Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Douglas barbetta

Computador desliga, quando eu inicio um jogo "pesado".

Recommended Posts

Boa tarde. Primeiro de tudo, configurações do meu computador ATUAL:

Processador: AMD FX-8350  8-CORE 4.2 GHz MAX. Vishera.

Placa de Vídeo: AMD Radeon R7 370 Strix 4GB 256bits.

Memória RAM: 8GB DDR3 Kingston HyperX.

Hard Disk: 300GB SATA (única peça antiga)

Fonte: CMSTORM (CoolerMaster) GX650.

placa-mãe: ASRock N68-GS4 FX

 

 No começo do ano, comprei essas peças citadas acima  -menos o HD(sem money)- , mas com uma diferença: A Placa-Mãe, minha placa era a MSI 970A-G43, funcionou normalmente por 8 meses, e depois ela começou a se desligar sozinha, iniciava o windows, ficava mais ou menos 15 min ligada, depois ela ficava reiniciando, e nem chegava a abrir o windows mais.

 Daí depois de alguns testes, "meu técnico" chegou a conclusão que seria a placa-mãe, e tive que comprar outra, como citei acima, comprei a ASRock N68-GS4 FX, pois estava sem dinheiro para investir em uma melhor.

 No começo, a placa-mãe nova funcionou direitinho, mas aí que está o problema, mesmo com a Placa-Mãe "nova", depois de alguns dias usando ela,  ela começou a desligar, assim que eu estou na tela de loading de uma partida no CSGO, ou jogo um jogo mais pesado como WoW, Hitman.  OBS: no LoL ela funciona normalmente.

 Aí que está o problema, será que o defeito era realmente a Placa-mãe, pois as duas apresentam um defeito similar. Pelo que pesquisei pode ser a Fonte também, não está gerando energia suficiente.

EDIT: Temperaturas normais, Processador 20º, placa-mãe 35º, placa de vídeo 48º, HD 33º. Nenhum superaquecimento.

 Gostaria de uma ajuda, desde já, agradecido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Douglas barbetta Acredito que o mais provavel mesmo seria a fonte, teste ela em outro computador para ver o que acontece.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você tem monitorado a temperatura do processador quando comeca a jogar? porque uma coisa é ele estar em 20 graus em idle, outra é sendo utilizado.. principalmente esse fx q esquenta bastante se estiver usando o coolerbox

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sua placa-mãe não é indicada para processadores FX, nem a sua atual, nem a sua antiga. São placas projetadas para os Athlons e Phenons da vida que com uma gambiarra passaram a suportar os FX, porém pode causar instabilidade tipo essa que você está tendo.

Só procurar no google a sua placa-mãe + o processador que encontrará inúmeros casos de instabilidade.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira Essa foi a temperatura com o CSGO aberto, na "tela inicial", ai eu coloco pra procurar partida, acha e o computador já desliga, nem chega subir temperatura (cerca de 5-10 seg já desliga).

 

@grievous pois é, essa placa-mãe nova eu já sabia que era meio fulera, mas a antiga eu pensava que era até que boa... Pelo jeito vou ter que gastar um pouco a mais pra pegar uma placa-mãe que funcione com minhas configurações. Qual você me recomendaria?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Douglas barbetta Eu não entendo tanto de AMD, sei que o que você deve procurar é se a placa-mãe possui TDP igual ou maior que o do processador. Vamos lá:

 

O FX8350 tem TDP de 125W.

 

Sua placa-mãe atual ( ASRock N68-GS4 FX) de acordo com a lista de processadores suportados, consegue aguentar um TDP de no máximo 95W http://www.asrock.com/mb/NVIDIA/N68-GS4 FX/?cat=CPU
 

O mesmo ocorre com sua antiga placa-mãe, a MSI 970A-G43. De acordo com a lista de processadores suportados ela aguenta um TDP de no máximo 95W https://br.msi.com/file/test_report/TR19_2743.pdf

Logo você precisa de uma placa-mãe com que aguente no mínimo 125W e caso vá fazer overclock ele teria de ser maior ainda. Você teria de pegar uma placa no nível da Gigabyte GA-970A-DS3P (125W de TDP)

http://www.kabum.com.br/produto/45730/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-atx-ga-970a-ds3p-crossfirex-uefi-dualbios-ddr3-sata-6gb-s-usb-3-0 

Ou uma Asrock 970M (125W de TDP)

http://www.kabum.com.br/produto/80241/placa-mãe-asrock-p-amd-am3-matx-970m-pro3-ddr3

Acredito que são boas placas mas não tenho certeza, talvez algum outro usuário possa confirmar melhor para você.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde. 

Consegui resolver meu problema. Era a fonte. Gastei um pouco mais, mas coloquei uma fonte de 750W. A outra não gerava energia suficiente para minha configuração.

Voltei com minha placa-mãe antiga (MSI 970A-G43), e está funcionando tudo certinho, sem desligar/reiniciar.

Quando sobrar um pouco mais verbas $$$, eu compro uma placa-mãe que suporte minha configuração.

Obrigado @grievous pela dica.. valeu mesmo! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×