Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I7-4790 ou i7-4790k


Posts recomendados

Boa tarde, galera.

 

Estou afim de fazer um upgrade no meu processador. Muitos iriam dizer que não é necessário, que não precisa. Mas eu estou disposto a fazer mesmo assim

 

Acho que, como vou apenas falar do processador, não preciso entrar em muito detalhe sobre as peças.

 

Minha config resumida, caso precisem é:

 

Asus H97M-E

Pcyes R9 390

i5 4460 + Water Cooler Seidon 120V

HyperX 16 gb 1600 mhz

 

A minha placa não faz OC, obviamente. Mas percebi que de uma para a outra a diferença é grande: uma é 3.6 e a outra é 4.0. No turbo vai pra 4.0 e a outra 4.4, isso com a segunda sem OC.

 

Estou na duvida dessa mudança para obter mais desempenho geral e nos jogos, sabendo que sempre jogo no Ultra em Full HD.

 

A diferença de uma pra outra, em todos os sites que estou pesquisando, é pequena demais. E ganho de 0.4 seria bem significativo, aparentemente.

 

Mas estou ciente que, por ter o "k", é pra ser feito OC. E minha placa da pra fazer OC.

 

Eu não ligo em gastar mais do 4790k pro 4790, sabendo que eu teria mais desempenho.

 

Mas pelo fato da minha placa-mãe ser H97M-E, teria algum problema eu pegar o i7-4790k? Alguma perda? Falta de compatibilidade? Ou a única diferença é que eu não poderia fazer OC com ela? E se eu colocasse uma Z97, a grande diferença, em relação a esse assunto acima, é que eu poderia fazer OC nela?!

 

Sabendo que não ligo em pagar mais, pelo pequeno custo de diferença, eu poderia pegar o i7-4790k sem problema algum com minha H97M-E, ou teria que pegar o i7-4790 por algum motivo em especial?

 

Aguardado atenciosamente, obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente... o que você deve trocar é o monitor, não o processador. Se for só para jogar em 1080p60, não faz sentido trocar o processador. Ou a placa de vídeo.

 

Compre um monitor melhor e, se for um 144hz, troque o processador e GPU (nessa ordem); caso decida ir com um 1440p, troque só mesmo a placa de vídeo que já resolve.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipematoso1 Não há problema algum em você colocar um 4790k na sua mobo. Vai funcionar normalmente sem perda alguma. O overclock também é possível, mas somente por BCLK, ou seja, mexendo no multiplicador do processador, por conta do chipset da sua placa. Entretanto, esta técnica não é considerada estável devido você não ter total controle individual de todos os recursos, como por exemplo a tensão, que é algo essencial no controle de temperatura e estabilidade do overclock.

 

Somente Z97 ou Z170 são mais adequados para isso e vão fazer com que você possa ir mais longe. Sinceramente não acho que valha a pena você trocar o seu processador. Mas se quiser, pode colocar o 4790 (também é possível fazer overclock por BCLK) que já é forte o bastante (e mais barato) para empurrar qualquer placa de vídeo atual do mercado, até mesmo em SLI/CROSS. Você também pode trocar o monitor, como o colega @Imakuni sugeriu ou ou também pode trocar sua R9 390 por uma GTX 1070.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Obrigado pela resposta, Imakuni. Eu ja tenho um Benq XL2411Z (144 hz e 1 ms). Por isso estou na ideia de trocar o processador.

 

@Dinei obrigado pela resposta. Como disse acima, já tenho um monitor consideravelmente bom, em minha opinião. Pretendo trocar o processador e futuramente a GPU, indo realmente de uma 1070, por exemplo, como você citou. Mas primeiramente queria trocar mesmo o processador, aproveitando até o Black Friday, e queria também aproveitar a diferença de 0.4 de um pra outro. Pois no mercado a diferença de preço está pequena, bem pequena. E o 4790k é melhor, obviamente. Então por alguns reais a mais, acho que vale a pena. Mesmo sem OC.

 

Pretendo então ir de i7-4790k e, se sobrar algo, uma 1070. Não tenho dinheiro pra uma 1080, não ainda.

 

Aproveitando essa situação, caso eu pegue mesmo o 4790k.

 

Eu tenho um Water Cooler Seidon. Devo colocá-lo com o novo processador também, correto? Pois com o antigo eu sofria um superaquecimento, mesmo meu gabinete sendo um HAF 912 Plus, com 3 ventoinhas (1 Sickflow, 1 Sickflow exaustor e 1 Megflow).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipematoso1

 

4790 vs 4790k

 

o segundo tem mais clock, esquenta mais,  e permite over até uns 4.7-4.8 para pessoas normais, com uma mobo razoável.

 

eu tenho um 4790k e para jogos ele tem muita folga, no BF4 meu uso de cpu é coisa de 50%. Acho que você nao precisa trocar o processador 

 

mas se ainda quiser usar um 4790k (dá pra usar) nao poderá ser overclockado em sua mobo.

 

por que você nao gasta um dindin em outras coisas? sua cpu ta gargalando algum jogo? 

 

eu também sou entusiasta de hardware e se deixasse eu trocava de pc completo a cada 3 meses. às vezes a galera do forum que me segura das minhas escolhas malucas! noutro dia eu queria trocar placa-mãe.... seria o maior esforço (vender, reinstalar) pra pouco resultado. pense nisso.

 

mete o seidon nesse 4790k porque esqenta pacas

 

mas se ainda quiser vende essa cpu no ML e compra o  i7, mas compra o i7 primeiro pra você nao ficar sem jogar ate vender.

