Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Douglas barbetta

Computador desliga, quando eu inicio um jogo "pesado".

Recommended Posts

Boa tarde. Primeiro de tudo, configurações do meu computador ATUAL:

Processador: AMD FX-8350  8-CORE 4.2 GHz MAX. Vishera.

Placa de Vídeo: AMD Radeon R7 370 Strix 4GB 256bits.

Memória RAM: 8GB DDR3 Kingston HyperX.

Hard Disk: 300GB SATA (única peça antiga)

Fonte: CMSTORM (CoolerMaster) GX650.

placa-mãe: ASRock N68-GS4 FX

No começo do ano, comprei essas peças citadas acima  -menos o HD(sem money)- , mas com uma diferença: A Placa-Mãe, minha placa era a MSI 970A-G43, funcionou normalmente por 8 meses, e depois ela começou a se desligar sozinha, iniciava o windows, ficava mais ou menos 15 min ligada, depois ela ficava reiniciando, e nem chegava a abrir o windows mais.

Daí depois de alguns testes, "meu técnico" chegou a conclusão que seria a placa-mãe, e tive que comprar outra, como citei acima, comprei a ASRock N68-GS4 FX, pois estava sem dinheiro para investir em uma melhor.

No começo, a placa-mãe nova funcionou direitinho, mas aí que está o problema, mesmo com a Placa-Mãe "nova", depois de alguns dias usando ela,  ela começou a desligar, assim que eu estou na tela de loading de uma partida no CSGO, ou jogo um jogo mais pesado como WoW, Hitman.  OBS: no LoL ela funciona normalmente.

Aí que está o problema, será que o defeito era realmente a Placa-mãe, pois as duas apresentam um defeito similar. Pelo que pesquisei pode ser a Fonte também, não está gerando energia suficiente.

EDIT: Temperaturas normais, Processador 20º, placa-mãe 35º, placa de vídeo 48º, HD 33º. Nenhum superaquecimento.

Gostaria de uma ajuda, desde já, agradecido.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Douglas barbetta Acredito que o mais provavel mesmo seria a fonte, teste ela em outro computador para ver o que acontece.

Compartilhar este post

Link para o post

você tem monitorado a temperatura do processador quando comeca a jogar? porque uma coisa é ele estar em 20 graus em idle, outra é sendo utilizado.. principalmente esse fx q esquenta bastante se estiver usando o coolerbox

Compartilhar este post

Link para o post

Sua placa-mãe não é indicada para processadores FX, nem a sua atual, nem a sua antiga. São placas projetadas para os Athlons e Phenons da vida que com uma gambiarra passaram a suportar os FX, porém pode causar instabilidade tipo essa que você está tendo.

Só procurar no google a sua placa-mãe + o processador que encontrará inúmeros casos de instabilidade.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@rodrigo.dcvieira Essa foi a temperatura com o CSGO aberto, na "tela inicial", ai eu coloco pra procurar partida, acha e o computador já desliga, nem chega subir temperatura (cerca de 5-10 seg já desliga).

@grievous pois é, essa placa-mãe nova eu já sabia que era meio fulera, mas a antiga eu pensava que era até que boa... Pelo jeito vou ter que gastar um pouco a mais pra pegar uma placa-mãe que funcione com minhas configurações. Qual você me recomendaria?

Compartilhar este post

Link para o post

@Douglas barbetta Eu não entendo tanto de AMD, sei que o que você deve procurar é se a placa-mãe possui TDP igual ou maior que o do processador. Vamos lá:

O FX8350 tem TDP de 125W.

Sua placa-mãe atual ( ASRock N68-GS4 FX) de acordo com a lista de processadores suportados, consegue aguentar um TDP de no máximo 95W http://www.asrock.com/mb/NVIDIA/N68-GS4 FX/?cat=CPU

O mesmo ocorre com sua antiga placa-mãe, a MSI 970A-G43. De acordo com a lista de processadores suportados ela aguenta um TDP de no máximo 95W https://br.msi.com/file/test_report/TR19_2743.pdf

Logo você precisa de uma placa-mãe com que aguente no mínimo 125W e caso vá fazer overclock ele teria de ser maior ainda. Você teria de pegar uma placa no nível da Gigabyte GA-970A-DS3P (125W de TDP)

http://www.kabum.com.br/produto/45730/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-atx-ga-970a-ds3p-crossfirex-uefi-dualbios-ddr3-sata-6gb-s-usb-3-0 

Ou uma Asrock 970M (125W de TDP)

http://www.kabum.com.br/produto/80241/placa-mãe-asrock-p-amd-am3-matx-970m-pro3-ddr3

Acredito que são boas placas mas não tenho certeza, talvez algum outro usuário possa confirmar melhor para você.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde. 

Consegui resolver meu problema. Era a fonte. Gastei um pouco mais, mas coloquei uma fonte de 750W. A outra não gerava energia suficiente para minha configuração.

Voltei com minha placa-mãe antiga (MSI 970A-G43), e está funcionando tudo certinho, sem desligar/reiniciar.

Quando sobrar um pouco mais verbas $$$, eu compro uma placa-mãe que suporte minha configuração.

Obrigado @grievous pela dica.. valeu mesmo! 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais