Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Potencia do nobreak


Posts recomendados

Olá amigos, escrevo para vocês após ter feito muita pesquisa sobre o assunto, mas com pouco entendimento. Estou sofrendo com um problema de insuficiência na rede elétrica em minha casa. Como de costume, não adianta reclamar para empresa fornecedora de energia porque nada é resolvido.

Minha unica saída é comprar um Nobreak para segurar minha configuração quando cair a energia até que eu possa desligar o equipamento com segurança. A minha duvida é sobre o calculo que devo fazer até encontrar a potencia certa pro meu Nobreak. Espero que possam me ajudar, estou péssimo nas contas, mais perdido que cego em tiroteio.

 

O que será ligado no Nobreak:

Meu computador, fonte Corsair Cx600

Um monitor Dell UP2516D (Voltage Required: 100-240 VAC / 50 or 60 Hz ± 3 Hz / 1.6 A (maximum) Power Consumption (Operational): 45 W (typical), 38 W Power Consumption Stand by / Sleep: Less than 0.3 W)

 

Peço desculpas pois sei que há vários tópicos sobre esse assunto, a questão é que não consegui chear em um resultado. Agradeço desde já.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já fez a leitura do tópico do faller sobre nobreaks ? 

 

Se você quer proteger seu equipamento o recomendado é um bom filtro de linha, da marca Clamper. 

Um nobreak deve atender a potência da sua fonte + dos equipamentos ligados à ele. São 600W + 50W = 650W. Um nobreak tem sua capacidade em VA (Voltampere) e você deve multiplicar pelo fator de potência para saber quantos W ele aguenta. Normalmente o fator de potência é 0.5, logo:

650W x 0.5 = 1300VA no mínimo

 

Alguns fabricantes possuem o fator de potência maior, você deve conferir nas especificações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous Eu optaria pelo filtro de linha também, mas o problema é que preciso manter o PC ligado até eu desligar corretamente. Aqui em casa está ocorrendo uma falta de energia absurda. Estou correndo atrás pra resolver só que não posso correr mais riscos.

Vou pesquisar alguns modelos e ver o fator de potência. Obrigado amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

TIPO DE NO_BREAK: Você terá de definir o tipo de no-break. São três os principais:

1) Interativo com geração de forma de onda retangular, totalmente desaconselhado para seu tipo de fonte. (custo por volta dos R$ 500)

2) Interativo com geração de forma de onda senoidal pura, tolerável mas ainda incorpora o desnecessário estabilizador (custo por volta dos R$ 1500)

3) On line de dupla conversão com geração de forma de onda senoidal pura. Esse é o verdadeiro no-break, é o ideal. Custo por volta dos R$ 3000)

 

POTÊNCIA DO NO_BREAK: Depois disso deve dimensionar a potência do mesmo. Um modo bem tranquilo é somar a demanda de pico de todos os elementos que nele serão ligados.

Fonte de 600 Watts, que por causa de sua eficiência de 82% demandará no pico coisa de 600/0,82 = 731 Watts

Seu monitor 45 Watts

Total 731 + 45 = 776 Watts, arredonde para 800 Watts. Trabalhe buscando esses 800 Watts e cheque se a potência em VA's é suficiente, pois isso depende do fp (fator de potência do no-break escolhido).

 

AUTONOMIA: Todo no-break vem com uma ou algumas baterias internamente. Elas, associadas a eficiência do mesmo e dependendo da demanda de saída, definem a autonomia, o tempo de operação do no-break. Analise isso dai e avalie se será necessário ou não a colocação de bateria externa no seu caso. Se necessário compre um no-break que tenha entrada para bateria extra.

 

E observe, no-break não é um dispositivo destinado a proteção elétrica contra surtos (o que costuma matar fontes e demais equipamentos) Um surto de tensão pode até mesmo matar além de seu equipamento, o no-break que colocaste com o intuito de proteger os mesmos.

Uma boa proteção contra surtos seria o ideal para se ter antes de todo equipamento elétrico de maior valor. Não se esqueça que um computador, por estar fisicamente ligado a fiação ou do telefone ou da TV a cabo, corre o risco de ter de enfrentar surtos oriundos dessas vias, além da via elétrica

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
12 minutos atrás, Luis Felipe Peixoto disse:

Eu optaria pelo filtro de linha também, mas o problema é que preciso manter o PC ligado até eu desligar corretamente.

Você realiza algum tipo de trabalho que não pode ser interrompido? Pois essa seria a única justificativa.

