Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Luan cabral

Water cooler 40º - sem fans extras normal?

Recommended Posts

Boa noite, eu tenho o seidon 120v, porém o minha CPU fica em torno de 30º em idle e 50º/55º no full, utilizo 4 fans, 2 laterais e 2 frontais. Um amigo me trouxe wc seidon 120v para eu fazer a instalação no pc dele, porém ele não comprou fans apenas o wc(vai comprar amanha) minha duvida é: o dele ficou em 40º em idle e 63 em full por não ter fans para auxiliar na ventilação? e a temperatura está normal?  não fiz o teste removendo os fans do meu para ver quanto chega a temperatura do meu, mais acredito que os fans não abaixam 10 graus.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Luan cabral Depende do lugar que ele mora e da temperatura ambiente do quarto dele... verifica isso também.

Os fans ajudam um pouco sim...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Jasiel testamos aqui em casa. mesmo processador, mesma pasta térmica (mx 4), o meu fica em torno de 30 e o dele  40. porém como citei tenho os fans, mas não acredito que os fans abaixem 10 graus.

Compartilhar este post

Link para o post

@Luan cabral Faça o teste novamente, mas desligue todos os seus fans adicionais, só deixe mesmo o water cooler.

Compartilhar este post

Link para o post

@Luan cabral dependendo do gabinete pode fazer uma diferença acima de 5ºC. Outra questão é que em load vocês estão meio que empatados. Provavelmente você tirou o valor máximo, não? Eles oscilam muito. Esses 8ºC de diferença pode virar 5 ou até menos. Já seria uma diferença plausível pela diferença de fans.

Sobre a temperatura em idle, desconsidere. Existem os programas de background que podem variar de micro para micro. Para saber realmente a temperatura em idle teria que ser em um sistema zerado, instalado apenas com os drivers da placa-mãe e da VGA. Até sem antivírus.

Outra coisa é o Vcore. Dependendo da placa-mãe, e até do processador, você pode ter Vcores diferentes em micros diferentes. Mesmo que o processador seja igual. Veja o seu Vcore e o Vcore dele. Faz uma diferença absurda na temperatura.

Outra questão é a pasta TIM aplicada no IHS do processador. As vezes pode estar mal aplicada, e isso pode causar picos de temperatura.

Outra questão é a instalação do bloco do water cooler. Esse Seidon parece ter uma fixação solta, que é bem complicado de acertar. Você pode ter instaçado de banda e a pasta não espalhou direito.

Junte tudo isso e 8ºC não é muita coisa. Algumas coisas da lista também podem ser verificadas.

1 - veja o Vcore seu e o Vcore dele em load (não se baseie mais pelas temperaturas em idle).

2 - tire um print das temperaturas dele em load depois de uns 5 minutos e poste aqui. Se for no AIDA64, marque apenas CPU e FPU no teste.

3 - qual é o seu gabinete e qual é o dele?

4 - qual é a sua VGA e qual é a dele?

Já dá para ter uma ideia.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa cometi um erro o processador é diferente (falta de atenção), então já desconsidero a parte de comparar a temperatura com o meu.

segue os dados dele:

Intel Core i7 3770 @ 3.40GHz Tecnologia Ivy Bridge 22nm    61 °C - (prime95)

placa-mãe ASUSTeK COMPUTER INC. H61M-K (LGA1155) 35 °C

M2451DS (1920x1080@60Hz)
2047MB NVIDIA GeForce GTX 650 Ti (ZOTAC International)    34 °C
 Amanhã irei refazer a remontagem e rodar os testes no aida64 e no prime95 e postarei as print aqui, obrigado. :D 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Luan cabral ah, beleza. Acho que o Ivy Bridge esquenta um pouco mais. Ele tem 77W, enquanto o i7-6700 tem 65W. 

O mais importante nesse caso é o Vcore. Mas com certeza o i7-3770 vai esquentar um pouco mais. Junte com os três fans a mais que você tem e dá empate.

Mas posta aí os prints que a gente dá uma olhada.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais