Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gerador trifásico


Posts recomendados

Olá, boa noite. Gostaria da ajuda, se possível.

 

Antes, quero dizer que essa ideia me martela a cabeça desde a adolescência e acredito que chegou a hora de colocar em prática.

 

O que tenho em mente é fazer um gerador GRID TIE pra minha residência. Sei que vou precisar do INVERSOR e tudo mais pra ligar a rede. Mas o que não consigo entender é como faço pra ligar mais de um GERADOR TRIFÁSICO ao mesmo tempo. Não sei como fazer pra ligar as diversas fases. Pesquisei e encontrei um INVERSOR TRIFÁSICO (AURORA) que recebe apenas as fases (sem neutro), mas não sei como "unir" essas fases.

 

O esquema seria assim:

 

GERADOR 1 = 3 FASES

GERADOR 2 = 3 FASES

GERADOR 3 = 3 FASES...

 

1 INVERSOR TRIFÁSICO

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você poderia sincronizar os 3 mas penso que isso é um trabalho hercúleo. A dica (sempre prática) que dou é retifique os 3 e ligue o dc resultante de cada em paralelo. Mesmo tipo de gerador, mesma velocidade, mesma tensão = sem maiores problemas. Se teu inversor permitir este dc, ótimo (desconheço inversor trifásico). Se não, uma fonte ou regulador chaveado (pra um inversor gridtie dc). Ah sim, filtre o dc oriundo dos geradores com capacitores.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, o ideal e mais barato seria usar um gerador só, que suprisse toda a demanda da casa.

porém se precisar de usar dois ou mais geradores, aconselho a dividir a rede da residência, uma parte da casa para cada gerador.

Em suma você poderia ligar as fases dos geradores em paralelo (juntas) mas o problema seria que uma pequena diferença de tensão entre um gerador e outro, faria com que o de menor tensão se tornasse  uma carga.

Me desculpe se estou dizendo coisas muito óbvias, é que não sei o seu grau de conhecimento na área.

Hoje já fui acusado de chamar uma pessoa de burra por dizer coisas óbvias e não quero que aconteça novamente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geradores ligados ao grid tie e o grid tie na rede elétrica, não terá lucro algum. Muito pelo contrário; Terá prejuízos. Gastará mais em combustível do que usar diretamente a energia da concessionárias de energia.

Mas em fim.. Se você quer brincar um pouco.....Nada impede kkkkk

 

Seria bem complexo ligar três geradores trifásicos em paralelo. Não é só as diferenças de tensão que impedem. Os ângulos de fase das ondas senoidais são muito mais complicados para sincronizar.

 

A solução seria uma ponte retificadora trifásica em cada gerador e a saída das pontes carregando um único banco de capacitor. Depois um grid tie trifásico. Daqueles que trabalham com 300V DC até 500V dc.

 

A dica é colocar um indutor de alguns mH, indutor de potência no +B da ponte, antes do banco de capacitores. Isso melhora o fator de potência. 

 

Se preferir usar um único gerador como foi mencionado, você poderá comprar um inversor Grid tie de gerador eólico, pois estes possuem internamente um corretor de fator de potência e da muito mais eficiência.

 

O problema da ponte retificadora sem corretor de fator de potência, é que ela vai ter na faixa de 0.6 de fator e vai limitar muito a potência que você poderá extrair do gerador sem queimá-lo.   

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra dica que dou é sobre geradores assíncronos:

Se você conseguir um motor de indução trifásico da potência que precisa, poderá montar um gerador assíncrono: 

Estes motores quando conectados na rede elétrica logicamente vão girar em sua velocidade nominal de 1700 RPM por exemplo. Mas se você forçar ele a girar mais do que a velocidade nominal na rede, ele passa a injetar potência na rede, igual a um inversor Grid Tia. 

 

Neste caso, talvez com mais eficiência, pois você se livrará dos retificadores que tem baixo fator de potência.

https://www.youtube.com/watch?v=tqy4nJ4cZ5A&t=6s

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

bacana albert. mas...

2 horas atrás, albert_emule disse:

mais do que a velocidade nominal na rede, ele passa a injetar potência na rede

Mesmo com freq maior? E defasado? Achei que tinha que estar sincronizado. Por isso os grid tie tem mc.

Estranho mas legal.

 

3 horas atrás, albert_emule disse:

Se você quer brincar um pouco

e é uma brincadeira cara mesmo kk. Mas penso que o garoto tem outra fonte de energia mecânica pois com dinheiro não se brinca.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

bacana albert. mas...

Mesmo com freq maior? E defasado? Achei que tinha que estar sincronizado. Por isso os grid tie tem mc.

Estranho mas legal.

Aí é que está a mágica da palavra "assíncrono".

