Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eletrônica ... aerador automático de emergência


Adriano Penha

Posts recomendados

Tenho um pequeno tanque de peixes onde a água é oxigenada por uma bomba, o problema é que sempre ta faltando energia, então preciso de um aerador automático alimentado por baterias. Pensei em usar um mini compressor de 12v pois não vai fazer força nenhuma , apenas bombear ar para o tanque. Agora para ativar o mesmo quando ocorre a falta de energia, eu pensei em algo tipo aquelas luminárias de emergência de LED ( quando ligadas a rede fica apagada carregando, e quando falta energia ela acende ) Como poderia fazer isso de maneira fácil e barata ? A duração precisaria ser no minimo umas 6 horas ..... as tilápias agradece abraxx

 

http://www.americanas.com.br/produto/122060853/compressor-de-ar-naveg-com-3-bicos-adaptadores-preto?WT.srch=1&condition=NEW&epar=bp_pl_00_go_pla_aut_apostas_gmv&gclid=CJacwpr7r9ACFQUHkQodTvAALA&opn=YSMESP&sellerId=00776574000660

 

http://www.americanas.com.br/produto/10829442/iluminacao-de-emergencia-c-30-leds-2w-bivolt-branco-frio-elgin?condition=NEW&cor=Branca+Fria&tensão=110

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rele entrada 110v.... saida NF.... (Assim que os 110v Sairem da entrada Da Bobina do Rele. Este, Vai pra posição normalmente Fechado NF) nesta Nf você Pode colocar uma Bateria 7a 12v essas de moto .... pra alimentar o compressor ... este  é de 12v ne?

 

Bateria**** se achar mais barata melhor ...Tem que ver a corrente do compressor se for menos de 1Amper ... podes pegar uma de corrente um pouco mais baixo que 7Amper ....    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-782746004-bateria-selada-12v-7a-recarregavel-_JM

 

Rele ***http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709970243-rele-acoplador-interface-12v-24v-127v-e-220v-_JM    So Deverá especificar as tensões de entrada ...(Da Rede) ...110v ou 220v na entrada .... e saida 12 nf .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse compressor não serve para isso, ele aquece muito e não pode ser ligado por mais que 15 minutos continuamente pois não tem lubrificação do pistão, o motor dele drena uns 8 a 10A continuamente e também aquece bastante, alem de se tratar de um aparelho bastante barulhento, se isso ligar a noite certamente acordaria vizinhos em um raio de 50 metros..

 

Qual o modelo de bomba que voce utiliza atualmente?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá, obrigado por responder .... então, a bomba é de maquina de lavar, ela fica ligada 24h por dia.... é uma bomba fraca mas como estou sempre usando essa agua para irrigar então estou sempre completando. Mas nao sei como resolver esse problema, preciso de um plano B pra quando acabar a energia e eu nao estiver por perto ... alguma sugestão ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma ideia seria usar aquelas bombinhas de lavador de carros, são baratas e trabalham com 12V

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-782261312-bomba-reservatorio-agua-limpador-ou-gasolina-universal-12v-_JM

 

só não sei se teriam vasão o bastante. talvez usando varias dels juntas, e nem tenho ideia de quanto corrente elas consomem, teria que ser levantado na pratica, com um amperímetro e ligando elas em uma bateria de carro/moto

 

voce pode usar a ideia do @mateus7  de usar reles 110V para liaga-la quando faltar energia.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa bombinha de limpador de parabrisa né ? então ...será q ela joga só ar ? porque na agua elas funcionam bem ... vou colocar uma pedra porosa na ponta pra distribuir a saida do ar. Uma duvida, essas bateria de carro / moto pode ficar carregando o tempo todo? tipo, pode ficar ligada na energia 24h por dia ? ou teria q instalar algo pra só carregar quando a carga baixar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou pesquisar essa bomba de porão ...  na verdade esse "produto" que estou tentando fazer ja existe no mercado mas é beeem caro R$ 520,00  e acho q é importado ... esse valor foi o que gastei pra montar o tanque ja com os peixes kkkk  mas tenho que fazer algo senão posso perder todos. veja o link do produto:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-697151890-compressor-no-break-liga-automaticamente-na-falta-de-energia-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Adriano Penha disse:

Essa bombinha de limpador de parabrisa né ? então ...será q ela joga só ar ? porque na agua elas funcionam bem ... vou colocar uma pedra porosa na ponta pra distribuir a saida do ar. Uma duvida, essas bateria de carro / moto pode ficar carregando o tempo todo? tipo, pode ficar ligada na energia 24h por dia ? ou teria q instalar algo pra só carregar quando a carga baixar?

 

Ela ate joga ar, mas acho que elas não foram feitas pra trabalhar secas, alias nenhuma bomba de agua, inclusive as bombas de lavadoras, foi feita para trabalhar sem agua,  a ideia ela liga-las na linha da agua para que elas movimentem a agua. ou submersa jogando agua para cima.

