Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ricardo.ron

Limitar corrente

Recommended Posts

Ola amigos , estou começando  com eletrônica agora e tenho uma pergunta .  Tenho uma fonte de 15V 15A vou ligar uma carga nela que suporta no maximo 15V 10A .  Como faco para limitar essa corrente? 

Projeto.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa é uma confusão comum. Não é necessário limitar a corrente da fonte. A carga é que define a corrente. No seu caso a fonte fornecerá apenas os 10 A exigidos pela carga. Não pode é colocar uma carga maior do que a fonte suporta, o que sobrecarregaria a fonte e poderia danificá-la ou mesmo causar um incêndio caso a fonte não tenha circuitos de proteção.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

então mais a carga nao pode consumir mais de 10A e se eu deixar ela consome os 15A da fonte mais depois de um tempo ela queima por isso que quero manter em 10A .A Fonte e de 15 A  preciso limitar essa conrrente no maximo em 10A. Ja ate pensei de comprar uma fonte de 10 mais ai  a fonte trabalha no maximo. Como posso fazer isso???? Num tem como por um resistor para limitar ou outro componente?

Compartilhar este post

Link para o post

Que tipo de carga é essa?

25 minutos atrás, ricardo.ron disse:

então mais a carga nao pode consumir mais de 10A e se eu deixar ela consome os 15A da fonte mais depois de um tempo ela queima por isso que quero manter em 10A

Isto non ecziste!

Os únicos componentes que eu conheço que precisam de limitação de corrente são os semicondutores, no caso diodos (leds) e transistores.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

que tipo de carga é?

34 minutos atrás, ricardo.ron disse:

se eu deixar ela consome os 15A da fonte mais depois de um tempo ela queima por isso que quero manter em 10A 

Compartilhar este post

Link para o post