Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Distorção crossover


portela4770

Posts recomendados

@portela4770 ,

 

Distorção por crossover é uma deformação que ocorre quando a tensão se aproxima do valor zero.

 

Imagine uma senóide, que pode variar entre +10v e -10v.

 

Enquanto os valores estão longe do 0V, a senóide é reproduzida fielmente. Mas quando chega perto do zero, isto é, vai passar de um valor positivo para um valor negativo ( ou vice-versa ) , o amplificador não consegue reproduzir fielmente, distorçendo a forma de onda.

 

Normalmente se resolve ajustando levemente a polarização da etapa de saída, aumentando a corrente quiescente.

 

 

adicionado 3 minutos depois
5 horas atrás, cesardelta1 disse:

Aliás qualquer tipo de filtro ou atenuador gera distorções.

 

Um atenuador puramente resistivo não gera distorção, apenas diminui a amplitude do sinal.

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, cesardelta1 disse:

 

@aphawk Mesmo só diminuindo a amplitude da onda, ainda assim pode-se chamar de distorção?

Da onda, no caso.

 

Em um amplificador de áudio, não desejamos alterar nada do sinal original. Afinal, o que um amplificador faz ? Ele recebe na entrada um sinal de baixa amplitude e alta impedância, e amplifica sua potência , disponibilizando esse sinal com alta amplitude e baixa impedância. O conteúdo do sinal deve se manter inalterado. Já a amplitude é o ouvinte que determina ela, correto ? Não é certo dizer que modificar o volume é uma distorção !

 

Eu resumo assim : quando qualquer coisa altera o conteúdo original, seja no cruzamento por zero ( crossover), ou nos valores máximos (clipping), ou nas famosas mudanças de fase próxima dos limites da resposta em frequência, e inclusive quando modificamos a linearidade da resposta em frequência por intermédio de um equalizador ou controle de tonalidade, tudo isso pode ser entendido como distorção.

 

Antigamente os melhores aparelhos de áudio possuíam até uma chave seletora que retirava o controle de tonalidade do circuito !  Se você ver o que um controle de tonalidade faz na resposta de fase do sinal, você não acredita como nossos ouvidos dificilmente percebem essa mudança de fase que ocorre.

 

Mas os puristas simplesmente alegavam que para uma resposta mais pura é melhor retirar o circuito de tonalidade como um todo, do que deixar os potenciômetros na posição neutra, justamente pela modificação que pode ser introduzida.

 

Não sei se você já percebeu que a determinação de banda passante é feita por capacitores , geralmente em série com um resistor para definir a atenuação em frequências bem baixas ( faixa abaixo de 50 hertz )  ou em paralelo com um resistor para definir em frequências logo acima do nosso limite auditivo... são circuitos que modificam o sinal, tanto em amplitude como em fase, e então eles são causadores de distorção também ...... e agora ? kkkkkk

 

Pesquise na Internet, e vai ver que existem amplificadores totalmente acoplados por nível DC, sem capacitores !!!! Pois é, muitos purista dizem que apenas isto pode ser considerado livre de distorção ....

 

Tem tanta coisa que já aconteceu na parte de amplificadores de potência que deixam qualquer um louco para entender...

 

Para que você entenda melhor, sugiro pesquisar tudo o que foi escrito por Douglas Self, considerado um gênio quando se trata de qualquer circuito por onde passe o sinal de áudio , seja um pré-amplificador, controle de tonalidade, amplificador de potência, fonte de alimentação para eles, enfim tudo.... aproveite porque existem muitos PDFs para se baixar em muitos sites por aí...

 

O site oficial é este aqui :

 

http://www.douglas-self.com/

 

Eu montei o meu amplificador de fones de ouvido a partir de uma ideia dele, que usa alguns amplificadores operacionais em quasi paralelo, sem nenhum transistor .... e a qualidade sonora é muito boa, batendo tudo o que eu já tentei.

 

De vez em quando a revista Elektor publica algumas montagens dele, a ultima se não me engano foi um pré-amplificador em 2012, onde o texto explica passo a passo o porque dos circuitos não convencionais que ele utiliza, e a gente acaba descobrindo que nunca entendemos nada de áudio mesmo !

