Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Questão sobre a placa-mãe


Posts recomendados

Boa tarde, possuo a placa-mãe M5A78L-M LX/BR, usava uma VGA hd6770 nela, queimou, vou comprar outra, mas, o técnico me "alertou" sobre compatibilidade de VGA, eu não entendi muito bem, ele falou que o "modelo" da minha era antigo, ddr2 e não tinha mais, que provavelmente eu iria comprar uma ddr3 e teria que ver se minha placa-mãe suportava isso, tipo, eu pensava que "compatibilidade" era só sobre o slot, se era pci-e, agp, essas coisas, não sabia que placa-mãe tinha esse lance de compatibilidade com VGA, mas enfim, fui então no site do fabricante e na parte "Gráfico" tem, entre outras coisas, o seguinte: Máximo de memória compartilhada 1024 MB. Isso eu não entendi realmente nada. Significa que eu só consigo usar VGA com no máximo 1gb? E, eu li todas as especificações mas não achei esse lance que ele tinha dito de "ddr2" e "ddr3", perdoem a minha ignorância mas aonde eu acho isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Gabriel Fernandes disse:

tipo, eu pensava que "compatibilidade" era só sobre o slot,

 

 

mas é!.. sendo PCI-E, qualquer placa de video é compativel.. o unico lance q existe é que há pci-e 2.0 e nas placas maes mais novas, a versao 3.0.. ainda assim, essa diferenca de versões nao traz nenhuma melhoria significativa ou incompatibilidade entre modelos.. é apenas uma versao mais recente, aprimorada

 

11 minutos atrás, Gabriel Fernandes disse:

Máximo de memória compartilhada 1024 MB

 

isso se refere a memoria RAM q você disponibiliza para que a placa-mãe use o video onboard, nao tem nada a haver com a placa offboard.. por exemplo, se você tiver 8gb de ram, você pode disponibilizar ATÉ 1gb dessa ram para a onboard..

 

11 minutos atrás, Gabriel Fernandes disse:

mas não achei esse lance que ele tinha dito de "ddr2" e "ddr3"

 

 

ele deve ter falado sobre as memorias da placa de video, e ainda assim sao as gddr3 pra cima... a maioria das placas mais atuais ja usam memorias gddr5, que sao mais rapidas e melhores..

 

no fim das contas, esse "tecnico" q você foi parece bastante confuso e confunde conceitos basicos, nao leve muito a sério o que ele propõe

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jasiel Obrigado Jasiel, já não é a primeira vez que você me tira uma dúvida. kkk 

@rodrigo.dcvieira Obrigado pela resposta, a sua fala sim fez sentido, a dele realmente foi confusa e me deixou muito confuso, eu sou bem novo nesse ramo todo de hardware, então, vou aprendendo conforme essas coisas acontecem.

Eu questionei ele sobre esse lance de ddr2 e dd3, a explicação que ele me deu foi:
As ddr2 (no caso a minha hd 6770 antiga que eu tinha levado) tem os contatos (A parte douradinha, não sei se é contato mesmo o nome) "todos juntos", assim:

054623025893286.jpg

Já as ddr3 (mais recentes, e provavelmente do tipo que eu iria comprar, segundo ele) tem os contatos "separados" assim:
1-geforce-8400-gs.jpg

placa_de_video_geforce_8400_gs_1gb_ddr2_


E ai eu não tive como questionar mais, eu realmente não faço ideia do porque essa diferença nos contatos, das partes separadas e tal.
 

12 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

esse "tecnico" q você foi parece bastante confuso e confunde conceitos basicos


Eu concordo com você Rodrigo, ele é um senhor de uns 50 anos já, ele é bem legal e tem a "Loja/oficina" dele aqui perto de casa há anos, trabalha com isso a vida toda provavelmente, mas não sei como anda o conhecimento/entendimento dele realmente, porém não acho que ele seja uma má pessoa sabe, talvez confuso ou desinformado mesmo, não sei...

Por fim, faz algum sentido algo dessas coisas que ele disse? Sobre os contatos, ddr2 e ddr3... eu realmente gostaria de entender, aprender...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o fato de terem os contatos juntos ou separados, tb nao faco ideia, porém nunca vi ninguem deixar de usar uma placa de video num pc por conta desse "detalhe".. até porque se existisse esse detalhe, certamente seria uma das coisas mais comentadas e faladas.. quem fosse comprar as placas de video teria que saber se as mesmas teriam o contato totalmente ou parcialmente preenchido.

 

 

até porque esse detalhe tb é perceptivel em slots mais antigos, como os pci comuns.. 

3247_index_g.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Gabriel Fernandes Atualmente a memória "DDR3" e principalmente a "DDR2" estão ficando obsoletas

 

As memórias DDR3 eram e são utilizadas em placas de vídeo de baixo custo e oferecem um desempenho inferior em relação as do tipo GDDR. Isso acontece por conta de uma série de fatores, como dados por clock, latência e largura de banda menores.