 

abç

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Dinei disse:

O overclock também é possível, mas somente por BCLK

Vai conseguir 100mhz, no máximo. Haswell não é que nem Skylake que dá para mexer no BCLK a vontade, qualquer pouquinho que você aumenta e já dá problema.

29 minutos atrás, felipematoso1 disse:

makuni Obrigado pela resposta, Imakuni. Eu ja tenho um Benq XL2411Z (144 hz e 1 ms). Por isso estou na ideia de trocar o processador.

Hm. Bom saber. Nesse caso, vá direto no 4790k mesmo.

30 minutos atrás, felipematoso1 disse:

Eu tenho um Water Cooler Seidon. Devo colocá-lo com o novo processador também, correto?

Ué, já que você já tem um bom cooler dando sopa... não faz mal nenhum usar, não acha?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gamer_PC Haha, exatamente isso aí, camarada. Eu sou assim... Sempre que vejo algo novo já quero comprar. Mas muito obrigado pelas informações! Depois de comprar o i7 venderei o meu i5 no ML, e ainda vai fazer 1 ano de uso, apenas.

 

@Imakuni Camarada, obrigado pela ajuda. Então realmente vou aproveitar o Water Cooler pro processador. Apenas pensei que ele não esquentasse tanto assim.

 

E em relação a gargalo, minhas configs são:

 

Asus H97M-E

PCYES R9 390 8 GB

i5 4460 + Water Cooler Seidon

HyperX 16 GB 1600 Mhz (1x8 e 2x4)

EVGA 600W 8 plus

WD Green 1 TB

Kingston UV400 120 GB

HAF 912 Plus com 3 ventoinhas (1 Megaflow, 2 Sickflow [sendo um exaustor])

Benq XL2411Z

 

Mas, como dito lá em cima, sempre quero inovar e ter o melhor desempenho possível.

 

Mesmo não sendo necessário, pretendo trocar sucessivamente a CPU e depois a GPU.

 

A unica duvida era a placa-mãe, que era a parte mais complicada em si, pelo fato de formatar, trocar todos os cabos e tal.

 

Não quero ser limitado a 60 de FPS, variando no baixo, em alguns casos 30 devido a lag ou o que for. Quero fps alto, total desempenho sem perdas pra fps baixo.

 

Como meu monitor é limitado a 1080p, jogarei apenas assim, apenas almejando o crescimento futuro da GPU para uma possível 1070, e, se o dinheiro entrar mais rápido do que quero, uma 1080, talvez. Ai sim, eu não mexeria no meu computador nem tão cedo.

 

Mas com tudo isso, a fonte aguentaria essas mudanças?

 

Galera, só relembrando: eu sei que às vezes não é necessário gastar tanto assim com a máquina, que há coisas como custo/benefício que podem ajudar muito, eu sei. Mas eu não estou querendo poupar dinheiro nisso. Estou querendo investir pra mais. Sei que o processador não deve me dar mais FPS, mas como vou jogar em full hd, acho que ele vai ser bem requerido. A não ser que eu jogasse em 2k ou 4k, aí sim a GPU seria o primordial. Mas de qualquer forma meu monitor não é compatível.

 

Eu jogo games como Skyrim Legendary Edition, H1Z1 KOTK, Revelatio Online (CBT), CS GO, GTA V e tô sempre aumentando a lista, jogando até zerar e depois desinstalando (no caso games singleplayer mesmo).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipematoso1 Se for um overclock de 4.2 ~ 4.3Ghz, um bom air cooler segura um 4790k. Acima disso, é watercooler e já que você tem um, é uma grana a menos pra gastar. No meu caso, eu consigo rodar à 4.5Ghz usando um air cooler. Tive sorte desse exemplar não precisar de tanto vcore pra rodar a 4.5Ghz. e isso acabou ajudando na questão da temperatura e consegui dispensar um WC. Mas se jogo para 4.6Ghz, não segura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Obrigado pela informação.

 

@Dinei Obrigado, camarada.

 

Uma última duvida: eu vi em testes que em Full HD a CPU é muito mais exigida que em 2k e 4k. Não sei se é verídico. Foi testes que vi da 1080 com i5 4460 e i7 4790 (sem o "k") no http://blog.chipart.com.br/gtx-1080-teste-e-informações/

 

Com a 4790 o ganho de fps era bem maior do que com o 4460. Então, quando eu trocar o processador, terei um ganho parecido de fps também? Como constei, para jogos em Full HD mesmo.

 

Na duvida, olhe o link para entender o que estou falando.

 

Obrigado novamente, galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, felipematoso1 disse:

@Dinei Entendi, amigo. Mas no caso da R9 390, até eu comprar uma nova VGA, teria algum ganho também? Ou não?!

 

Pouca coisa. Não sei te precisar quanto exatamente. Eu chutaria uns 10~15 frames.

 

2 horas atrás, felipematoso1 disse:

E a diferença da 1070 pra 1080 com o i7-4790k, teria muita diferença de FPS de um pro outro?

 

Com certeza. A GTX 1080 é +/- 20% mais forte que a 1070. A bicha é bruta! rsrsrs... Mas você precisa avaliar se essa margem de preço entre elas se justifica, porque é nessa parte que a 1070 se destaca e se torna mais atraente.

 

Vale a pena pagar 600 ~ 700 reais a mais por 20% a mais de performance? Vai de cada um.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dinei Camarada, genial a dica. Não só de você, como de todos acima. Muito obrigado.

 

Por enquanto irei de i7-4790k, aproveitando até o Black Friday. Dependendo do orçamento, irei escolher entre uma das duas GTX. Vai depender do $$ que eu conseguir.

 

Novamente, muito obrigado pela ajuda. Todos me deram uma luz legal!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...