Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É setup ou overclock no monitor?


LCI

Posts recomendados

Pessoal, lendo um manual aqui, constatei o seguinte caso:

Screenshot_2016-11-17-02-53-57.pngScreenshot_2016-11-17-02-45-03.png 

Veja bem, esse monitor fala que é 60hz. Inclusive, conforme na primeira imagem, recomenda por exemplo 4k@60hz.

 

Mas, na segunda imagem, a taxa de atualização vertical descrita, está 23-80hz. o que isso significa?

 

significa que eu posso colocar ele pra rodar 4k @80hz? É isso mesmo? Se sim, seria um setup dele ou por "overclock"?

 

 


Olhando só por esses dados, vocês vêem alguma coisa ruim para um gamer? Tipo de painel TFT é ruim?

 

Isso é fundamental para eu resolver qual processador e VGA vou escolher. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, LCI disse:

Isso é fundamental para eu resolver qual processador e VGA vou escolher. Obrigado!

não.. isso não é fundamental.

 

5 horas atrás, LCI disse:

É isso mesmo? Se sim, seria um setup dele ou por "overclock"?

overclock de monitor? vixi....

 

segue uma explicação dos TFT

https://tecnoblog.net/185132/ips-lcd-tft-tn-diferencas-telas/

 

5 horas atrás, LCI disse:

Mas, na segunda imagem, a taxa de atualização vertical descrita, está 23-80hz. o que isso significa?

 

5 horas atrás, LCI disse:

Veja bem, esse monitor fala que é 60hz. Inclusive, conforme na primeira imagem, recomenda por exemplo 4k@60hz.

não confundir... 60hz é a taxa de amostragem. A imagem que tu vês na tela, diferente do monitor de tubo, ela "se renova"... ou em outras palavras, a imagem que tu vês seria a mesma imagem pulsando, piscando, 60 vezes por segundo. 1 hertz é um ciclo de um segundo.... Você já notou que, as vezes, ao filmar um monitor LCD/LED a imagem pisca? isso é a tal taxa de 60hz, ele pisca 60 vezes por segundo, mas nossos olhos entendem como uma imagem fixa

 

Vou usar as palavras do tecnoblog novamente

Citação

Imagine um filme. Ele na realidade é um conjunto de imagens estáticas mostradas em sequencia, o que dá a ideia de movimento. Nos computadores a situação não é nem um pouco diferente. Sua placa processa imagem por imagem, exibindo-as seguidamente para criar o movimento.

 

Cada uma destas imagens é chamada de quadro, daí o termo “quadros por segundo”. Para que se tenha uma sensação nítida de movimento, assim como em um filme, o ideal é que esta taxa nunca fique abaixo de 30, ou seja, uma passagem de 30 imagens por segundo.

Agora, imagine que seu computador produza e envie 78 quadros por segundo pela saída de vídeo, ao passo que seu monitor está configurado para uma taxa de atualização de 60 vezes por segundo (60 Hz), algo que acarretaria em um problema de sincronia.

 

Em dado ponto, enquanto a placa de vídeo ainda estaria enviando a próxima imagem, o monitor já teria executado a operação de atualização da sua imagem, mas atrasado (em relação à placa). Por não obter os dados completos, é mostrada uma imagem final “cortada” pela metade, como se houvesse um deslocamento horizontal de pixels.

 

De uma forma geral, o V-Sync fica desativado nas opções. Se não ocorrerem problemas na visualização dos gráficos, deixe tudo como está, pois o seu desempenho será bem maior (principalmente com placas mais antigas). Agora, se reparar que estão ocorrendo cortes na imagem durante a exibição de conteúdos, ative-a imediatamente.

 

 

http://www.tecmundo.com.br/video-game-e-jogos/1828-o-que-e-v-sync-vertical-synchronization-.htm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest eu entendi o que você postou. Mas o mais importante pra mim não foi respondido.

 

Sendo a taxa de atualização vertical de 30-80hz significa que eu poderei configurar o monitor para 80hz? Se não for possível, comprarei outro.

 

Eu não preciso de 144hz como alguns, mas tb não queria jogar jogos competitivos, como os de FPS, com apenas 60hz.

adicionado 2 minutos depois

Se puder mudar pra 60hz ou 80hz, teria a liberdade de jogar com 4k jogos singleplayer admirando a qualidade, ou setar 80hz e ir configurando a resolução até alcançar o mínimo de 80fps para jogar jogos competitivos online.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ilkyest disse:

a varredura é entre e entre... qual seja, até 80hz.

 

mais que isso vai dar "fora de escala".

Só para concluir então, eu posso comprar que com certeza poderei jogar à 80hz, certo? Não tem possibilidade de ser bloqueada essa mudança? (Minha config atenderá o mínimo de fps).

adicionado 0 minutos depois

@ilkyest E mais, danifica algo mudar pro limite máximo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 @ilkyest  No manual não fala sobre essa possibilidade. Apenas aquilo que postei para vocês. Acho que pelo driver da NVidia dá pra fazer.

 

De qualquer forma, to achando que vou pegar ele mesmo.  http://www.philips.com.br/c-p/288P6LJEB_00/brilliance-monitor-lcd-ultra-hd-4k

adicionado 3 minutos depois

Não achei nada melhor que ele na faixa de 2 mil que seja acima de full HD.

adicionado 19 minutos depois

Esse Philips tá 1700 e alguma coisa.

Acima dele em valor tb tem esse Asus aqui: 

http://www.pichau.com.br/monitor-gaming-asus-27-polegadas-144-hz-mg278q-90lm01s0-b011b0-box

 

Acham que vale a pena subir o valor pra pegar esse Asus 144hz com resolução 2.5k?

Ou tem algum outro pra me indicar?

adicionado 20 minutos depois

Vou pegar uma 1080 e i7 6700k por enquanto, só para saberem q vai suportar os monitores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoalmente eu não dou muito valor a esse hype de 4K, por ser uma tecnologia nova, ainda ha problemas de performace, por exemplo, em alguns jogos, mesmo a GTX 1080 poderá ter dificuldades de manter os 60fps nessa resolução... Gastar uma grana com um PC e monitor 4K pra depois ter que abaixar a resolução e jogar com detalhes borrados porque o jogo foi mal otimizado e porque o monitor LCD perde qualidade se usado em resoluções abaixo da nominal... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...