Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

olá estou com uma dúvida sobre raid 0 e 1,sei que no 0 os arquivos são divididos entre os discos e são acessados ao mesmo tempo com ssd isso aumentar é muito a velocidade de escrita e gravação só que  se perder um do 2 discos já era tudo, e o 1 serve para backup tudo que estiver num disco estará no outro disco, minha dúvida é se eu fizer um raid  0 de 2 ssds de 240gb na teoria seria uma unidade 480gb,pensando nisso teria como fazer raid 1 dessa unidade de 480gb com um hd exclusivo para isso de 500gb para a caso perder um ssd ter as informações salva no hd,teria algum problema em realizar isso ?

• Membro VIP
Postado

Raid 0 - divisão de dados

Raid 1 - espelhamento

Raid 5 - Raid 0, mas com "checksum". Um pouco mais seguro que raid 0

raid 10 - RAID 1+0

JBOD - just a bunch of disk - "um aglomerado de discos"... como uma gaveta cheia de discos, e o sistema lê como um hd apenas, e a placa raid que vai jogando os arquivos nos hds.

alterar de um raid para outro... só ví em raid 1 para raid 5, mas em placas de servidores. As placas soft, de pc, só desmanchando o array. desmanchar array perde dados

• Curtir 1
Postado

@Dinei então se eu particionar o HD de 500 em dois de 250gb(unidade h,j) e colocasse ssd 240+unidade h como raid 1 e outro ssd com a unidade j daria certo ?

adicionado 1 minuto depois

@ilkyest então vai ter que se raid 10

Postado

@pdr780 É possível, mas a sua performance não vai ser nada boa. O recomendado para melhor aproveitamento da performance em RAID é que os discos sejam iguais e com o mesmo tamanho.

Postado

@Dinei então seria melhor fazer raid 0 dos 2 ssds de 240gb totalizando 480gb e depois pegar o HD de 500gb e particionar em 2 partições cada de 250gb e essas partições de 250gb fazer raid 0 e dentro do windows o raid 1 entre essas unidades com raid 0 ? não irei ligar de perder 20gb do hd

• Membro VIP
Postado

NÃO....

tu terás de particionar pelo gerenciador de raid. Contudo, não é particionar, é o tamanho do disco que influencia. se tu fizeres com discos de diferentes tamanhos, valerá o de menor tamanho. O RAID desconsidera tuas partições. Ele cria um disco virtual, conforme teu gosto, e tu vai particionar esse disco virtual.

Se tu fizer o raid pelos 3 hds... tu perderás espaço no de 500Gb. Faça nos dois SSDs raid 5, apenas isso, e altere o armazenamento do teu windows para o hd de 500Gb. Tua pasta de usuário ficará no hd de 500Gb

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...