estar com defeito. melhor mandar em um tecnico para realizar a troca do mesmo. 

Valeu Robert,

Vou me atentar a isso!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, misterjohn disse:

Desativar usb é uma solução paliativa, veja minha placa que é bem mais nova, se eu desativar e precisar dar o boot por cd, pen ou até dvd isso é impossível porque ao desativar o teclado e mouse só é energizado após o post durante o carregamento do windows o que impossibilita iniciar por essas mídias já que tem que teclar Del ou menu de boot, no meu caso é pior ainda, se eu desativar perco o acesso ao setu up e não posso mudar nada,  tenho que resetar a placa para voltar a configuração de "habilitar boot parcial por usb" ai volta ao normal.

bem lembrado. 

 

@rzupa apenas desative as USBs quando colocar um HUB PCI( q eu acho meio difícil achar)   assim quando você desativar as mesmas você nao ficaria sem mouse e teclado caso sejam USB, se for PS2 você n tem esse problema de ficar sem teclado ou mouse para setup.. 

 

TUDO é possivel se consertar mediante a um conhecimento tecnico de como as coisas funcionam ;)

 

Robert

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, misterjohn disse:

Desativar usb é uma solução paliativa, veja minha placa que é bem mais nova, se eu desativar e precisar dar o boot por cd, pen ou até dvd isso é impossível porque ao desativar o teclado e mouse só é energizado após o post durante o carregamento do windows o que impossibilita iniciar por essas mídias já que tem que teclar Del ou menu de boot, no meu caso é pior ainda, se eu desativar perco o acesso ao setu up e não posso mudar nada,  tenho que resetar a placa para voltar a configuração de "habilitar boot parcial por usb" ai volta ao normal.

Então,

A minha ideia é ligar o teclado e mouse no PS/2 e depois sim desinstalar a USB pelo setup. Desta forma não vou perder o teclado e mouse no setup, não é? Depois dessa operação vou instalar uma placa PCI para 5 USB. Destaforma não vou perder o boot, né?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rzupa em teoria nao =) depende do chipset da ponte sul o quao rápido ele é para ligar os perifericos.

 

se ele demorar d+ você também nao consegue utilizar o boot pelo HUB PCI de USB compreende?

adicionado 3 minutos depois

OFF Tópic Relacionado:  

 

eu tinha um computador antigo, na epoca q comprei era top

 

processador 133MHz kkk 64MB de memoria ran DIMM  kkkkk

essa placa-mãe era tão lento o chipset sul dela q eu tinha q tentar várias vezes para entrar no setup da mesma kkkk

so passei raiva com essa maquina na epoca em 1999-2000 n lembro kkk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve pessoal!

Acredito que descobri o problema!

Tenho um leitor de código de barras para ler boletos marca: nonus, vide: www.nomus.com.br. (marca BR rs)

O windows indicou erro na USB em que está ligado o leitor. Despluguei o leitor e aparentemente acabou o problema.

Vi no site deles que este leitor não tem driver para windows 10, mas aparentemente funcionava. 

Estou fazendo teste com um pendrive na porta USB que estava ligado e aparentemente não é a porta.

Inicializei várias vezes o micro e a tela azul (BSOD) não se manifestou mais.

Bom vou fazer mais teste para ter certeza.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal!

Bati muito a cabeça até descobrir o real problema de tela azul (BSOD).

Não tem nada relacionado a drivers, USB ou periféricos ligados no micro!

O problema estava nas memorias, tenho 8Gb DDR3 1600Mhz (4x 2Mb). O problema era um simples mal contado ou oxidação nos terminais. Fiz uma limpeza geral depois de 5 anos! Limpei todos os contados dos pentes. E foi isso que resolveu!!

O Win10 está rodando perfeito já a 3 semanas sem reset.

O mais interessante é que antes da limpeza eu tinha um consumo de memoria RAM em torno de 35-40% ao ligar o computador e sem inicializar nada e agora o consumo fica em torno de 15%.

Aqui fica o meu depoimento e quem sabe poderá ajudar algum membro do fórum no futuro!

UMA SIMPLES FAXINA GERAL ME SALVOU!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 15/11/2016 às 11:40, misterjohn disse:

Desativar usb é uma solução paliativa, veja minha placa que é bem mais nova, se eu desativar e precisar dar o boot por cd, pen ou até dvd isso é impossível porque ao desativar o teclado e mouse só é energizado após o post durante o carregamento do windows o que impossibilita iniciar por essas mídias já que tem que teclar Del ou menu de boot, no meu caso é pior ainda, se eu desativar perco o acesso ao setu up e não posso mudar nada,  tenho que resetar a placa para voltar a configuração de "habilitar boot parcial por usb" ai volta ao normal.

Como reverter acabei de desabilitar o usb e não consigo dar um jumper na bios ou tirar a bateria não consegui voltar configuração original.  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, misterjohn disse:

Não ficou muito claro o que ocorreu e o que voce pretende, se puder explicar melhor....

Estava mexendo na bios e desabilitei tdos os usb, agora nao consigo entrar na bios e habilitar novamente.  Nem reset com jumper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 12/01/2018 às 00:19, Cartorio Aratuba Cartorio Aratuba disse:

Estava mexendo na bios e desabilitei tdos os usb, agora nao consigo entrar na bios e habilitar novamente.  Nem reset com jumper.

Provavelmente seu teclado e mouse é usb, por isso que não consegue entrar na bios. Coloque um teclado ps2 (se sua placa tiver porta ps2 antiga) para conseguir entrar na bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...