Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Internet comunitária lenta


Posts recomendados

Na república onde moro, estamos montando a infraestrutura para a internet, mas atualmente estamos sem ideias sobre qual nosso atual gargalo.

 

Temos 2 links de 150mbps Fibra Ótica que chega através de dois modens da HUAWEI HG8245H, desses modens passa por 2 miktrotik e por um windows server 2008 RC2 onde há políticas de grupo, firewal, proxy e NAT. Após o servidor a rede é dividida entre umas 300 pessoas através de switchs.

 

Identificamos que o problema da conexão não é velocidade, já que ao fazer downloads, a velocidade fica ótimo, vídeos de serviços de streaming carregam em boa velocidade nas melhores qualidade.
O que identificamos é que há uma demora para que as conexões se criem, algo parecido com uma conexão lenta devido à DNS lento, mas o problema não é DNS porque a conexão não fica normal nas conexões seguintes no mesmo site.

Da pra perceber isso também através de pings. Ao pingar o IP dos modens, eles respondem em 2 ms, mas ao pingar servidores externos, o primeiros pings se perdem, e após um número de pacotes perdidos, ele pinga normalmente, respondendo em 60ms ao servidor 8.8.8.8.

O que aparenta é que as conexões estão entrando em uma fila, e essa fila está demorando, deixando a navegação web bem lenta.

Mas o que não identificamos ainda é onde está acontecendo essa fila para podermos resolver esse gargalo. Vocês acham que pode ser nos modens(HUAWEI HG8245H)? Não conhecemos sobre eles, e não sabemos se eles suportam tantas conexões simultâneas, e também não sabemos se podemos solicitar à provedora novos modens mais potentes. Pode ser também no servidor windows 2008, mas não sabemos porque, o pessoal com mais experiência tem ideia se pode estar acontecendo essa fila em algum serviço deste servidor? Como alguma política de grupo causando isso, ou o firewall, ou o proxy?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...