 

Teria que ter um circuito para desconectar a bateria quando a tensão da mesma chegasse a 10.5V se a bateria descarregar abaixo disso ela teria a vida útil muito curta. Eu pensei em algo como um relé de 12V e um comparador de tensão simples que mantenha o relé atracado ate que a tensão caia abaixo de 11V.

 

Teria que ter um carregador com suporte a flutuação para manter a bateria carregando sempre que houvesse energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A bomba de porão pode trabalhar com até 9V... ela nada mais é que um motor e pás....

 

eu comprei uma para o Watercooler, mas ficou barulhenta demais...

 

Mas ela empurra bem e não tem muito problema de trabalhar um pouco a seco, diz até no manual. Ela aguenta agua doce e salgada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

bombear ar? isso? porque tu não pegas então, de forma diferente, monta um sistema de bombeamento de água por cascata?

 

Ou ainda, compra alguns sopradores de ar, tipo duplo, de aquário comum. Qualquer no-break de longa duração deverá segurar um bom tempo eles... mas eu ainda penso no bombeamento por cascata

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você quer bombear ar ou água? Penso que são bombas diferentes não?

 

Também tenho 1 pocinho com tilapias e com pouca vazão. Pra aerar a água deixo um bica alta. Na queda vai 1 pouco de ar no fundo.

 

Um outro causo of on topic: tenho um aquario de peixes ornamentais. Com água corrente mas muito pouco. Estou a elaborar um sistema em que a água leva 1 pouco de ar consigo até o fundo apenas utilizando a força da gravidade. Se você (ou você) sabe de algum sistema assim, me mostre algum desenho por gentileza.

 

Voltando ao seu caso, caso a queda de luz não seja muito frequente e por pouco tempo, e se for caso de oxigenação, já pensou em armazenar ar em cilindros ou câmara de ar ou bexiga ou algo do gênero?. Só uma ideota com pouca eletronica.

Se for caso de bomba dágua mesmo, penso que destas de aquario e um inversor 12-110 veicular pode ser uma opção minimamente curiosa.

 

Mas vamos voltar aqui pra nossa casa: um 555 astável a 60 Hz, 2 transistores de média potência tip31, um trafinho com potência maior que a bombinha... Ou nem isso. Olha isso que bacana.

Com destaque pra isso

inversor-12-120.gif

que quase montei certa feita

 

Se não for do ramo da eletronica, veja

Circuito-de-Micro-Inversor-de-Tens%C3%A3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Se for caso de bomba dágua mesmo, penso que destas de aquario e um inversor 12-110 veicular pode ser uma opção minimamente curiosa.

 

não.

 

Isadora, se for inversor de onda quadrada, não vai rolar. O oxigenador beleza... é um íma fixo e um íma variável pela frequencia da rede. mas a bomba dágua é um ima rotativo baseado na frequencia da rede. Um trafo, em onda senoidal, tu poderias rebaixar/aumentar, mas onda quadrada eu não recomendo. Eu liguei a minha bomba de aquário num nobreak e ela trabalha muito enforcada... e esquenta, e como esquenta

 

Em tempo, @Adriano Penha  e que tal, um sistema de manutenção por bomba de máquina de lavar, que jogue a agua a certa altura, injetando oxigenio na água? ou um tipo de cascata? ou, ainda, uma roda dágua, seria perfeito...

 

Em vez de bombeamento, um sistema que jogue a água na roda dágua e esta fique girando, com conchas viradas para a água (o motor terá de ter força, claro) que irá colocar oxigenio na água.

 

Mas, uma mescla do sistema da @Isadora Ferraz  com algo tipo oxigenador, seria bem viável...

 

Um oxigenador comum custa poucos reais, e com uma esponja porosa, tu consegues um borbulhamento bom, eu diria cerca de 30 cm, em um borbulhador pequeno. Te digo isso porque eu uso um borbulhador comum, com esponja porosa, para fazer circuito com percloreto, e borbulha bem....... no teu caso, uns 200W em borbulhador, com pedra porosa, tu conseguirias uma oxigenação boa, perene... e o teu custo seria pouco porque qualquer nobreak irá tocar isso, visto que oxigenador não tem motor, é campo magnético, que a onda quadrada nada influencia

 

pedras porosas

 

PEDRA_POROSA__72502_zoom.JPG

 

pedra_porosa_2.jpg

 

 

eu uso esta:

cortina-de-bolhas-pedra-porosa-basto-25-

 

 

e oxigenadores

SUPER-COMPRESOR-ACUARIO-RESUN-oxigenador

 

19696-MLB20175529520_102014-O.jpg

 

página

http://www.aprenderparavencer.com/produto/compressor-bomba-oxigenador-a-pilha-e-12v-aquario-e-pesca_MLB694567468

 

 

oxigenador-pra-aquario-maruri-portatil-a

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-792417928-oxigenador-pra-aquario-maruri-portatil-ap-1502-_JM

 

Ficaria a dica... qqr nobreak pequeno, ou grande, enfim... como o sistema é magnético, não terás problemas

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest

adicionado 3 minutos depois

Obg pela ajuda galera...valeu mesmo. Pelo q entendi a forma mais fácil e barata seria um oxigenador + nobreak ?  Mas aí o oxigenador ficaria ligado direto, e quando acabar a energia ele continua ligado certo ? Será q aguentaria pelo menos umas 5 hrs ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, aphawk disse:

levando uma varinha

... !