 

Se o que você quer é proteção contra surtos e danos a seus equipamentos, deve comprar um bom filtro de linha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Sim, eu entendo o que você diz, mas o problema é diferente, o seguinte. Existe uma fabrica perto da minha casa, toda vez que ligam o compressor de ar, consome uma energia tremenda pra dar inicio nos motores. Minha casa fica depois da fabrica, obviamente que a energia ''chega'' antes na fabrica e depois em minha casa. Quando esse processo de ligar os motores acontece, a energia na minha casa é reduzida de forma gritante. Desliga tudo, e só volta ao normal depois de uns 2 ou 3 segundos. O computador desliga bruscamente e deforma incorreta, assim como meu monitor e o restante da casa. Preciso do Nobreak pelo fato de quando ocorrer essa queda, ele possa segurar o PC e o Monitor ligados. Esse problema acontece todo dia e uma hora vai queimar algo. A Eletropaulo, como sempre, incompetente, demora demais pra se quer tomar uma providencia. Por isso o Nobreak seria mais funcional até eu resolver isso. 

 

Encontrei um APC Back-Ups BR 1500VA Bivolt/115V BZ1500PBI-BR. Nas especificações diz que o fator de potencia é de 0.55. Diz também que a capacidade de energia de saída é de 825 Watts / 1.5 kVA. Isso já seria o suficiente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já acionou a Ouvidoria deles? Você deve ter acumulado um bom número de protocolos à essa altura. Eles têm 5 dias para dar um retorno, se não me engano. Após isso ainda pode recorrer à ANEEL, então Procon e por último acionar judicialmente.

 

Seu computador não é o único afetado pela oscilação. Você levará prejuízo se não correr atrás.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
25 minutos atrás, Luis Felipe Peixoto disse:

Esse problema acontece todo dia e uma hora vai queimar algo.

Se a sua preocupação é apenas essa, danificar algo, compre o filtro de linha. É ele que vai te proteger contra surtos. O risco de danos está nos surtos e não no fato de desligar bruscamente.

 

26 minutos atrás, Luis Felipe Peixoto disse:

Encontrei um APC Back-Ups BR 1500VA Bivolt/115V BZ1500PBI-BR. Nas especificações diz que o fator de potencia é de 0.55. Diz também que a capacidade de energia de saída é de 825 Watts / 1.5 kVA. Isso já seria o suficiente?

Nobreak ruim com estabilizador interno, péssimo para seus equipamentos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
30 minutos atrás, Luis Felipe Peixoto disse:

Encontrei um APC Back-Ups BR 1500VA Bivolt/115V BZ1500PBI-BR. Nas especificações diz que o fator de potencia é de 0.55. Diz também que a capacidade de energia de saída é de 825 Watts / 1.5 kVA. Isso já seria o suficiente?

O maior problema dele é que daqueles três tipos que citei esse dai é o de número 1...  Gera senoidal aproximada que se trata na verdade de uma forma de onda retangular, desaconselhada para fontes com PFC ativo.

Só isso..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Luis Felipe Peixoto disse:

@faller E esse? NHS Premium PDV Senoidal GII 1500VA/1050W

Esse já é do tipo 2 naquela classificação que coloquei na postagem feita.

Já faz as pazes com tua fonte. De ruim ele só tem o estabilizador interno, totalmente dispensável...

Mas paciência, fora disso os de dupla conversão (do tipo 3 na minha classificação) são absurdamente caros..

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que sim, a descrição tende a ser o tipo 3, porém marketing é algo brutalmente desonesto.
Edit:
Lendo o manual, nada me diz não ser tipo 3, porém eu não sou adepto em estabilizadores e nobreaks.

Edit após resposta do Faller:
E sim, tipos são apenas grupamentos, pessoais e divergentes, para simplicidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, grievous disse:

@faller Esse aqui já é do tipo 3 certo? http://www.kabum.com.br/produto/59996/nobreak-senoidal-sms-mirage-mr1000s-mono-220v-23660/

 

1000VA com FP de 0.8 dá exatamente os 800W

 

Olha pessoal, tipo 1, tipo 2 e tipo 3 é uma classificação que eu usei ai acima só para responder mais didaticamente ao demandante. Não espere que alguém vá colocar nas características de seu equipamento esse dado..

 

E sim ele é um exemplar daqueles do tipo 3 e isso se vê facilmente numa leitura mais técnica, por exemplo na página do fabricante, nas características dele onde afirma ser de dupla conversão. Todos de dupla conversão são no-breaks on-line e de geração de forma de onda senoidal pura..

http://www.sms.com.br/produtos/Nobreak-SMS/Mirage

Leia a aba denominada CARACTERÍSTICAS

 

Pode-se deduzir também que é de dupla conversão quando o tempo de comutação é ZERO, o que significa que ele gera energia o tempo todo, característica dos no-break on-line.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...