 

Como aperitivo, olhe isto aqui, é de 2001 :

http://www.douglas-self.com/ampins/dipa/dipa.htm

 

Procure também na Elektor o famoso Amplificador Operacional de Potência , um amplificador de áudio de 10W de potência utilizando 32 Amp Op do tipo NE5532, com uma qualidade de áudio muito boa, acima do padrão comercial que encontramos mesmo em amplificadores de renome :

 

100124-51.jpg

 

Paulo

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

Rapaz! eu só perguntei da distorção de amplitude!   kkkk

Que aula! Obrigado por isso.
 

1 hora atrás, aphawk disse:

Já a amplitude é o ouvinte que determina ela, correto ? Não é certo dizer que modificar o volume é uma distorção !

Ah, a amplitude da senóide é a amplitude do volume né? putz, não é falta de atenção, é muita coisa na cabeça!

 

Eu cheguei a montar o blameless do Douglas self, mas na época, sem interesse didático, nunca mergulhei de cabeça no site dele.

Estou começando a estudar áudio agora então estou meio boiando ainda, sorte sua que você não responde MP pois quando eu entrar na área dos microcontroladores você estaria perdido....hehehe iria descobrir onde você vai pescar e aparecer lá com um notebook para te fazer perguntas....hehehe

 

Esse tópico ficará nos meus favoritos, para consulta.

Obrigado novamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, cesardelta1 disse:

.hehehe iria descobrir onde você vai pescar e aparecer lá com um notebook para te fazer perguntas....hehehe

 

Melhor levar um que seja à prova de água, pelo menos uns 5 metros, e sugiro que você também saiba nadar bem kkk !

 

Áudio é muito complexo para um resultado tão simples ... tem pessoas que adoram válvulas, outros adoram circuitos com trocentos transistores, outros são fanáticos e só usam capacitores de mylar, outros casam todos os transistores que serão utilizados, outros medem os capacitores todos e só usam se estiver dentro de 5%, alguns insistem em usar eletrolíticos tipo tântalo.... olha já ví tanta coisa nesse sentido... mas hoje como já não escuto mais acima dos 12 Khz guardei todo o meu rack de som profissional, e comprei um  Onkyo .... a idade força a gente a rever os conceitos, meu amigo !

 

Não falei nada de mais no tópico acima, tem gente aqui que ainda gosta muito de áudio, e entende bastante do assunto, é o mRoberto, procure os posts dele.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, aphawk disse:

Melhor levar um que seja à prova de água, pelo menos uns 5 metros, e sugiro que você também saiba nadar bem kkk !

Então você pesca de arpão? Tenho um amigo aqui que pesca assim também.

Dizem que há certas distorções que agradam os ouvidos humanos...

Eu não sou fanático por áudio mas gosto de um bom som, "limpo", balanceado e com muitos detalhes.

Também não ouço mais certas músicas e o volume agora já não passa dos 30% ( há exceções)... Mas esse assunto é complicado, se começar a falar dele dará muito o que escrever.

Abraço

 

EDIT

Citação

Então você pesca de arpão? Tenho um amigo aqui que pesca assim também.

Estava aqui pensando, acho que você quis dizer que vai me jogar na água com noteboot  e tudo...  não que você faz pesca submarina...hahaha....que maldade! kkkkkk
 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, cesardelta1 disse:

Dizem que há certas distorções que agradam os ouvidos humanos...

 

Isso é invenção do pessoal que idolatra as válvulas. Eles dizem que quem gosta do som distorçido dos transistores não gosta de som puro... Não leve isso a sério. Toda distorção piora o som, embora algumas passem bem mais desapercebidas do que outras. Hoje em dia não tenho mais o ouvido que tinha nos meus 20 anos.... quando eu ajusto o som do meu carro para ficar bom para mim meu sobrinho de 15 anos diz que agudos demais...... idade é fogo viu !!!

 

Ah sim, ao final caiu a sua ficha né kkkkkkk  Não uso arpão não, mas posso usar isca viva hehehe !

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...