Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
rodrigocirilo

Par trançado serial / input com opto

Recommended Posts

Pessoal boa tarde, seguinte surgiu duas duvidas aqui e pedirei a ajuda de vocês pra esclarecer..

 

Vou interligar um pic a um modulo (HC-05) que fala com o pic via serial, ocorre que o modulo ficará longe do pic, passando por tubulações com outras "coisas" .. bem eu testei aqui com um cabo de 4 vias(fios) (vcc, gnd,TX, RX) de aprox. 25 metros (sem passar por tubulações) e a comunicação foi normal. A distancia real será de no maximo 40 metros então eu pergunto, usando um cabo lan (par trançado) de 8 vias (fios) terei melhor imunidade a ruidos na comunicação? no caso os fios sobressalentes devo jogar ao gnd? ou o que faria a diferença a nivel de proteção seria um cabo 4 vias blindado?

 

Outra duvida: terei sensores (COM/NA) que chavearão o GND para o pic, 11 sensores com fiação espalhada por tubos e canaletas.. então pergunto, se eu usar um optoacoplador para dizer ao pic que o sensor fechou seria melhor que o fio do sensor direto no pino do pic com pull-up? digo em relação a possiveis ruidos que possa absorver.

O opto teria um led em serie para avisar (visualmente) na placa que o sensor fechou, o pino do pic teria um resistor pull-up ligado no coletor do opto (pc 817) que ao ser  acionado chavearia o pino ao gnd fazendo o pic  ler a mudança de estado. (testei e funciona)

 

Att.

 

Rodrigo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo,

 

Bom, quanto a parte digital, sem dúvida usar um opto-acoplador é muito melhor do que deixar os pinos do Pic expostos com fios longos.

 

Quanto à serial .... bem, para esses casos é que foi criado o padrão RS-232C, que aumenta muito a imunidade a ruídos devido à longa distância dos cabos.

 

Se você puder usar dois transceivers RS-232 para os sinais, sendo que um fica no seu HC05 e outro no PIC, seria sem dúvida a melhor solução, mas isso implica em usar uma fonte para alimentar o lado do HC-05.

 

Hoje em dia existem CIs dedicados e baratos para a conversão Serial comum / RS-232C e que funcionam alimentados por apenas 5V..

 

Paulo

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@aphawk  Hum legal, então a parte digital vou mesmo usar o opto..

 

Mas fiquei na duvida quanto a parte serial, devo usar o transceiver  RS-232 ou o tal CI que converte serial comum para RS-232C ??

 

A comunicação entre o pic e hc-05 está hoje ligada direto e funcionando, se eu adicionar o RS-232 devo alterar algo na prog?

 

Um detalhe o baudrate está setado em 9600 pois nao tenho o conversor para alterar a taxa do hc-05.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo ,

 

Use o Ci mesmo. A saída dele já estará em RS232-C.

 

Desde que use um Ci em cada lado, não vai alterar nada, o programa é exatamente o mesmo.

 

Pode trabalhar a 9600 mesmo.

 

Uma outra opção que estão usando muito é usar RS422 em vez de 232, porque o RS422 é diferencial, e você usa um par trançado para cada sinal, e o ruído induzido fica cancelado, mesmo a longas distâncias e alta velocidade. É uma excelente opção para se usar o cabo de redes com RJ45, que já é trançado e barato..

 

Pode usar o CI MAX488, um de cada lado. Existem vários Cis para isso hoje.

 

Paulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@aphawk  ok.. vou dar uma lida sobre o RS-422 mas... no caso de comunicação do pic com a serial do pc (supervisório) ai é só RS-232 e quais as distancia maximas permitidas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo ,

 

Essa comunicação pode ser em qualquer tipo de "mídia" , pode ser RS232, RS422, tanto faz para o seu programa. 

 

Repare a dica que dão aqui sobre usar cabos UTP comuns Cat 5 , e tem também as distâncias padrão do RS232 usando cabos seriais comuns.

 

http://www.tldp.org/HOWTO/Remote-Serial-Console-HOWTO/serial-distance.html

 

Se depender apenas da capacitância do cabo UTP, pode atingir 45 metros a 9600 bauds. Mas se tiver muito ruído pode te complicar porque o cabo não é blindado....

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×