 

@ilkyest lembrou bem que motor ac não vai muito bem na "onda" de nobreak barato. Mas um oxigenador que essencialmente é só uma bobina vibratória, talvez.

Sobre 5H, depende da bateria do nobreak. Se for externa de uns 40Ah, o oxigenador consumindo bem pouco, de boa.

@ilkyest bacana o lance da pedra porosa! Nem havia pensado nisso! Vou ver se acho no m.l. Eu ia fazer microfuros num tubo de pvc.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Adriano Penha  o que tem de cuidar é que alguns no-break a exemplo  o sms se não tiver pelo menos 10% da carga nominal consumindo, ele detecta "sub-carga" e desliga.

 

Mas os oxigenadores consomem na ordem de 30W, 20W, então uns 5 seria já os 10% da carga nominal.

 

Estou me baseando num sMs, ok? eu segurava, com a bateria dele, uma TV de tubo de 135W por uma hora, e a bateria dele está muito ruim, então entendo eu que com uma bateria auxiliar, umas 12horas tu tenhas, sim. Mas testes né.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

 

13 horas atrás, aphawk disse:

levando uma varinha

... !

 

 

 

KKKKK  é que eu não sei o tamanho do seu "poçinho" ... pelo seu espanto acho que ele não é tão pequeno assim ...

 

Na verdade, você pode dar uma dica e dizer qual o tamanho da vara mais adequada para o seu poço... o importante é a permissão para usar a vara aí nesse seu local de diversão ! :lol:

 

Moderador, pode apagar se achar muito off-topic ok ?

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Adriano, outra coisa que tu podes ainda usar, já que o tanque é relativamente pequeno, existem pedras porosas, mas  "pedra mesmo" sabe...tipo aquelas de decoração. Podes, se tiveres elas, fazer um furo na parte de baixo... e fazer borbulhar ali...

 

Mas sinceramente... uns 10 borbulhadores, e uns 2 divisores por "borbulhador" com 2 pedras porosas em cada um

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT_Vjcej6Cx4-4cHPS6ixQ2kJYxfsi01tGeDPemu4t2h3OKwIDSvw

 

1pc-K749-font-b-8-b-font-font-b-Air-b-fo

 

Ou, ainda, existem, não exatamente, canos porosos prontos, que atingem até 1 metro,... mas o borbulhador, por óbvio, tem de ser forte

 

120cm-1pc-font-b-Fish-b-font-Tank-Aquari

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Adriano Penha disse:

@aphawk kkkkk o tanque é pequeno mesmo, tem 3.000 L  e tem aproximadamente uns 250 peixes na fase  juvenil. (Tilapias, lambari e cascudo)

 

KKKK po nesse seu tanque não tem como mesmo, são tudo pequenos.

 

Eu estava me referindo ao poçinho da @Isadora Ferraz,  que ela diz ter pouca vazão... acho que é por ter tido pouco uso mesmo, mas isso é algo que se resolve fácil, criando uma profundidade maior  kkk

 

Mas essas tilápias e lambaris pequenos posso usar de isca viu ... as pirararas adoram !!!

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

kk boa paulão.

1 hora atrás, aphawk disse:

o tamanho da vara mais adequada

você nem precisa trazer pois aqui a vara é de brinde e você vai levar. Tem vários tamanhos mas acho que você deve gostar da maior kk. Se quiser continuar tudo bem. Pode bolar mais alguma resposta. Vou tentar não retrucar e deixar você vencer. kk .Mas acho que estamos dando trabalho pro velho amigo @Bcpetronzioque deve ler isso, dar alguma risada (ou puxão de orelha ninóis) e apagar kk. @ilkyest pode apagar também ok?

 

Agora sério.. meu poço capto água de uma nascente bem pequena. Num é la grande coisa mas na época coloquei 5 tilápias e foram reproduzindo d+, dei algumas (filhotes) pruns amigos e ainda tem um monte. É mó legal vê-las pular na ração que jogo. Mudando da água pro vinho (e fazendo trocadilho múltiplo), sempre me faz lembrar do milagre da multiplicação dos peixes e pães.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isadora Ferraz  @aphawk

Ok crianças... agora parem de jogar areia fora, e brinquem direito tá... tem trocadalhos, por favor.

 

Isso deixo-lhes para mp... mas não nos tópicos... ok gurizada?!?!

====================================

 

A única sugestão que eu deixo é cascudos. Deixem alguns, e famintos, porque o acúmulo de algas/sujeira nas esponjas é interessante. Visto elas serem secas, é um verdadeiro íma para limo e detritos.

 

Para terem ideia, eu tenho essas pedras porosas num aquario de corrosão, e o aquário em si é menos sujo que as pedras (percloreto). E as pedras tem 3 meses a menos de uso....

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...