Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Rodrigo Rocha Jacob

Compatibilidade memória e placa-mãe -> estou ficando louco

Recommended Posts

Boa noite, pessoal. 
Meu primeiro post, então lá vai: (é grande, mas imploro que me ajudem xD)

Comprei as seguintes peças na KABUM e montei um computador:

placa-mãe:  Placa-Mãe ASUS p/ AMD AM3+ mATX M5A78L-M/USB3, 4xDDR3, HDMI/DVI/VGA, USB 3.0 Boost, Proc 140W, Porta Serial, Saída SPDIF, CrossfireX

Processador: AMD FX-6300, Black Edition, Cache 8MB, 3.5Ghz, AM3+ FD6300WMHKBOX

Memória: Kingston HyperX FURY 8GB 1866Mhz DDR3 CL10 Black Series - HX318C10FB/8

As outras peças eu já tinha. Quando essas peças chegaram, eu simplesmente montei elas, instalei os drivers do cd da placa-mãe e saí usando bem louco. Tudo funcionou perfeitamente até que terça feira  passada (6 meses após a compra) eu usei o PC a tarde toda, desliguei ele, e quando fui usar a noite novamente ele simplesmente não ligava mais.

Situação: Ligava somente o LED POWER do gabinete (aquele outro que fica piscando nem acendeu), os coolers da placa de vídeo e da placa-mãe giram, o HD gira, mas não dá imagem, não bipa, não faz nada.

O que eu tentei: tentei um passo-a-passo que ví aqui no site, conferi tudo, alimentação, etc, cheguei até a mudar o JUMPER da placa-mãe para resetar o chipset, nada de funcionar. Tentei limpar todos os contatos também, menos de processador, este eu ainda não tirei do lugar pois duvido que seja ele o problema.

Aí fiz este teste: Tirei a memória do PC e tentei ligar ele sem memória, não bipou, não entrou na BIOS, ficou igual tava antes. Pensei: O problema é placa-mãe.

Para garantir, mandei o PC numa assistencia só para testarem as peças (que estão na garantia) e o cara me falou assim: Testei tua memória em outro PC e não funcionou. Testei outra memória no teu PC e funcionou, então o problema é que queimou a memória.

Antes de mandar a memória pra garantia, decidi fazer um teste: Fui na casa de um amigo e tentei ligar o PC dele com a minha memória. LIGOU... o PC dele funcionou perfeitamente com a minha memória. OU seja, ela não está queimada.

Tentei ligar o MEU PC com a memória dele: FUNCONOU, ou seja, minha placa mão não está torrada.

Depois de fritar MUITO a cabeça para tentar entender o que estava acontecendo, percebi isso:

A memória do meu amigo é 4gb de 1600 HMZ. A minha memória é um pente de 8gb de 1866MHZ. Até a marca é a mesma (Kingston Hyper Fury).

Logo, cheguei à conclusão que minha placa-mãe não quer mais ler minha memória por ser 1866MHZ.... Mas eu usava ela até poucos dias atrás.... O que pode estar acontecendo? 

OBS: Não entendo absolutamente nada de OverClock, e pelo que pesquisei, minha placa-mãe precisa de OC para rodar memória 1866.... porém quando veio da fábrica funcionou diretão, sem ter que mudar nada.

Estou ficando Louco! Não sei se mando a memória pra garantia ou a placa-mãe, ou se o problema é da pecinha que fica na frente do PC.....

Obrigado a todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Rocha Jacob Olá Rodrigo, pelas informações que vi sobre sua placa-mãe, acho que você deveria tentar limitar o clock da memória pela bios, usando outra mémoria, limitando a sua placa-mãe a operar a Ram a uma velocidade de no máximo de 1600MHz, já que o suporte da sua MB é de 1866 por um Overclock. Espero que funcione :D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais