Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i3 4170 x atlhon x4 870k x fx6300


Posts recomendados

Pessoal, bom dia.

 

Estou na dúvida entre 3 processadores (somente entre esses 3 processadores).

 

O Core i3 4170 sei que é um Dual Core com HT;

O FX6300 pelo que entendi tem 3 núcleos físicos e outros 3 virtuais, é isso?

 

Agora o X4 870K é o que me deixa mais na dúvida, ele tem realmente 4 cores?

 

Quero saber qual o melhor processador apenas dentre os 3 citados, ele vai ser usado junto com uma GTX 750 nesse primeiro momento, mês que vem será usado com uma GTX 1050 TI ou GTX 1060 3GB ou RX470.

 

Qual a melhor opção?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Wendell Augusto O Core i3-4170, assim como outros Core i3, é um dual core com HT. Podemos definir o sistema com uma simples analogia. Imagine que você tem uma picotadora de papel e tem que ficar coletando o papel em uma sala, transportando e colocando na máquina. Durante o tempo que você vai coletar o material, mesmo que tenha uma quantidade acumulada, não há ninguém para operar e a picotadora fica ociosa. Agora imagine que você contrata um funcionário para coletar o material enquanto você opera a máquina: a picotadora estará sempre trabalhando. O Hyper Threading faz esse trabalho de otimização, buscando manter os dois núcleos menos ociosos quanto possível. 

 

O FX-6300 e o Athlon X4 870K funcionam de outra forma. Ambos são divididos em módulos. Os núcleos ditos realmente estão ali, mas os recursos são compartilhados. Há dois núcleos por módulo. Dizendo de forma simples, com o compartilhamento, não é possível ter o mesmo aproveitamento que seria possível caso os recursos fossem independentes. O Athlon X4 870K possui dois módulos e, portanto, quatro núcleos. O FX-6300 possui três módulos e, logo, seis núcleos. 

 

O que você tem que levar em consideração é que são arquiteturas totalmente diferentes. Não há como estabelecer comparações diretas entre os processadores apenas levando em conta especificações, já que tais números não têm significado para esse tipo de comparação. Para analisar o desempenho você deve procurar testes em fontes confiáveis.

 

Minha recomendação? Nenhum desses. Vá logo de Core i3 6100 + DDR4. Tecnologia nova e mais performance por preço próximo. Como você pretende usar RX 470 ou GTX 1060 depois, bacana seria poder colocar um Core i5 6500 de definitivo aí.

adicionado 0 minutos depois

E seja bem-vindo ao Fórum. :)

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...