Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Possível gargalo? ou outra coisa?


Posts recomendados

Fala pessoal, sou novo por aqui. =)

Estou com uma dúvida, pois venho tendo um probleminha com minha máquina em relação ao desempenho.

E estou em dúvidas se pode ser minha placa-mãe dando algum tipo de gargalo ou algo do tipo.

Em alguns jogos pesados, de MMO que eu costumo jogar, percebo que em certos momentos o jogo da uma travada e logo volta como se tivesse caído o fps.

Porém isso não era pra acontecer, pois existem outras pessoas com configuraçoes menores que a minha e não acontecem isso, mesmo jogando na mesma qualidade gráfica.

Queria uma ajuda pra tentar descobrir o que pode ser, se é placa-mãe (por ser a peça mais velha do pc) ou se pode ser outra coisa.

Mais uma coisa, não notei a placa esquentando muito acima dos 70 graus nos jogos e o processador fica entre 55 60 graus. Mas uso MSI afterburner pra qualquer ajuda.
Desde já muito obrigado a quem poder ajudar. Abraços.

 

A maquina:
Placa-mãe Gigabyte B85M-D3H

Placa de vídeo R9 380 4gb

i5 4430 3.0 (Cooler box)

8gb Hyperx Kingstom 1800 mhz (x2 4gb) (Mas a placa-mãe só suporta até 1600)

SSD Sandisk 240gb

Windows 8.1 64bits

Fonte EVGA 600w Real.

Gabinete Strike-X Xtreme Devil Red

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andremtzo placa-mãe não tem nada a ver com isso, e gargalo também não é até porque você não tem placa de vídeo off-board.

Certamente as travadas são devido a isso, a placa de vídeo on-board do seu computador não é forte o suficiente pra tocar o jogo e as vezes "engasga" em algumas partes do game. Quais são os MMOs que você joga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brN Esqueci de mencionar que as vezes o windows da um erro de "O driver de vídeo parou de funcionar e se recuperou."

E eu tinha lido em algum lugar que isso poderia ser por causa de atualização de BIOS, mas nao entendo bem. Então não mexi.
Os MMOs que jogo são: Blade and Soul, Tera e BlackDesert.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andremtzo Bem, não são MMOs tão leves... Se não me engano o gráfico integrado desse seu processador é o Intel HD Graphics 4600, não é tão ruim mas pros jogos que você joga é recomendado uma placa de vídeo off-board.

Pro BlackDesert inclusive nos requisitos é recomendado uma GTX 660 ou superior..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andremtzo Hum, neste caso pode ser drivers então, a placa chegar a 70º não é nada anormal.

Mas sabe, em jogos assim é normal pequenas travadas, você já reparou as partes que costumam dar a queda de frames?

Porque geralmente quando você está chegando em lugares com bastante coisas pra processar, como por exemplo na cidade principal, em multi player costuma ter bastante players lá, em áreas de comercio... Próximo a essas regiões costuma travar mesmo pois é muita coisa pra processar de uma só vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andremtzo  Cara, tenho quase certeza que não viu... E atualizar BIOS não é um processo tão simples, você pode perder a MOBO caso faça errado. Mas você pode tentar pra ver, pesquisa bastante antes de fazer. 

Tenta primeiro atualizar seus drivers, baixa o Driver Booster e faz uma analise com ele pra ver se possui algum driver antigo ou ausente mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brN Pois é, por isso eu fico encucado com essa joça. Tá tudo atualizado, a máquina é boa.. e ainda da esses problemas.
Percebo também que pessoas com placas de video mais fracas que a minha, pegam mais fps e não tem esse gargalo.

E sobre o erro que mencionei tem alguma coisa relacionada, talvez? "O driver de vídeo parou de funcionar e se recuperou."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andremtzo Eu já tive esse problema em uma máquina antiga, no meu caso era muitos restos de drivers antigos... Tenta fazer o que eu fiz que foi o seguinte: Desinstala o seu driver atual de vídeo, faça uma limpeza nos registros do seu pc, uma limpeza de disco, pra isso recomendo o Ccleaner, depois baixe o driver mais recente pra sua placa de vídeo no site oficial e faça uma instalação limpa.

Pelo menos pra mim isso deu certo quando me deparei com esse erro chato a muito tempo atrás, nunca mais apareceu. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brNFala mano, fiquei sem net. Eu fiz o que tu falou. E tambem atualizei os drivers e a BIOS. Vamos ver se melhora em algo! =)

Mais uma coisa, notei uma coisa que pode ser que esteja prejudicando ou nao..

 

A minha placa de video On Board esta consumindo 2gb da minha memoria, sendo que eu tenho a R9 380 no caso, offboard.

Isso poderia me dar problema de memoria nos jogos? Tipo, o jogo/meu programas abertos querem consumir 8gb e ai esses 2gb da onboard podem prejudicar ou atrapalhar? Ou mesmo assim esses 2gb ai estão sendo uteis pra algo?

Screenshot_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andremtzo Recomendo o 7 e/ou o 10, já to usando o 10 faz bastante tempo e o bom é que o 10 você pode baixar a versão de avaliação direto do site oficial da microsoft, é só baixar a ferramenta "MediaCreationTool" que se encontra neste link: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10 executar e escolher como quer obter o windows.

Recomendo pelo modo pendrive bootável ou formato ISO. Aí depois que instalar é só ativar, boa sorte! :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...