Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Alberth OC

Hd seagate - reallocated sector count

Recommended Posts

*****TEXTO UM POUCO LONGO!*****

Olá pessoal, estou aqui pra pedir um pouco a ajuda de vocês, mais experientes no assunto de HD. Já faz mais ou menos uns 4 anos que possuo este HD, um Seagate ST9500325AS, que por sinal veio de fábrica com o Notebook. Faz um tempinho que infelizmente descobri que ele apresentou um erro no CrystalDiskInfo, o famoso e horripilante "Reallocated Sector Count", sabendo disso eu fiz a troca dele por um outro HD que tinha comprado em um projeto meu que infelizmente não foi pra frente, um Western Digital 500GB Scorpio Black, um dos melhores HD's pra notebooks. Porém, infelizmente por conta do Windows 10 ele começou a fica com problemas, juro que foi o Windows porque teve vezes que eu não conseguia mais mexer no SO por um erro do sistema que surgia do nada (uso Windows original com ISO original), fora a infelicidade de ter o problema do HD em 100% que eu nunca conseguia resolver, tanto que depois de algumas formatações por erros no sistema ele acabou gerando o erro "Current Pending Sector Count". Falaram que um zero fill poderia resolver o problema, visto que estava apenas em "Alerta". Fiz o backup do HD e guardei ele para quando tivesse tempo eu fizesse este procedimento, mas depois que eu consegui esse tempo fui colocá-lo no note e para minha surpresa outro erro apareceu, o "Reallocated Sector Count" em estado "Grave", fora que ele dava umas estaladas. Tentei fazer zero fill, os barulhos desapareceram, porém não teve jeito, o HD deu "PT" tanto que o Windows já avisava pra fazer backup dele. Joguei fora um HD com menos de um ano de uso. Pois bem, infelizmente tive que voltar a usar o bom velho de guerra Seagate, fiz um zero fill nele com o Active Kill Disk, melhorou bastante os resultados na parte "Reallocated Sector Count", então ai vai minha pergunta finalmente: vocês acham que eu deva fazer aquele teste com o HDAT2 só para garantir um uso mais seguro ou posso continuar usando ele depois do zero fill? Lembrando que não ficarei com ele por muito tempo, apenas para usar até arranjar a grana pro outro HD (ou melhor, um SSD ou SSHD), tanto que comprei um SSD só para o Windows para que não me ocorra nenhum problema até lá. Segue em anexo uma foto do CrystalDiskInfo.
https://goo.gl/photos/e5CPQx7NeFqQGt9V6

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
33 minutos atrás, Alberth OC disse:

Falaram que um zero fill poderia resolver o problema

nenhum procedimento via software vai corrigir ou amenizar um problema que seja de ordem fisica, como uma cabeca de leitura defeituosa, um motor no hd já ruim, etc, etc, etc.. então zero fill nao vai resolver tais problemas, no maximo você pode isolar alguns bad blocks quando possivel.. mas nem sempre

34 minutos atrás, Alberth OC disse:

Reallocated Sector Count

esse erro diz que seu hd como qualquer outro ao identificar problemas e erros isolam essas areas para correção posterior, porém se os erros gerados forem maiores do que a capacidade do hd de reorganizar esses erros, o hd está com um problema que pode se agravar até parar de vez..

Compartilhar este post

Link para o post

@Alberth OC Faça backup imediatamente,bad blocks são frutos de setores danificados,se a contagem do atributo em questão aumentar,providencie um disco novo.Software que realiza ''zero fill' não faz mais do que reescrever os setores em 0,o HDD Regenerator,por exemplo,não corrige os setores defeituosos,ele apenas os substitui com setores extras existentes no disco.

Compartilhar este post

Link para o post
23 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

nenhum procedimento via software vai corrigir ou amenizar um problema que seja de ordem fisica, como uma cabeca de leitura defeituosa, um motor no hd já ruim, etc, etc, etc.. então zero fill nao vai resolver tais problemas, no maximo você pode isolar alguns bad blocks quando possivel.. mas nem sempre

esse erro diz que seu hd como qualquer outro ao identificar problemas e erros isolam essas areas para correção posterior, porém se os erros gerados forem maiores do que a capacidade do hd de reorganizar esses erros, o hd está com um problema que pode se agravar até parar de vez..

Eu ja sabia destes problemas que você citou, inclusive sabia como funcionava o zero fill, tanto que deu uma melhorada no HD em questão de velocidade. O que eu queria saber é se fazendo a reorganizacão dos bad blocks (não sei se possui, mas provavelmente deva ter) eu consigo usar ele até janeiro ou no zero fill eu consigo esse tempo, quando poderei comprar outro HD ou SSD. Por enquato nenhum problema com barulhos ou afins.

18 minutos atrás, Black Heart disse:

@Alberth OC Faça backup imediatamente,bad blocks são frutos de setores danificados,se a contagem do atributo em questão aumentar,providencie um disco novo.Software que realiza ''zero fill' não faz mais do que reescrever os setores em 0,o HDD Regenerator,por exemplo,não corrige os setores defeituosos,ele apenas os substitui com setores extras existentes no disco.

Não posso fazer backup porque não tenho outro HD e só vou ter disponibilidade de comprar outro em janeiro. O que eu quero saber é se fazendo a reorganização dos bad blocks eu posso conseguir alguns meses ou no zero filo que eu já realizei já dá conta, pois só vou poder comprar outro HD em janeiro.

Compartilhar este post

Link para o post

@Alberth OC Possivelmente funcionará até lá,apenas se atente se o atributo estabilizou ou continua aumentando,se continuar a aumentar,talvez dure poucas semanas.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Black Heart disse:

@Alberth OC Possivelmente funcionará até lá,apenas se atente se o atributo estabilizou ou continua aumentando,se continuar a aumentar,talvez dure poucas semanas.

Ele se estabilizou em 36, veremos nas próximas semanas... valeu!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

o ideal é monitorar todos os dias!.. se passar 1 semana sem mudar nada, então estabilizou .. mas ainda assim nao é confiavel, e ai você deve providenciar uma troca com uma certa urgencia..

mas o monitoramento é diario, preferencialmente

Compartilhar este post

Link para o post

@Alberth OC

Esse teu HD tem registros nos itens 01 e 07 o que não é bom sinal. Isso pode ser falha na alimentação do braço de leitura/gravação e que pode piorar a ponto de o HD parar.

Procura prestar atenção se ele faz clicks de desligamento esporádicos ou se teu Windows fica lento ou outro tipo de ruído fora do comum.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais