Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Javascript/ajax para microcontrolador


Posts recomendados

beleza, pessoal!!

 

Estou hospedando uma pequena página web em um microcontrolador(ESP8266), nem sempre a pessoa que acessa esta página, tem acesso a internet, daí as funções Javascript/Ajax não funcionam, a solução que encontrei foi colocar os arquivos de scripts dentro da memória SPIFFS do bichin, deu certo, ocupou pouquíssimo espaço, passei a ter acesso a todas as funções mesmo sem estar conectado à internet, só que surgiu não um problema, mas um inconveniente: a página ficou mais lerda pra abrir, pois o microcontrolador tem que fornecer ao cliente os vários kbytes dos scripts. Daí eu pensei se de repente não exista um javascript bem resumido, sem muita frescura, ou seja, beeemmm minimalista?

 

Desde já agradeço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@ViniciusKruz Olá,  não existe. 

Se for em jQuery, você pode usar a versão "min" que é a  versão de distribuição, onde o core não é edentado, justamente para reduzir o tamanho e o tempo de carregamento.

 

Se for um arquivo JS comum em javascript puro tente minimaliza-lo com um compressor:  http://refresh-sf.com/

No caso ali é só colar o código javascript e converter 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@ViniciusKruz

Ambos são javascript.  A diferença é que o jQuery é um framework javascript, um conjunto de bibliotecas que auxiliam o desenvolvimento,

Já o outro eu quis dizer é javascript puro.

 

Exemplo de javascript puro

var elemento = document.getElementById("box");
elemento.style.background = "blue";

 

O mesmo em jQuery

$(document).ready(function(){
   $("#box").css("background":"blue");
});

O jQuery permite aplicar efeitos e a técnica ajax com mais facilidade.

Recomendo usar o jQuery se possível.

 

4 horas atrás, ViniciusKruz disse:

E como identificar esta diferença ao olhar um arquivo?

Basta olhar como foi desenvolvido!

http://jquery.com/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF

 

Entendi!

 

Certa vez você me passou um exemplo de uma função:

$(document).ready(function(){ //quando o documento estiver pronto
 		var botaoDesl  = $(".desligar");//armazena o botão em uma variável
		botaoDesl.on("click", function(e){//atribui a ação de clique no botão
		e.preventDefault(); //previne erro de clicar várias vezes, é a mesma coisa que return false  
 		$.ajax({//chama a função de ajax 
            url: "192.168.0.2",
			dataType: "html",//define o tipo de retorno. se é html, json ou outro qualquer 
            method: "POST",//define o tipo de envio se é por GET ou POST
            data: {'USERNAME':'','PASSWORD':'','rele1':0}
			}).done(function(retorno){ //funçção de retorno. chama um alert com a mensagem do servidor "good"
             	alert(retorno);  
			});
		});

 

Por causa da estrutura: $(document).ready(function(){  posso afirmar que isso aí é jQuery + Ajax né?
         

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF  Até tenho uns arquivos .js com algumas configurações, mas não há nem a necessidade de compressão porque já são muito pequenos, esses carregam bem rapidinho. O problema mesmo são os arquivos do jQuery. Na verdade o mais pesado (344KB) é um arquivo com o nome ace.js, vou anexá-lo, se puder, me diga se eu posso comprimir ou substituir por um outro, por exemplo pelo jquery.min.js que tem pouco mais de 80KB.

ace.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@ViniciusKruz Esse arquivo ace.js já está comprimido. 

Pelo que eu pesquisei é um é um editor de texto em javascript.

Se substituir, pode ser que sua aplicação perca alguma funcionalidade, caso todo o resto dos arquivos .js usem ou herdem alguma função do código que está no arquivo ace.js.

 

Nesse caso não tem muito o que fazer... Ou você substitui pelo jquery.min.js(versão mais recente) e adapta todo o resto dos códigos dos arquivos js para o jquery  OU deixar como está.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF  Kkkkk, fico com a última opção.

 

Realmente tem um editor de texto mesmo, porém fica em uma tela de administração, nessa parte não tem problema demorar um pouquinho não.

 

Amigo, muitíssimo obrigado pelo dedo de prosa, já deu pra dar uma clareada e vai me ajudar bastante nas tomadas de decisão aqui.  

 

Abração!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mario cesar berardo  Isso seria possível sem ter que usar o arquivo .js?

 

Meu problema está aqui:

<script src="jquery.min.js"></script>

 

Esse arquivo pesa bastante a abertura da página inicial, está demorando certa de 10 a 20 segundos.

 

Caso seja possível, como seria por exemplo aguardar uma resposta do servidor sem o jQuery/Ajax?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...