Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ricardo.ron

Limitar corrente

Recommended Posts

Ola amigos , estou começando  com eletrônica agora e tenho uma pergunta .  Tenho uma fonte de 15V 15A vou ligar uma carga nela que suporta no maximo 15V 10A .  Como faco para limitar essa corrente? 

Projeto.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa é uma confusão comum. Não é necessário limitar a corrente da fonte. A carga é que define a corrente. No seu caso a fonte fornecerá apenas os 10 A exigidos pela carga. Não pode é colocar uma carga maior do que a fonte suporta, o que sobrecarregaria a fonte e poderia danificá-la ou mesmo causar um incêndio caso a fonte não tenha circuitos de proteção.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

então mais a carga nao pode consumir mais de 10A e se eu deixar ela consome os 15A da fonte mais depois de um tempo ela queima por isso que quero manter em 10A .A Fonte e de 15 A  preciso limitar essa conrrente no maximo em 10A. Ja ate pensei de comprar uma fonte de 10 mais ai  a fonte trabalha no maximo. Como posso fazer isso???? Num tem como por um resistor para limitar ou outro componente?

Compartilhar este post

Link para o post

Que tipo de carga é essa?

25 minutos atrás, ricardo.ron disse:

então mais a carga nao pode consumir mais de 10A e se eu deixar ela consome os 15A da fonte mais depois de um tempo ela queima por isso que quero manter em 10A

Isto non ecziste!

Os únicos componentes que eu conheço que precisam de limitação de corrente são os semicondutores, no caso diodos (leds) e transistores.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

que tipo de carga é?

34 minutos atrás, ricardo.ron disse:

se eu deixar ela consome os 15A da fonte mais depois de um tempo ela queima por isso que quero manter em 10A 

Compartilhar este post

Link para o post

Cara  comprei uma fonte colmeia de 15A  12V  e um controlador solar   com entrada 10A  . A Ideia e ter um carregador de bateria inteligente mais barato e eficiente . Mas quando a bateria esta descarregada ele puxa 15 A  e queima c ficar ligado muito tempo pois ele suporta 10A  . é como c eu ligasse mais que 10 A de painel solar. Por isso preciso de limitar essa corrente em 10 A. Consigo fazer isso?

Seria como c eu tivesse uma fonte com saida de 15V 10A. Posso comprar  uma fonte com essas especificações mais ai ele iria trabalhar sempre no maximo. Agora c controlar essa corrente posso colocar qualquer fonte?   

`

Compartilhar este post

Link para o post

@ricardo.ron ,

voce precisa incluir um circuito que faça a carga dessa sua bateria de maneira controlada. O controlador solar só tem a capacidade de fornecer 10A, mas se voce ligar uma bateria na saída dele, e a bateria estiver um pouco descarregada, ela pode puxar até mais de 20A e claro que vai estragar ambos, tanto o controlador como a bateria.

Um bom controlador solar tem a saída para ligar a bateria, onde ele já limita a corrente de carga, e tem também a entrada para os painéis e uma saída para alimentar um inversor ou colocar a carga que você desejar.

Se o seu não tem isso, jogue fora e procure um que tenha !

Paulo

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, aphawk disse:

@ricardo.ron ,

voce precisa incluir um circuito que faça a carga dessa sua bateria de maneira controlada. O controlador solar só tem a capacidade de fornecer 10A, mas se voce ligar uma bateria na saída dele, e a bateria estiver um pouco descarregada, ela pode puxar até mais de 20A e claro que vai estragar ambos, tanto o controlador como a bateria.

Um bom controlador solar tem a saída para ligar a bateria, onde ele já limita a corrente de carga, e tem também a entrada para os painéis e uma saída para alimentar um inversor ou colocar a carga que você desejar.

Se o seu não tem isso, jogue fora e procure um que tenha !

Paulo

Concordo com você amigo mais esse controlador nao controla a entrada dos paineis .  Meu problema e com a saida da fonte . Num queria por que era um carregador de bateria pois o pessoal desvia o assunto. O que eu preciso é uma forma de limitar a corrente da minha fonte em 10A 15V.  Sera que existe uma forma? 

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, ricardo.ron disse:

Concordo com você amigo mais esse controlador nao controla a entrada dos paineis .  Meu problema e com

Bom, imagine a minha dificuldade em entender o que você quer dizer com "um controlador solar que não controla a entrada dos painéis" .... afinal, ele controla o quê então ?????

A saída da fonte nunca pode ser ligada direto em uma bateria, isso pode fazer um baita estrago, até pode explodir a sua bateria dependendo do tipo dela !

voce tem de colocar um carregador que faça a carga da bateria ( claro que isso significa limitar a corrente máxima de carga da bateria também !!! ) , e que quando a fonte seja desligada, faça a comutação para que a bateria forneça a energia para isso.

Se você quiser limitar a sua fonte, mesmo sabendo que isso está estragando a sua bateria,  tem um jeito  com um transistor e um resistor adequado para "sentir" a corrente, e sabendo como mudar a sua fonte para aceitar isso sem perder a regulação, fica fácil.

Poste o esquema de sua fonte.

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
13 horas atrás, ricardo.ron disse:

carregador de bateria inteligente mais barato e eficiente

Não tenho certeza se concordo com os adjetivos finais.

Bem tua fonte tem que ser de ~14V pra carregar bateria. Assim sendo, só ela já bastaria. Neste caso você poderia colocar uma ou + lâmpada 12V em série pra limitar a a corrente. Não é muito interessante carregar baterias com altas correntes. Minimalismo: eis a essência da coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais