Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calcular velocidade média com arduino


Posts recomendados

Olá pessoal, sou novato em programação com arduino e precisava de uma ajudinha.

Estou com um projeto didático no qual tenho que mostrar a velocidade instantânea de um carrinho num LCD 16x2, estou utilizando um sensor de velocidade com encoder, este passo porém já consegui utilizando uma interrupção e fazendo o cálculo mostra tudo corretamente, mas tenho uma questão extra!! Preciso mostrar a velocidade média do carrinho a cada 1 minuto!! E nesse passo estou perdido. Acredito que seja algo simples, como armazenar os valores criados na variável que já está mostrando a velocidade, somar e depois dividir, porém não sei como fazer isso.

 

Agradeço se alguém puder me ajudar :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Lumes,

 

Mesmo sem código dá para te ajudar :

 

A ideia é esta : imagine que você está medindo a velocidade duas vezes a cada segundo. Então, basta você somar todas as medidas que você está tendo durante 1 minuto e dividir esse valor por 120 ( afinal você fez 120 medidas, certo ? ) e pronto, terá a velocidade média. Este é o princípio universal de cálculo de média! Basta ter uma referência de tempo precisa , usando um dos Timers do seu Arduíno, para determinar o tempo exato para fazer as medidas, e contar o numero de medidas.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dica: mc's fazem conta com numeros base 2 igual a você faz com base 10. p.ex. você divide/multiplica por 10, 100,1000,10000 só de cabeça. O mc faz 'o mesmo' com 2,4,8,16. Portanto some 16,32,64... valores por minuto e divida pelo mesmo número. Mas acho que ainda não é o momento desta otimização. 1° entenda o conceito que Paulão te passou...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites