Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Par trançado serial / input com opto


Posts recomendados

Pessoal boa tarde, seguinte surgiu duas duvidas aqui e pedirei a ajuda de vocês pra esclarecer..

 

Vou interligar um pic a um modulo (HC-05) que fala com o pic via serial, ocorre que o modulo ficará longe do pic, passando por tubulações com outras "coisas" .. bem eu testei aqui com um cabo de 4 vias(fios) (vcc, gnd,TX, RX) de aprox. 25 metros (sem passar por tubulações) e a comunicação foi normal. A distancia real será de no maximo 40 metros então eu pergunto, usando um cabo lan (par trançado) de 8 vias (fios) terei melhor imunidade a ruidos na comunicação? no caso os fios sobressalentes devo jogar ao gnd? ou o que faria a diferença a nivel de proteção seria um cabo 4 vias blindado?

 

Outra duvida: terei sensores (COM/NA) que chavearão o GND para o pic, 11 sensores com fiação espalhada por tubos e canaletas.. então pergunto, se eu usar um optoacoplador para dizer ao pic que o sensor fechou seria melhor que o fio do sensor direto no pino do pic com pull-up? digo em relação a possiveis ruidos que possa absorver.

O opto teria um led em serie para avisar (visualmente) na placa que o sensor fechou, o pino do pic teria um resistor pull-up ligado no coletor do opto (pc 817) que ao ser  acionado chavearia o pino ao gnd fazendo o pic  ler a mudança de estado. (testei e funciona)

 

Att.

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo,

 

Bom, quanto a parte digital, sem dúvida usar um opto-acoplador é muito melhor do que deixar os pinos do Pic expostos com fios longos.

 

Quanto à serial .... bem, para esses casos é que foi criado o padrão RS-232C, que aumenta muito a imunidade a ruídos devido à longa distância dos cabos.

 

Se você puder usar dois transceivers RS-232 para os sinais, sendo que um fica no seu HC05 e outro no PIC, seria sem dúvida a melhor solução, mas isso implica em usar uma fonte para alimentar o lado do HC-05.

 

Hoje em dia existem CIs dedicados e baratos para a conversão Serial comum / RS-232C e que funcionam alimentados por apenas 5V..

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk  Hum legal, então a parte digital vou mesmo usar o opto..

 

Mas fiquei na duvida quanto a parte serial, devo usar o transceiver  RS-232 ou o tal CI que converte serial comum para RS-232C ??

 

A comunicação entre o pic e hc-05 está hoje ligada direto e funcionando, se eu adicionar o RS-232 devo alterar algo na prog?

 

Um detalhe o baudrate está setado em 9600 pois nao tenho o conversor para alterar a taxa do hc-05.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo ,

 

Use o Ci mesmo. A saída dele já estará em RS232-C.

 

Desde que use um Ci em cada lado, não vai alterar nada, o programa é exatamente o mesmo.

 

Pode trabalhar a 9600 mesmo.

 

Uma outra opção que estão usando muito é usar RS422 em vez de 232, porque o RS422 é diferencial, e você usa um par trançado para cada sinal, e o ruído induzido fica cancelado, mesmo a longas distâncias e alta velocidade. É uma excelente opção para se usar o cabo de redes com RJ45, que já é trançado e barato..

 

Pode usar o CI MAX488, um de cada lado. Existem vários Cis para isso hoje.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo ,

 

Essa comunicação pode ser em qualquer tipo de "mídia" , pode ser RS232, RS422, tanto faz para o seu programa. 

 

Repare a dica que dão aqui sobre usar cabos UTP comuns Cat 5 , e tem também as distâncias padrão do RS232 usando cabos seriais comuns.

 

http://www.tldp.org/HOWTO/Remote-Serial-Console-HOWTO/serial-distance.html

 

Se depender apenas da capacitância do cabo UTP, pode atingir 45 metros a 9600 bauds. Mas se tiver muito ruído pode te complicar porque o cabo não é blindado....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...