Funcionando como gerador, eles geram a freqüência um pouco independente da rotação.

Vou ver se acho uma tabela de um teste feito por uma faculdade de engenharia. Muito bacana.  

 

Os geradores comuns são síncronos rsrsrs.

 

 

adicionado 1 minuto depois
6 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

e é uma brincadeira cara mesmo kk. Mas penso que o garoto tem outra fonte de energia mecânica pois com dinheiro não se brinca.

Também penso isso. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 minutos atrás, albert_emule disse:

Aí é que está a mágica da palavra "assíncrono".

Legal... estou tentando visualizar mentalmente o campo elétrico ac da rede dentro de um motor sendo forçado à uma velocidade maior forçando uma corrente contrária mas à esta altura estou com 1 pouco de dificuldade. Mas continuo tentando

 

Se puder fale + sobre os capacitores É que pretendo fazer um gerador = do video com 1 motor trifasico que tenho. Se Deus permitir...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Legal... estou tentando visualizar mentalmente o campo elétrico ac da rede dentro de um motor sendo forçado à uma velocidade maior forçando uma corrente contrária mas à esta altura estou com 1 pouco de dificuldade. Mas continuo tentando

 

Se puder fale + sobre os capacitores É que pretendo fazer um gerador = do video com 1 motor trifasico que tenho. Se Deus permitir...

Sim. No mesmo documento da tabela, tinha os cálculos de capacitores. 

Quando achar o PDF coloco aqui 

adicionado 19 minutos depois

Tabela na página 42:

http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/3564/1/DISSERTAÇÃO_Viabilidade de conjunto motor de indução e bomba centrífuga operando como turbina e gerador para pequenos aproveitamentos de potencial hídrico.pdf

 

Com 1735 RPM = 220Vac e 58Hz

Com 1822 RPM = 220Vac e 58Hz

Com 1945 RPM = 220Vac e 59.5Hz

Veja como a freqüência é independente da rotação.

O gerador nem estava conectado numa rede elétrica. Estava operando de forma isolada da rede. 

 

No PDF também tem os cálculos para os capacitores. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, albert_emule disse:

Sim. No mesmo documento da tabela, tinha os cálculos de capacitores. 

Quando achar o PDF coloco aqui 

adicionado 19 minutos depois

Tabela na página 42:

http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/3564/1/DISSERTAÇÃO_Viabilidade de conjunto motor de indução e bomba centrífuga operando como turbina e gerador para pequenos aproveitamentos de potencial hídrico.pdf

 

Com 1735 RPM = 220Vac e 58Hz

Com 1822 RPM = 220Vac e 58Hz

Com 1945 RPM = 220Vac e 59.5Hz

Veja como a freqüência é independente da rotação.

O gerador nem estava conectado numa rede elétrica. Estava operando de forma isolada da rede. 

 

No PDF também tem os cálculos para os capacitores. 

 

@albert_emule

 

Olá, bom dia pra todos.

 

Estou me orientando. Quero agradecer a vocês pela atenção e preocupação em solucionar minha dúvida. Essa brincadeira custa caro mesmo, mas estou buscando de todas as formas enxugar o invento. Tudo na ponta do lápis.

 

Estive pensando em colocar um regulador, desses utilizados em sistemas fotovoltaicos, um pra cada gerador. E depois fazer a ligação em paralelo e aí sim ligar a um Inversor Grid Tie. Resolve o problema da diferença de tensão e corrente? E minha intenção é usar justamente o Inversor de gerador eólico. Quero fazer a ligação em paralelo parecido com a que se faz com as placas fotovoltaicas. Sobre o fator de potencia, acredito que esse Inversor resolve isso, correto?

 

Esse esquema pode ser considerado válido? 

 

PS: Desculpe a grosseria do esquema. Primeira vez fazendo e ainda utilizei o Power Point.

Esquema 1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se considerar as setinhas como pontes (melhor trifásicas) penso que você está bem próximo (pero no mucho) da sua felicidade. Também sugiro capacitor grande entre os fio LR e AM. Neste ponto você vai ter a Vdc com potência somada dos 3.

30 minutos atrás, Manoel Gomes Aragão Junior disse:

Estive pensando em colocar um regulador, desses utilizados em sistemas fotovoltaicos, um pra cada gerador. E depois fazer a ligação em paralelo e aí sim ligar a um Inversor Grid Tie.

Isso não me parece uma boa ideia pois haverá perda na conversão e vai de encontro a isso..

 

31 minutos atrás, Manoel Gomes Aragão Junior disse:

enxugar o invento. Tudo na ponta do lápis.

