Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quanto tempo uma placa de vídeo e fonte com coil whine sobrevive?


Posts recomendados

Veja se isso não é coil whine, eu fui jogar FIFA 14 com Vsync OFF fica com uns barulhinho bem baixo só que uma vez que eu estava a jogar parou eles pararam.

 

Para navegar, assistir vídeos em 4k beleza, e alguns jogos com Vsync OFF 

Fui jogar minecraft também ficou só que depois parou já consigo rodá-lo sem barulho.

 

Eu só vi um cara no youtube falando que é perigoso o resto falava que é normal em quase todas as placas de vídeo.

Veja só, se não é coil whine: no jogo que eu jogo se eu desativar Vsync o barulhinho começa, no segundo jogo também ficava, só que parou já posso jogar com Vsync Desligado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, em teoria, alem do incomodo, eu penso que a vibração das espiras possa meio que "lixar" o verniz dos indutores se o indutor não for bem montado. embora na maioria dos casos todas as espiras vibrem juntas, ou o núcleo suspenso de ferrite que vibre, se elas estiverem enrroladas em algum plastico com quinas...

 

Na pratica, eu tenho um monitor que "assobia" bem baixo quando exibindo fundo branco, tipico de coil whine, mas o mesmo ja funciona ha 3 anos e não parece que isso afetou a vida util dele de qualquer forma.

 

hoje em dia acho difícil conseguir uma linha de indutores, onde todos fiquem sem folga no enrrolamento para vibrar, alguns fabricantes mais zelosos costumam aplicar uma espuma branca EVA para prender as bobinas, pelo menos as bobinas maiores e evitar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grandson Tal ruído ocorre nas bobinas das fontes de alimentação e placas gráficas. As bobinas possuem a função de filtrar os ruídos elétricos da corrente continua. No entanto, elas podem gerar alguns ruídos nada agradáveis caso operem em algumas frequências.

Não é meramente superaquecimento, qual a marca e modelo da sua fonte?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No youtube só ouvi um youtuber falar que isso é prejudicial e pode provocar danos nas peças, já consultando outros fóruns e outros youtubers muitos falam que é normal que o mesmo não atrapalha no tempo de vida útil da peça. Lanço minhas perguntas: coil whine ajuda danificar a peça? como vocês podem me dá uma prova precisa que isso não é prejudicial? caso vocês tenha peça com coil whine, quanto tempo vocês tem peça assim?  verdade que depois de um tempo o coil whine é cessado?  como saber se é na fonte / vga?

 

na antiga vga não dava coil whine com a fonte, agora essa nova sim. 

 

se rodar fps muito alto dá uns barulhinho bem baixo que dá para notar.

 

 é isso aí pessoal, mil desculpas por incomodar vocês com este tanto de pergunta é porque eu preciso tirar minhas dúvidas acerca do mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja: quando desabilito o Vsync e fica com fps muito alto a placa começa a fazer ruído bem baixinho (que dá para ser notado quase nem tanto, mas dá), depois para acho eu. Quando habilito Vsync (60 hz) 60 fps a placa fica caminha e tranquila. 

 

Vem cá coil whine é normal em componentes ex: fontes, processador, placa de vídeo e outros.

 

 

  Tenha boa noite/boa tarde/bom dia 

adicionado 3 minutos depois

A princípio se não for perigoso, e for algo que estar sujeito e pode acontecer com qualquer componente destes listado. Eu não iria ligar para este barulho, ou este fato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Grandson disse:

E também: se jogar por muito tempo com coil whine este é cessado?

Há relatos de gente que põe no Furmark por alguns dias direto e depois o whine some... mas sinceramente, eu não ponho fé nisso não.

 

Melhor se acostumar com isso ou então colocar um fone de ouvido. Ativar Vsync também pode ajudar. E com OC, dá para mudar a frequência do barulho - eu, por exemplo, acho mais tolerável o meu whine com OC do que sem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse assunto já foi debatido em outro tópico por vocÊ mesmo meu caro

Pode ser um monte de coisas...

www.tecmundo.com.br/hardware/53985-barulho-estranho-entenda-o-que-e-o-coil-whine-nos-pcs-e-outros-eletronicos.html

 

Neste caso, só "testando" mesmo para saber meu caro.... Mas, tentar graxa de sabão de lítio, por exemplo, ou limpar o cooler, pode ser algo melhor que por ela em estresse.

Pode ser que nem seja coil whine, e sim ela te dizendo "tenho algo errado, me analise"

 

Indo naquela lógica, você ouviu um barulho no motor, vocÊ vai acelerar ele?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grandson  Eu tenho isso no meu monitor, se estiver exibindo imagem com fundo branco, ou mesmo um navegador com janela em tela cheia/maximizada ele emite um zumbido baixo. mas que é quase inaludivel. ja tenho esse monitor desde 2012 e ate agora não parece que isso afetou a vida util dele.

 

Outro caso geral que eu poderia citar de coil whine seriam as TVs de tubo, praticamente todo mundo que ja assistiu algo nessas TVs e que tinha boa audição, ja ouviu um zumbido chato de pouco mais de 15Khz que era constante enquanto essas TVs estivesem ligadas. 