 

As memórias GDDR5 são mais atuais e exclusivamente trabalhão em placas de vídeo – inclusive o “G”, significa graphich ( gráfico ). 

 

E uma nova tecnologia esta por vir, a GDDR5X ( Nvidia ) e também HBM2 ( AMD )  com novas tecnologias...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira  A sua linha de raciocínio faz mais sentido mesmo, no geral, o que ele explicou não fez tanto sentido sabe, mas, eu resolvi perguntar ainda assim, porque me gerou curiosidade, talvez algo novo pra aprender... Queria conseguir entender o que ele quis dizer.

@Jasiel Então rapaz, aí que me confundiu mais, eu não sou um exímio entendedor, mas, eu já li sobre a diferença de ddr3 e gddr5, entendi bem até, mas, quando o senhor falou que a minha era ddr2, e a outra que ele me mostrou era dd3 (no caso, a que ele me mostrou era pra ser 'mais evoluída' do que a minha) eu fiquei sem entender nada MESMO, porque, em todo lugar que eu lembro de ter visto, a minha placa é gddr5, inclusive no site do fabricante (Minha placa é EXATAMENTE essa).
Aproveitando, se puder me responder, esses 1gb, 2gb nas placas é a VRAM não é?! Uma memória ram delas mesmo dedicada só pra elas, não é isso?! 

Bom, então posso comprar uma VGA nova mesmo e a unica coisa que preciso me importar é se é PCI-e mesmo? Não preciso me importar com o "ddr2" ou "ddr3"? (sobre gddr5 e ddr3 eu já li e entendi um pouco a diferença, mas, na minha cabeça é completamente outra coisa do que esse lance de ddr2 e ddr3 que o senhor que eu conversei hoje mais cedo falou, ele falou que era algo sobre compatibilidade, modelo, algo que, é bem diferente, que talvez nem desse pra usar caso eu comprasse "errado") E também nada sobre tamanho máximo suportado em relação fabricante, pelo que eu entendi, certo?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jasiel Muito obrigado mais uma vez.

E já que estou na onda de fazer perguntas, não sei se você sabe me responder essa, mas, você disse que tinha uma r7 260x 2gb, uma das placas que eu estava vendo de comprar era uma r7 360 2gb, aparentemente são placas parecidas porém com quase 150 reais de diferença. Eu entendo as diferenças, sei que a 260x é significativamente melhor, mas, vale mesmo tipo uma placa e meia da 360? Eu não tava querendo gastar tanto sabe, mas, se por 100, 200 reais eu conseguir uma placa tipo "MUITO" superior a outra, eu acho que vale a pena o investimento visto que durará (assim espero) uns bons anos como durou essa minha (5 anos quase)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jasiel Eu pensei o mesmo, mais nova e mais barata, mas, a que você tem é bem melhor mesmo... 

Minha pretensão é jogar Overwatch, Heroes of the storm, hand of fate, não acho que sejam tããão pesados, eu rodava todos eles com a minha hd6770, nem precisa ser o ultra full também, só pra poder jogar mesmo tranquilo sem a placa fritar também. 


Meu pc não é lá aquelas coisas não... É beeem antiguinho já

Processador: fx4100

placa-mãe: m5a78l-m lx/br

Memoria: 8gb

HD: 2x80gb (o meu de 1tb queimou esse ano também, pretendo mais pra frente por um de 500gb ou de 1tb novamente)

Placa de video: Era a hd radeon 6770, agora tá sem nenhuma, tá a amd 760g onboard mesmo kkk
Fonte: corsair cx500 

Gabinete: Thermaltake v3 black

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jasiel Sim, é o que tá muito mais provável de eu fazer mesmo, ando vendo sobre isso direto.
Inclusive tava vendo agora, a 7750 tá na mesma faixa de preço da r7 360, tipo, 380 reais, as duas nessa faixa de preço, mas, eu tava vendo as specs, a 7750 perto da r7 360 é ridiculamente ruim, pra mim não faz o menor sentido esse preço nela...

Sobre fabricantes, eu vejo que a diferença de preço varia MUITO por conta deles, existe algum que eu devo fugir, que tenha os preços mais baixos por serem ruins, quebrarem com frequência ou algo assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jasiel Obrigado Jasiel, você é o cara!

Eu nunca mexi com nada overclockado, até por não entender direito, parece meio "perigoso", não sei, kkk
O tempo de vida útil de uma placa overclockada é o mesmo de uma normal? Tipo... Ela vai puxar a mesma quantidade de energia da fonte? tem a mesma chance de queimar em uma condição de surto de tensão? é tudo "igual"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...