 

Então a origem da sua força é a eólica. Muito bem.. Penso que este sistema não deve gerar muito alta tensão, por isso penso que pode ser acoplado direto no inversor grid tie. Este possui sistema MPPT portanto não te preocupes com a variação quase certeira de potência na entrada. Desnecessário regulador. Aguarde mais orientações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Manoel Gomes Aragão Junior disse:

@albert_emule

 

minha intenção é usar justamente o Inversor de gerador eólico. Quero fazer a ligação em paralelo parecido com a que se faz com as placas fotovoltaicas. Sobre o fator de potencia, acredito que esse Inversor resolve isso, correto?

 

Esse esquema pode ser considerado válido? 

 

PS: Desculpe a grosseria do esquema. Primeira vez fazendo e ainda utilizei o Power Point.

Esquema 1.png

 

O inversor de gerador eólico não precisa de regulador. Eles funcionam deste uns 30V até uns 300V. Pelo menos aqueles com potência igual ou superior a 3Kw.

 

Nem sequer precisam de filtragem. Precisa penas que retifique a onda, mas sem filtragem, pois dentro deles existe uma etapa de potência que corrige o fator de potência. E para corrigir o fator de potência, não pode ser feito filtragem. 

 

Mas não sei como eles iriam corrigir o fator de potência de 3 geradores ao mesmo tempo, pois a onda ficaria uma verdadeira doideira. Tudo junto e misturado. Pode ser que dê um erro no inversor. 

 

Na dúvida, basta comprar o inversor de painel solar, pois estes não possuem corretor de fator de potência. Daí basta filtrar a saída da ponte retificadora, que para o inversor, seria igual a um painel solar. 

 

Só uma curiosidade??? Estes geradores são movidos pelo força dos ventos? São eólicos? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

 

Na vdd estou pensando em montar esta estrutura de várias formas, e realizar alguns testes. Uma das formas será movida por meio de uma bicicleta (já projetando um futuro produto pra academias). Outro por meio Eólico mesmo, quero usar vários cataventos (mini parque eólico), projetando um futuro produto residencial e comercial.

 

E por último e não menos importante um que use apenas um motor pra mover todos eles. Neste quesito, sei dos entraves sobre a possibilidade de dá certo, mas não custa tentar.

 

Espero obter êxito. Mas o caminho é longo.

 

Abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Manoel Gomes Aragão Junior disse:

E por último e não menos importante um que use apenas um motor pra mover todos eles. Neste quesito, sei dos entraves sobre a possibilidade de dá certo, mas não custa tentar.

 

Espero obter êxito. Mas o caminho é longo.

 

Abraços.

 

 

O povo aqui já ta meio de saco cheio com essa história de motor perpétuo. Mas esse aí é o mais clássico. Estou até cansado de explicar o porque de não funcionar. Vou deixar isso para outros membros. 

 

Quanto aos geradores eólicos, nas minhas pesquisas eu descobri que aqueles de 450W que atinge essa potência com ventos de 40Km por hora, com ventos normais gera uns 6W, no máximo uns 10W. 

Então eu deduzi que para gerar alguma potência útil, teria que ter pelo menos uns 50 geradores eólicos destes de 450W. 

adicionado 23 minutos depois

Tambem deduzi que para um único gerador eólico gerar uma potência útil com ventos normais a hélice tem tem que ser do tamanho daquelas hélices de moinhos de vento. E faz todo sentido pois aqueles moinhos de vento geram trabalho útil com ventos normais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz

O outro link quebrou

http://livros01.livrosgratis.com.br/cp033202.pdf

 

Se você não gostar tanto de teorias.... Compre uns 6 capacitores de 10uF para cada fase, e alguns de 5uF para fazer ajustes finos. 

Digamos que a capacitância ideal seja 55uF: Basta por 5 capacitores de 10 em paralelo em cada fase com um de 5uF. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

França você resumiu o livro inteiro em 2 parágrafos kk.

 

Em 17/11/2016 às 22:02, Manoel Gomes Aragão Junior disse:

um que use apenas um motor pra mover todos eles

pergunta que não quer calar.. de onde você pensa que vai tirar a energia pra girar este motor?? Se for de onde estou pensando... o caminho é longo mas muito loooongo mesmo.

 

Agora, voltando pro lado sério da coisa ...

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=empresa-anuncia-gerador-fusao-frio-2017&id=010115161111

Não muito longo mas aleḿ dos tecnológicos há muitos obstáculos a superar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

França você resumiu o livro inteiro em 2 parágrafos kk.

 

 

Este cara fez uns testes práticos.

O motor é de 1.5CV. 

Lâmpada de 127Vac / 200W ligada numa só faze e ainda por cima em 220V, o que faz consumir um pouco mais que 200W. 

https://www.youtube.com/watch?v=zufKY3MK0r8&t=675s

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...