 

esse zumbido era causado pela vibração das bobinas defletoras que ficavam em volta do tubo, como era um zumbido de alta frequencia; pessoas mais velhas, ou com problemas auditivos, muitas vezes ja não conseguiam ouvi-lo pela deterioração natural da capacidade de audição com a idade e eu nunca tive noticias de uma TV estragando por isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 posso jogar tranquilo com coil whine, quer dizer então. E isto não afeta em nada na vida útil da peça.

 

Não sei porque, no entanto ainda tenho minhas dúvidas no youtube diversas pessoas disse: "que não é defeito, é normal acontecer com qualquer placas de vídeo, quase na maioria das placas o tem" Já apenas um user do youtube disse "Que é defeito grave, podendo até queimar a peça". 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Grandson disse:

@F4b10 posso jogar tranquilo com coil whine, quer dizer então. E isto não afeta em nada na vida útil da peça.

 

Não sei porque, no entanto ainda tenho minhas dúvidas no youtube diversas pessoas disse: "que não é defeito, é normal acontecer com qualquer placas de vídeo, quase na maioria das placas o tem" Já apenas um user do youtube disse "Que é defeito grave, podendo até queimar a peça". 

(s) O quê? Existe alguém na net dizendo coisas sem ter a menor ideia do que está falando?? Como assim, achei que todo mundo sabia de tudo.. (/s)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor_Andrade Se a placa de video estiver na garantia, e voce tiver certeza que o barulho vem dela e não de outro componente como a fonte, convem contactar o fabricante e relatar o problema, ja que esse defeito pode incomodar bastante, talvez o fabricante ate mesmo troque a placa...

 

Indutores com núcleos de ferrite são basicamente eletroimas, se forem percorridos por uma tensão alternada, então alguma vibração é perfeitamente natural.

 

Em geral, nos indutores maiores costuma-se fixa-los na placa com uma espuma branca para evitar que vibrem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No jogo V-sync ON (normal), mas caso coloque V-sync OFF começa a fazer um barulho zumbido (só em menu do jogo - o cooler aqui nessa parte gira mais lentamente) , caso não esteja em menu de jogo o cooler fica a girar muito rápido (sem barulho zumbido) e a temperatura só aumentando a certo ponto e acho que depois abaixando cerca de ~1 a ~3, contudo quando está em ambiente de trabalho ou como é dito "desktop" a temperatura abaixa drasticamente, e vai baixando, vai baixando e vai baixando... 

 

 Quando eu ativo o V-sync: coloco para a placa trabalhar apenas (60 frames por segundos)

 Quando eu desativo V-sync: coloco para a vga trabalhar ( > 60 frames por segundos), até quanto a vga conseguir liberar de quadros e suportar.

 

 

 

Nisso o que me preocupa é a temperatura, digo de passagem que fica em torno de 60 a 80° tive eu observando em um software. 

 

Lanço uma outra pergunta que não tem nada a ver com título, no entanto gostaria de saber muito acerca disso: O que acontece quando a vga atinge temperaturas máximas? 

 

Pelo o que eu compreendo:

 

 - no mínimo a famosa "blue screen / tela azul" 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz uma leitura atenta do tópico e gostaria de fazer algumas ponderações. A presença de coil whine não é um fator determinante para estipular a vida útil dos componentes, não existe nenhuma comprovação que diga que uma peça que apresente coil whine terá menor durabilidade, a verdade sem enfeites é que isso não passa de um achismo, alguém do ramo da eletrônica inferiu que poderia haver a redução da vida útil da bobina porque os fios de cobre passam a vibrar em maior ou menor intensidade, esse tipo de informação não tem fundamento.

 

Em relação a substituição da placa que está apresentando o problema é bom ficar atento para algumas questões, boa parte das fabricantes não considera o coil whine como defeito, não é tão simples requerer a troca mas também não é algo impossível de se conseguir, o ruído oriundo das bobinas que tem a função de filtrar a corrente alternada sempre existiu no mundo da eletrônica, eu já tive um monitor com coil whine e qualquer componente eletrônico que tenha bobinas eletromagnéticas atuando como indutoras ou transformadoras pode apresentar esse ruído, isso inclui: monitores, televisores, placa-mãe, fontes de alimentação, placas de vídeo, vídeo games etc. 

 

                                                                                  14d1taa.jpg

 

Se você consegui conviver com o barulho fique tranquilo já que não há outras implicações para levar em consideração, se o ruído lhe incomoda poderia tentar a troca mas como eu já disse a maioria das fabricantes não irá considerar o coil whine como um defeito.   

                                                                      GTX-670-TOP-12.png

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Victor_Andrade disse:

@Dimitriusbueno Man, fica em torno de 60° a 80° jogando com V-sync OFF, jogando com V-Sync ON a temperatura praticamente trava em 60°, ou digamos vai de 49° a 60°.

 

Esse é o padrão de arrefecimento de qualquer placa de vídeo na atualidade, não há nada de anormal nas faixas de temperatura observadas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Victor_Andrade disse:

@Dimitriusbueno Se ela chegar a temperatura máxima dá "Blue Screen" e o pc desliga, não é?

 

A temperatura máxima dos processadores gráficos mais recentes varia de 94º a 105º, se porventura o GPU atingir esse limite alguns mecanismos de proteção são acionados para evitar a queima do chip.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...