Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Raid 0 - subtituir um dos hd


tubarao2007

Posts recomendados

Tenho um servidor NAS QNAP TS251. Ele tem dois HDs instalados em RAID 0 (3.0TB + 931 GB).

Quero substituir o HD de 931GB por outro de 3TB.

Existe uma maneira de trocar esse HD sem ter que refazer o backup em outro lugar? (Não tenho onde copiar os mais de 3.5TB de dados atualmente deste NAS).

Ou tenho mesmo que copiar todo conteúdo para outro lugar, instalar o novo HD, formatar RAID 0 novamente e depois recopiar tudo de novo?

Alguém com alguma sugestão?

Abs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tu só podes remover um hd por ele estar defeituoso. A placa vai entender e vai "esperar" até tu plugares o novo hd... depois tu terás de inserir esse novo hd no array.

 

Se, agora, tu fizeres isso, tu vais usar apenas 931Gb desse hd de 3tb.... 

 

Para que tu uses integralmente toda a capacidade destes hds, tu terás, sim, de começar do zero, tudo..... porque, agora, neste momento tu deves ter um hd raid 0 de 1800 Gb, certo? e utilizar o espaço restante de outra forma, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, ilkyest disse:

 neste momento tu deves ter um hd raid 0 de 1800 Gb, certo?

Não entendi... tenho no momento 3.53TB totais, sendo 771GB disponíveis.

São mais ou menos 2.8TB usados dos 3.53TB total.

Então teria que arrumar um lugar para copiar esses 2.8TB, retirar o hd 931GB, instalar o novo de 3TB, formatar novamente todo NAS para RAID 0 (ficando com 6TB total) e copiar novamente todo 2.8TB?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

na verdade eu estou vendo "de fora" teu array, ok?

 

mas, o raid é criado até o maior espaço disponível, valendo do menor dos hds... então 2 hds, um de 1,5Tb e outro de 900Gb, o raid zero será considerando 2 hds até o limite de 900Gb... (1.8 no total) 

 

quais são os tamanhos de hd que tu tens hoje nesse raid 0? e qual o tamanho do raid 0? total

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, ilkyest disse:

quais são os tamanhos de hd que tu tens hoje nesse raid 0? e qual o tamanho do raid 0? total

 

RAID 0

drive 1 = 3TB

drive 2 = 931GB

 

TOTAL reconhecido em RAID 0 = 3.53TB

TOTAL usado em RAID 0 = 2.8TB

TOTAL disponivel em RAID 0 = 771GB

 

Quero trocar o HD de 931GB por outro de 3.0TB, para ficar com um total proximo de 6TB.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...